Sobre
O programa de Mestrado em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Câmpus Pato Branco surge da necessidade regional por profissionais altamente qualificados nas áreas de tecnologia química e bioquímica. As regiões sudoeste e oeste do Paraná, oeste de Santa Catarina e noroeste do Rio Grande do Sul caracterizam-se como regiões com grande potencial de desenvolvimento social e econômico, no entanto carecem de programas de pós-graduação que venham possibilitar a condução de pesquisas científicas e tecnológicas que contribuam para o crescimento regional. A partir de tais considerações iniciaram na Coordenação de Química, no ano de 2009, discussões e reflexões, as quais associadas à proposta institucional de expansão dos programas de pós-graduação stricto sensu, resultaram na elaboração da proposta de criação do mestrado. O PPGTP nasce com a missão de contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico e para a formação de profissionais qualificados e com visão crítica da ciência, da tecnologia e do desenvolvimento econômico e social.
Área de Concentração
Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos
A área de concentração em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos compreende atividades de pesquisa voltadas ao estudo e desenvolvimento de processos químicos e bioquímicos e pesquisas com potencial aplicação tecnológica. Destina-se à capacitação de docentes e formação de pesquisadores aptos a atuarem nos campos da Tecnologia Química de Materiais, Biotecnológica e de Alimentos.
Linhas de Pesquisa
Desenvolvimento e Processamento de Materiais
A linha Desenvolvimento e Processamento de Materiais prioriza estudos sobre a obtenção, caracterização, aplicações e estudos das relações estrutura/propriedades em materiais poliméricos, cimentícios, compósitos, cerâmicas eletrônicas, nanomateriais, catalisadores e compostos de intercalação e inclusão.
A linha Processos Biotecnológicos prioriza estudos em microbiologia aplicada e processos biotecnológicos; bioprodução e caracterização de moléculas de interesse; estudos de identificação e avaliação da atividade biológica de compostos presentes em produtos naturais; aproveitamento de subprodutos agroindustriais e bioprocessos ambientais.
A linha Tecnologia do Processamento de Alimentos prioriza estudos sobre a composição química de matérias primas e alimentos. Identificação e quantificação de agroquímicos, pesticidas e antibióticos em alimentos; desenvolvimento de novos produtos; identificação e avaliação de compostos bioativos em alimentos e suas aplicações.