Internacionalização
OPORTUNIDADE DE INTERCÂMBIO ESTUDANTIL EM ENGENHARIA MECÂNICA
- Dupla Diplomação (DD) com Portugal
A Coordenação do Curso de Engenharia Mecânica do Câmpus Guarapuava (COEME-GP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) oferece aos seus alunos uma excelente oportunidade de participar do programa de Dupla Diplomação (DD) em parceria com a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTiG) do Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal.
Por meio do convênio assinado em 2017 (Link de acordo), os alunos da COEME-GP podem enriquecer sua formação acadêmica e cultural ao cursar o Mestrado em Engenharia Mecânica na ESTiG (mais informações).
Para se candidatar ao programa, o aluno deve atender aos seguintes critérios:
- Ter sido aprovado em todas as disciplinas da matriz curricular até o 8º período, incluindo as do grupo de humanidades;
- Apresentar um Coeficiente de Rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,7;
- Estar regularmente matriculado na COEME-GP da UTFPR;
- Estar disposto a residir em Portugal por pelo menos 12 meses, arcando com os custos da estadia.
Os alunos selecionados para a DD no IPB terão suas disciplinas do 9º e 10º períodos convalidadas na COEME-GP, incluindo as disciplinas optativas profissionalizantes, Atividades Complementares (AC), Estágio Curricular Obrigatório (ECO) e o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O número de vagas para o programa é definido anualmente em parceria entre o IPB e a UTFPR, sendo geralmente ofertadas 2 vagas com início em fevereiro.
Desde o início do convênio, mais de 15 alunos já concluíram com sucesso o programa de DD em Portugal. As seleções são realizadas por meio de editais divulgados no site da UTFPR (confira os editais).
______________________________________________________________________________________________________________________________
2. Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) com a Colômbia
A COEME-GP também oferece aos seus alunos a oportunidade de participar do programa de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) em parceria com a Faculdade de Minas da Universidad Nacional de Colombia (UNAL) (saiba mais).
O convênio foi assinado em 2024 (Link do acordo), permitindo que os alunos da COEME-GP realizem disciplinas na UNAL, ampliando seus conhecimentos acadêmicos e culturais.
Os interessados devem atender aos seguintes critérios:
- Estar matriculado entre o 5º e o 8º período no momento da inscrição;
- Apresentar um Coeficiente de Rendimento (CR) absoluto mínimo de 0,65;
- Ser aluno regular da COEME-GP da UTFPR;
- Estar disposto a residir na Colômbia por pelo menos 6 meses, arcando com os custos da estadia.
______________________________________________________________________________________________________________________________
3. Outras oportunidades de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI)
Além das parcerias com Portugal e Colômbia, os alunos da COEME-GP podem participar de programas de Mobilidade Estudantil Internacional (MEI) em países como França, Alemanha, Espanha, Japão, Portugal, entre outros. As vagas e requisitos são definidos em editais da Reitoria da UTFPR, disponíveis em: Mobilidade Internacional UTFPR.
______________________________________________________________________________________________________________________________
A COEME-GP está entusiasmada em proporcionar essas oportunidades de crescimento acadêmico e cultural aos seus alunos. Não perca essa chance!