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Atividades Complementares

Atividades Complementares

Publicado 6/23/2017, 4:10:35 PM, última modificação 10/24/2018, 1:53:07 PM

As Atividades Complementares visam enriquecer o processo de ensino-aprendizagem, abrangendo:

a) atividades de complementação da formação social, humana e cultural;
b) atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo;
c) atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional.

As Atividades Complementares seguem o disposto no Regulamento das Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR e na Instrução Normativa nº 03/07. E atendem a Primeira  Resolução do Colegiado do Curso de Engenharia de Computação para as atividades dos grupos e a respectiva pontuação.

A carga horária das atividades complementares de graduação é de 180 horas (Resolução nº 13/06 - COEPP) e devem ser desenvolvidas a durante a realização do curso.

As atividades previstas, assim como a sua respectiva pontuação, encontram-se na Tabela de Pontuação. Ao completar a carga horária prevista o aluno preenche o Formulário e o entrega para o responsável pelas Atividades Complementares.

Contatos

Responsável: Professora Mariza Miola Dosciatti, Dra.
E-mail: mariza @ utfpr.edu.br
Telefone: (46) 3220-2694
Sala: S106 - Bloco S
Horários de Atendimento: contatar profa. Mariza por e-mail.

Tabela de Pontuação (Resolução 01/2017)

Grupo 1 - Atividades de complementação da formação social, humana e cultural

Pontos: Máximo 30 pontos – Mínimo 20 pontos

Atividade

Pontuação atual

i. Atividades esportivas - participação nas atividades esportivas.

5 por semestre

ii. Cursos de língua estrangeira – participação com aproveitamento em cursos de língua estrangeira.

5 por semestre

iii. Participação em atividades artísticas e culturais, tais como: banda marcial, camerata de sopro, teatro, coral, radioamadorismo e outras.

5 por semestre

iv. Participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter artístico ou cultural.

5 por semestre

v. Participação como expositor em exposição artística ou cultural.

5 por semestre

vi. Participação em cursos e atividades de formação pessoal que não sejam na área de formação do curso

1 por hora, com limite de 5 pontos por curso.

vii. Participação em eventos (palestras e outros) não relacionados à área de formação do curso

1 por hora, com limite de 5 pontos por curso.

Grupo 2 - Atividades de cunho comunitário e de interesse coletivo

Pontos: Máximo 30 pontos – Mínimo 20 pontos

Atividade

Pontuação atual

i. Participação efetiva em Diretórios e Centros Acadêmicos, Entidades de Classe, Conselhos e Colegiados internos à Instituição.

5 por semestre

ii. Participação efetiva em trabalho voluntário, atividades comunitárias, CIPAS, associações de bairros, brigadas de incêndio e associações escolares.

5 por semestre

iii. Atuação como instrutor em palestras técnicas, seminários, cursos da área específica, desde que não remunerados e de interesse da sociedade.

1 por hora

iv. Engajamento como docente não remunerado em cursos preparatórios e de reforço escolar.

1 por hora

v. Participação em projetos de extensão, não remunerados, e de interesse social.

5 por semestre

vi. Ministrante de curso que não seja na área do curso e que seja de caráter de extensão social

1 por hora

vii. Participação efetiva na organização de atividades, visitas, cursos, projetos e outros de extensão social

5 por atividade

viii. Participação em campanhas sociais de doação

2 por campanha

ix. Participação no desenvolvimento de sistemas, processos e outros de interesse de uso pelos acadêmicos, curso ou universidade.

10 por projeto

x. Participação no desenvolvimento de sistemas, processos e outros de interesse coletivo como distribuição gratuita.

10 por projeto

Grupo 3 - Atividades de iniciação científica, tecnológica e de formação profissional

Pontos: Máximo 40 pontos – Mínimo 30 pontos

Atividade

Pontuação atual

i. Participação em cursos extraordinários da sua área de formação, de fundamento científico ou de gestão.

0,5 por hora

ii. Participação em palestras, congressos e seminários técnico-científicos.

0,5 por hora

iii. Participação como apresentador de trabalhos em palestras, congressos e seminários técnico-científicos.

5 por apresentação

iv. Participação em projetos de iniciação científica e tecnológica, relacionados com as áreas do curso.

10 por participação

v. Participação como expositor em exposições técnico-científicas.

5 por participação

vi. Participação efetiva na organização de exposições e seminários de caráter acadêmico.

5 por participação

vii. Publicações em revistas técnicas.

2 (local)

3 (regional)

5 (nacional)

10 (Internacional)

viii. Publicações em anais de eventos técnico-científicos ou em periódicos científicos de abrangência local, regional, nacional ou internacional.

2 (local)

3 (regional)

5 (nacional)

10 (Internacional)

ix. Estágio não obrigatório na área do curso.

5 por semestre

x. Trabalho com vínculo empregatício, desde que na área do curso.

5 por semestre

xi. Trabalho como empreendedor na área do curso.

5 por semestre

xii. Estágio acadêmico na UTFPR.

5 por semestre

xiii. Participação em visitas técnicas organizadas pela UTFPR.

5 por visita

xiv. Participação e aprovação em disciplinas/unidades curriculares de enriquecimento curricular de interesse do Curso, desde que tais disciplinas/unidades curriculares tenham sido aprovadas pelo Colegiado de Curso e estejam de acordo com o Projeto Pedagógico do Curso.

2 por disciplina

xv. Participação em Empresa Júnior, Hotel Tecnológico, Incubadora Tecnológica.

10 por participação

xvi. Participação em projetos multidisciplinares ou interdisciplinares.

10 por projeto

xvii. Participação em defesas de estágio curricular e trabalhos de conclusão de curso

2 por defesa

xviii. Ministrante de curso remunerado da área especifica

1 por curso limitado a 5 pontos por curso

xix. Participação em Grupos de Estudo

5 por semestre

xx. Monitoria em disciplinas do curso

5 por curso e por semestre