Home
/
Destaques
/
Professor do DADIN recebe troféu “HQ Mix” por tese de doutorado

Professor do DADIN recebe troféu “HQ Mix” por tese de doutorado

Publicado 10/2/2018, 4:04:37 PM, última modificação 10/2/2018, 4:06:01 PM

A cerimônia do Troféu HQ Mix é realizada desde 1989. A premiação surgiu a partir de um quadro do programa TV MIX, da TV Gazeta, apresentado pelos cartunistas José Alberto Lovetro (o Jal) e João Gualberto Costa (o Gual). Todo ano os dois coordenam um grupo de jornalistas, editores e leitores especializados que votam em obras e artistas de histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. Trata-se da cerimônia mais longeva e relevante do meio dos quadrinhos em nosso país.

Além das mais diversas categorias voltadas para as publicações de quadrinhos, desde 2007, a premiação também contempla trabalhos acadêmicos sobre quadrinhos realizados em TCC’s, Dissertações de Mestrado e Teses de Doutorado. A premiação dessas categorias acadêmicas é feita por um júri especializado, composto por pesquisadores da ECA-USP e outras instituições.

Na cerimônia desse ano, realizada no domingo, 16 de setembro, no SESC Pompéia, em São Paulo, o professor Liber Eugenio Paz recebeu o Troféu HQ Mix por sua tese de doutorado, intitulada "Tecnologia e Cultura nos Quadrinhos Independentes Brasileiros", realizada no Programa de Pós-Graduação em Tecnologia (PPGTE) da UTFPR, sob orientação da doutora Marilda Lopes Pinheiro Queluz. Foi o segundo Troféu HQ Mix que o professor Liber recebeu. O primeiro foi pela dissertação de mestrado, em 2009.

A dissertação de mestrado está disponível no banco de teses e dissertações do PPGTE e, enquanto esse banco não é atualizado, os interessados podem acessar a tese aqui: https://liberpaz.wordpress.com/