Maestro

Publicado 3/26/2018, 2:25:46 PM, última modificação 12/4/2020, 3:10:22 PM
Maestro Enaldo Oliveira - Diretor Artístico

O Maestro Enaldo Oliveira graduou-se como Doutor em Regência de Orquestra pela Universidade de Iowa nos Estados Unidos, como Mestre em Musicologia pela Universidade de São Paulo e como Bacharel em Violino pela Faculdade Santa Marcelina.

No Brasil, Enaldo Oliveira foi o Diretor Artístico e Maestro Titular da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz (Belém, Pará) e da Orquestra Tarisio Filarmônica. Nos Estados Unidos, ocupou o mesmo cargo na University of Wisconsin-La Crosse Symphony Orchestra, na Saint Ambroise University-Community Symphony Orchestra, na Greater Cedar Rapids Youth Symphony Orchestras, e na La Crosse Youth Symphony Orchestra. 

Em suas atividades acadêmicas, Enaldo Oliveira atuou como professor da Universidade do Estado do Pará, como Diretor de Estudos Orquestrais da UW-La Crosse nos Estados Unidos, e ainda no Brasil, foi coordenador pedagógico do Projeto Guri da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, professor da Universidade Livre de Música Tom Jobim e professor de Fundação das Artes de São Caetano do Sul. No Projeto Guri, o Maestro Enaldo Oliveira estabeleceu o perfil pedagógico que possibilitou o crescimento do projeto de 450 alunos para mais de 22.000 alunos atendidos.

Na Universidade Livre de Música Tom Jobim, ele implantou o programa de Ensino Coletivo de Cordas. Já atuou a frente de orquestras profissionais e estudantis nos Estados Unidos, Alemanha, Polônia, e Costa Rica. No Brasil, já esteve à frente da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, da Orquestra Sinfônica da Paraíba, da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, e da Orquestra Filarmônica do Femusc Jovem. Atualmente é professor concursado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná onde criou o Workshop Internacional de Aprendizado Coletivo de Cordas (uma conferência internacional que reúne os principais especialistas e pesquisadores da matéria) e dirige a Camerata UTFPR.