Área Acadêmica
/
Internacionalização

Internacionalização

Publicado 1/29/2019, 4:37:07 PM, última modificação 8/9/2023, 2:12:51 PM

OPORTUNIDADE DE INTERCÂMBIO EM PORTUGAL: DUPLA DIPLOMAÇÃO EM ENGENHARIA MECÂNICA

O Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Guarapuava (COEME-GP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferece aos seus alunos a emocionante oportunidade de participar do programa de Dupla Diplomação (DD) em parceria com a renomada Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) em Portugal.

Por meio do convênio iniciado em novembro de 2017 (disponível em https://cloud.utfpr.edu.br/index.php/s/LWwFJr9CDXf8gJ1), os alunos da COEME-GP têm a possibilidade de enriquecer sua formação acadêmica e cultural, ao cursar o Mestrado em Engenharia Industrial (Ramo: Engenharia Mecânica) na ESTiG. Para ser elegível a essa oportunidade única, é necessário atender aos seguintes pré-requisitos:

  • Ter obtido aprovação em todas as disciplinas da matriz curricular do curso até o oitavo (8) período, incluindo as disciplinas do grupo de humanidades;
  • Apresentar um Coeficiente de Rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,7;
  • Estar devidamente matriculado como aluno regular na COEME-GP da UTFPR;
  • Estar disposto a residir em Portugal por pelo menos 12 meses, assumindo os custos dessa estadia.

O aluno selecionado para o programa de dupla diplomação terá a oportunidade de realizar o Mestrado em Engenharia Industrial na área de Engenharia Mecânica em Portugal. Após a conclusão do mestrado, é possível convalidar na COEME-GP as disciplinas dos períodos nono (9) e décimo (10), bem como as disciplinas optativas profissionalizantes, Atividades Complementares (AC), Estágio Curricular Obrigatório (ECO) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O número de vagas para esse programa é estabelecido em colaboração entre o IPB e a UTFPR. Desde setembro de 2018 até fevereiro de 2023, dez alunos do curso já concluíram com sucesso a DD no IPB. Geralmente a COEME-GP, tem enviado 2 alunos por ano, selecionados por meio de um Edital divulgado no site da UTFPR no mês de agosto (disponível em http://portal.utfpr.edu.br/editais#c5=abertos&b_start=0), com início dos estudos em fevereiro do ano seguinte.

Os critérios de classificação incluem diversos aspectos, como participação em iniciação científica, monitoria institucional na UTFPR, proficiência em inglês, participação em eventos acadêmicos de Engenharia Mecânica, publicações científicas, experiência adquirida em estágios na área de Engenharia Mecânica, envolvimento na Empresa Júnior (Actus) e participação em projetos tecnológicos da UTFPR.

Para mais informações, visite o site da ESTiG (https://estig.ipb.pt/index.php/estig/estudar-na-estig/mestrados/engenharia-mecanica/apresentacao).
Caso deseje esclarecer dúvidas ou obter orientações adicionais, o professor responsável pela internacionalização da COEME-GP (PRA-Int) é David Lira Nuñez, e você pode entrar em contato pelo e-mail: nunez@utfpr.edu.br.

A COEME-GP está entusiasmada em proporcionar essa valiosa oportunidade de aprimoramento acadêmico e cultural aos nossos alunos.