Destaques
/
Seleção de Estudantes - PIBID e Programa Residência Pedagógica - 2022

Seleção de Estudantes - PIBID e Programa Residência Pedagógica - 2022

Publicado 9/20/2022, 11:14:12 AM, última modificação 9/20/2022, 2:59:13 PM

Informamos que foram publicados os editais de seleção de estudantes do curso de Licenciatura em Física para o PIBID e para a Residência Pedagógica (PRP).

EDITAL 50/2022 - DIRGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE INICIAÇÃO A DOCÊNCIA - PIBID – EDITAL CAPES 23/2022 - PARA A COMPONENTE CURRICULAR FÍSICA:

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) tem como finalidade a valorização dos cursos de Licenciatura, dentro da estrutura universitária e, ao mesmo tempo, aumentar a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente. Seus objetivos específicos são:

I. Incentivar a formação de docentes em nível superior para a Educação Básica.
II. Contribuir para a valorização do magistério.
III. Elevar a qualidade da formação inicial de professores nos cursos de licenciatura, promovendo a integração entre a Educação Superior e a Educação Básica.
IV. Inserir os licenciandos no cotidiano de escolas da rede pública de educação, proporcionando-lhes oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas, tecnológicas e práticas docentes de caráter inovador e interdisciplinar que busquem a superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem.
V. Incentivar escolas públicas de Educação Básica, mobilizando seus professores como coformadores dos futuros docentes e tornando-as protagonistas nos processos de formação inicial para o magistério.
VI. Contribuir para a articulação entre teoria e prática necessárias à formação dos docentes, elevando a qualidade das ações acadêmicas nos cursos de licenciatura.

Podem participar do programa PIBID os estudantes regularmente matriculados e que tenham concluído no máximo 60% da Carga Horária Total Geral do Curso de Licenciatura em Física do Campus Curitiba ao ingressar no programa.

EDITAL 51/2022 - DIRGRAD - SELEÇÃO DE ESTUDANTES PARA O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – EDITAL CAPES 24/2022 - PARA A COMPONENTE CURRICULAR FÍSICA:

O Programa de Residência Pedagógica (PRP) tem por finalidade contribuir para o aperfeiçoamento da formação inicial de professores da educação básica nos cursos de  licenciatura. Seus objetivos específicos são:

I. Fortalecer e aprofundar a formação teórico-prática de estudantes de cursos de licenciatura.
II. Contribuir para a construção da identidade profissional docente dos licenciandos.
III. Estabelecer corresponsabilidades entre IES, redes de ensino e escolas na formação inicial de professores.
IV. Valorizar a experiência dos professores da educação básica na preparação dos licenciandos para a sua futura atuação profissional.
V. Induzir a pesquisa colaborativa e a produção acadêmica com base nas experiências vivenciadas em sala de aula.

Podem participar do programa de Residência Pedagógica os estudantes regularmente matriculados no curso de Licenciatura em Física do Campus Curitiba e que tenham cursado o mínimo de 50% da carga horária total do curso ou que estejam, no mínimo, enquadrados no sistema acadêmico no 5º período.

Síntese dos cronogramas dos editais:

Publicação do edital pela DIRGRAD-CT

21 de setembro de 2022

Período de inscrição de estudantes

21 de setembro a 06 de outubro de 2022

Publicação do resultado preliminar pela DIRGRAD-CT

13 de outubro de 2022

Interposição de recursos

14 de outubro de 2022

Homologação do resultado final

18 de outubro de 2022

O valor da bolsa mensal, para os dois programas, é de R$ 400,00, por um período máximo de 18 meses.

As inscrições acontecerão entre os dias 21/09 e 13/10/2022, unicamente por meio dos endereços eletrônicos disponibilizados nos editais – PIBID: fisica.pibid.utfpr@gmail.com; RP: rp.fisica.utfpr@gmail.com.

Para requerer a inscrição, é necessário enviar por e-mail, em pdf, todos os documentos indicados nos editais.

Estas sínteses não substituem a leitura completa dos editais, que podem ser acessados nos seguintes links:

PIBID:

Programa Residência Pedagógica: