Home
/
Destaques
/
Mestrado acadêmico de Engenharia Química é aprovado

Mestrado acadêmico de Engenharia Química é aprovado

Publicado 12/19/2018, 3:19:55 PM, última modificação 2/15/2019, 10:43:33 AM
Primeiro edital de seleção foi publicado em dezembro de 2018

O Câmpus Apucarana da Universidade Tecnológica Federal do Paraná teve uma proposta de novo curso de mestrado aprovado na última avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), divulgada no dia 05 de setembro. A proposta havia sido aprovada no Conselho de Ensino e Pesquisa da Universidade no ano passado e aguardava a aprovação do Comitê Técnico Científico – CTC da CAPES.

O Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ), em nível de mestrado acadêmico, que será coordenado pela profa. Dra. Maria Carolina Sérgi Gomes, é uma conquista da UTFPR/Apucarana para toda a comunidade da Região do Vale do Ivaí, com um grande esforço de um grupo de pesquisadores do câmpus que concentra suas pesquisas, principalmente, no desenvolvimento de processos.

O programa visa a formação de novos pesquisadores e profissionais aptos a desenvolver novas tecnologias nas áreas de abrangência da Engenharia Química, com foco em Processos de Separação e Bioprocessos, que são as linhas de pesquisas. O curso oferecerá, ainda, uma sólida formação nas ciências básicas da Engenharia Química, visando proporcionar aos profissionais titulados uma visão ampla do entendimento dos processos em micro e macro escalas e o desenvolvimento de soluções de caráter tecnológico associados à Engenharia Química e áreas correlatas.

Agora, a UTFPR/Apucarana passa a ter dois Programas de Pós-Graduação em nível de mestrado: Engenharia Química e Engenharia Ambiental. O PPGEQ iniciará suas atividades acadêmicas em março de 2019 e o primeiro edital para ingressantes foi publicado em dezembro de 2018.