Home
/
Destaques
/
3º lugar na competição brasileira e latino-americana de Robótica 2023

3º lugar na competição brasileira e latino-americana de Robótica 2023

Publicado 10/20/2023, 8:55:59 AM, última modificação 10/20/2023, 8:57:15 AM

A UTFPR conquistou o troféu de 3º lugar na competição brasileira e latino-americana de Robótica 2023, na categoria "Futebol de Robôs Simulados 3D", realizada entre 07 e 12 de outubro, em Salvador, Bahia.

A equipe do Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER- http://laser.dainf.ct.utfpr.edu.br ), do Campus Curitiba da UTFPR, participou em duas categorias da Competição Brasileira e Latino-Americana de Robótica 2023 (https://www.cbrobotica.org) . Na categoria 'Robocup@Home', voltada para robôs de auxílio doméstico, a equipe ficou na quarta colocação, e na categoria "Futebol de Robôs Simulados 3D", obteve a terceira colocação, trazendo um troféu para a UTFPR! Nesta modalidade, é preciso programar 11 robôs humanoides para jogar futebol autonomamente, com a habilidade de ver, se movimentar e formular estratégias colaborativas.

A UTFPR já possui uma tradição de participação (e premiação) nesta competição, que é a maior competição de robótica inteligente do Brasil e da América Latina. Estiveram presentes em Salvador, no Centro de Convenções, mais de duas mil pessoas, participando em competições, apresentando seus projetos de robótica, e apresentando seus artigos científicos. A equipe 'Capivara3D' de futebol de robôs simulados é um desenvolvimento conjunto com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), e também obteve a terceira colocação em 2022, 2019 e 2018.

As equipes foram lideradas pelo prof. João Alberto Fabro do DAINF-Departamento Acadêmico de Informática, e compostas pelos graduandos Bruno Bock da Silva e João Henrique Cordeiro Pires, de Engenharia Eletrônica; Larissa Bialski e Luiz Guilherme Silvino Greca, de Engenharia Mecatrônica; e Enzo Gaio, David Segalle, Gustavo Armênio e Victor Errera, de Engenharia de Computação.

João Fabro, coordenador do projeto

Reportar erro