Equipe da UTFPR-CT conquista prata na VI Olimpíada de Derivadas

Estudantes da UTFPR Campus Curitiba conquistaram prata na VI Olimpíada de Derivadas, marcando presença pelo quarto ano consecutivo no pódio da competição. O evento, que reuniu 11 instituições brasileiras nos dias 23 e 24 de agosto, no campus Curitiba da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).
A equipe da UTFPR-CT, composta pelos estudantes Felipe Gabriel dos Santos Gioppo (Engenharia Eletrônica), Guilherme Salomão Bordim (Engenharia de Controle e Automação), Rafael Miloca (Engenharia da Computação) e Thiago de Mendonça Mildemberger (Engenharia da Computação), demonstraram bom desempenho ao longo das duas etapas da olimpíada.
Na primeira fase, o estudante Felipe Gabriel dos Santos Gioppo se destacou, alcançando o primeiro lugar individual. Para a segunda etapa, que contava com a participação de apenas 16 alunos selecionados, a UTFPR-CT foi a única instituição a ter todos os seus quatro representantes classificados.
A segunda etapa, de caráter eliminatório, envolveu disputas acirradas nas oitavas de final, quartas de final, semifinais e final. A equipe da UTFPR-CT ocupou quatro das oito posições disponíveis.
Ranking
No ranking geral, o estudante Felipe Gabriel dos Santos Gioppo garantiu a quarta colocação, enquanto a medalha de prata foi conquistada por Thiago de Mendonça Mildemberger. Com a vitória, Thiago completa a coleção de medalhas na Olimpíada de Derivadas, somando um ouro em 2023, um bronze em 2024 e agora a prata em 2025.
Para a Professora Priscila Savulski Ferreira, do Departamento Acadêmico de Matemática, o evento é especial tanto para os estudantes, quanto para a instituição. “As olimpíadas são uma experiência única e muito especial para todos os envolvidos. Além da competição em si e ter a honra de representar a instituição fora dela, ela proporciona o contato com estudantes de outras instituições e isso é muito rico. Para a instituição, esse evento é muito importante, uma vez que, mostra lá fora o nosso potencial e como nossos estudantes são incríveis!”
A UTFPR-CT consolida-se como uma potência nesta competição, subindo ao pódio nos últimos quatro anos: prata em 2022, ouro em 2023, ouro e bronze em 2024, e agora prata em 2025. A equipe de derivadas faz parte do projeto de Extensão UTFdx integração à matemática, promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática (DAMAT-CT) desde 2017, que realiza várias ações e uma delas consiste no treinamento e na participação nas olimpíadas de derivadas.
Publicado 05/09/2025
https://www.utfpr.edu.br/noticias/ curitiba /equipe-da-utfpr-ct-conquista-prata-na-vi-olimpiada-de-derivadas
