ATIVIDADES COMPLEMENTARES
As Atividades Complementares (ACs) fazem parte dos componentes obrigatórios do curso sendo fundamentais para ampliar e enriquecer a formação acadêmica dos estudantes por meio de experiências extracurriculares que articulem teoria, prática e vivência social.
O objetivo das ACs é proporcionar ao discente oportunidades de desenvolver competências e habilidades em diferentes contextos formativos, promovendo uma formação mais ampla, crítica e integrada à realidade social e profissional. As atividades devem contemplar os seguintes eixos:
- Complementação da formação social, humana e profissional, por meio de ações que contribuam para o desenvolvimento pessoal e ético do aluno;
- Atividades de caráter comunitário e de interesse coletivo, como participação em campanhas educativas, ações sociais e eventos de divulgação científica;
- Participação em seminários, encontros acadêmicos, congressos, cursos livres, grupos de estudo, oficinas e atividades culturais;
- Desenvolvimento de projetos de iniciação científica, tecnológica e à docência, incluindo o envolvimento em programas como o PIBID e a Residência Pedagógica;
- Participação em atividades de extensão universitária, programas de monitoria, intercâmbios acadêmicos com instituições congêneres e experiências profissionais correlatas.
A validação das Atividades Complementares é coordenada pelo(a) Professor(a) Responsável pelas Atividades Complementares (PRAC), que acompanha, orienta e homologa as atividades apresentadas pelos discentes, conforme critérios definidos em regulamento.
As obrigações, critérios de aproveitamento, carga horária mínima exigida, documentação comprobatória e prazos para entrega e avaliação das Atividades Complementares estão descritos nos seguintes documentos institucionais:
- Regulamento de Atividades Complementares dos Cursos de Graduação da UTFPR;
- Regulamento das Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPA), específico para o curso de Licenciatura em Matemática.
A integralização das ACs é condição necessária para a conclusão do curso e visa fortalecer o protagonismo estudantil, a autonomia acadêmica e o compromisso social dos futuros professores de Matemática, contribuindo para a formação de profissionais mais completos, engajados e preparados para os desafios da educação contemporânea.
📄 Documentos Importantes
👤 Docente Responsável pelo PRAC
Profª. Drª. Divanete Maria Bitdinger de Oliveira
✉️ prac-comat-pb@utfpr.edu.br