Cultura
/
Destaques
/
UTFPR apresenta "Os verbos suspensos pelo coração"

UTFPR apresenta "Os verbos suspensos pelo coração"

Publicado 6/5/2019, 10:55:30 PM, última modificação 6/5/2019, 11:00:07 PM
TUT, Teatro, Espetáculo

Cartaz do espetáculo

Nesta sexta-feira, 7/06, o espetáculo Os verbos suspensos pelo coração será apresentado no auditório da UTFPR – Câmpus Curitiba. A dramaturgia de Gabriel Vernek é um convite ao encontro com o outro, com os verbos, a fala - antes esvaziada na polifonia dissonante do nosso mundo. Expõe, de forma vertiginosa, o "mal-estar" da sociedade contemporânea.  Com entrada gratuita e classificação etária de 14 anos, a peça começa às 20h. Essa montagem tem o apoio do TUT – Teatro da UTFPR.

Entre o falar verborrágico, a movimentação desconcertante e incessante dos atores no palco, o público é convidado a entrar em um universo que se alterna entre o onírico e o físico ao extremo. Desejos, angústias, depressão, sentimentos e sentidos velados são expostos por Vernek e Bernado Schaffer durante os 55 minutos da peça.

O ponto de partida para a concepção do espetáculo é o ensaio "Sociedade do Cansaço",  do filósofo sul-coreano Byung-chul Han. Nesta obra, o autor aponta que as causas das doenças humanas, antes virais ou bacterianas, são neuronais, na passagem do século XX ao XXI. Esse adoecimento é uma decorrência da sociedade de desempenho e de uma positividade exacerbada. A partir desse cenário social, cresce o número de indivíduos que sofrem de depressão, transtorno de déficit de atenção, síndrome de hiperatividade, síndrome de burnout, síndrome do pânico, síndrome... Síndromes.

O texto a ser apresentado foi desenvolvido a partir das pesquisas de processo colaborativo realizados no Laboratório Dramatúrgico, uma ação feita pelo grupo na Faculdade de Artes do Paraná (FAP), da Universidade Estadual do Paraná (Unespar). O laboratório é um espaço criativo do processo, com caráter de workshop , dedicado à escrita de textos e dramaturgia textual, com base nas experiências pessoais dos participantes, além de diversas referências, como textos, músicas, imagens. As redações produzidas nos workshops servem de disparadores criativos para elementos da narratividade do espetáculo e encenação.

"Os verbos suspensos pelo coração" traz uma dramaturgia contemporânea de espetáculo, propondo aos atores deslocamentos verbais e físicos em suas performances, trabalhando vertiginosamente texto e corpo em uníssono. Diálogos, declamações, discursos e uma sonoplastia criada para a encenação, o espetáculo permite ao espectador acessar lugares subjetivos, sensíveis e bastante singulares.

Ficha técnica

Os verbos suspensos pelo coração

Atores – Bernardo Schaffer e Gabriel Verneck

Criação e Operação de Luz - Izabelle Marques

Direção, Dramaturgia e Sonoplastia - Gabriel Vernek

Serviço
Os verbos suspensos pelo coração

Data: 7/06 – sexta-feira

Horário: 20h

Local: Auditório da UTFPR – Câmpus Curitiba
Endereço: 
Avenida Sete de Setembro, 3165 – Rebouças – Curitiba - PR
Entrada Gratuita
Apoio Institucional:
 TUT – Teatro da UTFPR