Home
/
Área Acadêmica
/
Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

Publicado 1/11/2017, 12:19:31 PM, última modificação 3/8/2024, 3:22:35 PM

O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Câmpus Pato Branco, denominado de PPGTP, oferece curso de Mestrado Acadêmico na área de Engenharias II.

O curso de mestrado tem duração mínima de 12 (doze) meses, contados a partir da condição de Aluno Regular, e máxima de 30 (trinta) meses (incluídos períodos de trancamento e prorrogação).

A estrutura curricular do curso de mestrado compreende Disciplinas, Atividades de Estudo e Pesquisa, Exame de Língua Estrangeira, Defesa do Trabalho de Pesquisa, além de outras atividades.

O aluno do curso de mestrado deve integralizar 24 (vinte e quatro) créditos em Disciplinas e Atividades de Estudo e Pesquisa, sendo no mínimo 18 (dezoito) créditos em Disciplinas e 06 (seis) créditos em Atividades de Estudo e Pesquisa.

O aluno deve integralizar os créditos em Disciplinas em até 24 (vinte e quatro) meses contados a partir da sua condição de Aluno Regular.

O aluno poderá solicitar a convalidação de disciplinas cursadas em outros programas, nos últimos dois anos, que será submetido à apreciação do Colegiado.

REQUISITOS PARA TITULAÇÃO

I. Obter os créditos exigidos;
II. Ser aprovado no Exame de Qualificação;
III. Demonstrar nível de proficiência no domínio da língua inglesa;
IV. Ser aprovado na Defesa do Trabalho de Pesquisa;
V. Apresentar produção científica e/ou tecnológica relevante relacionada com a Dissertação;
VI. Obter, no mínimo, 09 (nove) créditos em disciplinas obrigatórias;
VII. Obter, no mínimo, 09 (nove) créditos em disciplinas eletivas (optativas);
VIII. Obter, no mínimo, 06 (seis) créditos em atividades complementares;
IX. Entregar na Secretaria do PPGTP, até a entrada da solicitação para a realização da Defesa de Dissertação, comprovante de submissão e uma cópia do artigo científico ou pedido de patente referente a sua dissertação de mestrado em coautoria com o respectivo orientador do PPGTP para publicação, de acordo com instrução normativa.

DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS E OPTATIVAS

A relação das disciplinas obrigatórias e optativas, bem como suas ementas, estão disponíveis AQUI.