Home
/
Destaques
/
Trabalho resultante de Dissertação do PPGA é publicado em Periódico de Alto Impacto

Trabalho resultante de Dissertação do PPGA é publicado em Periódico de Alto Impacto

Publicado 10/20/2023, 2:48:37 PM, última modificação 10/20/2023, 2:49:14 PM

Mery Ellen Brandt de Oliveira, discente egressa do PPGA, teve um artigo aceito para publicação no periódico Applied Soft Computing, da editora Elsevier. O trabalho foi desenvolvido sob a orientação do Prof. Francisco Rodrigues Lima Junior, docente permanente do PPGA, e também contou com o apoio da Prof. Nadya Regina Galo, da Universidade Federal de Goiás.

O artigo apresenta os principais resultados da dissertação intitulada “Comparação entre métodos Hesitant Fuzzy Linguistic VIKOR no contexto de seleção de fornecedores”, concluída em 2022. Os métodos comparados nesse estudo são ferramentas da área de inteligência computacional capazes de auxiliar gestores em problemas de tomada de decisão que envolvem incerteza e hesitação. A discente mapeou dezenas de versões existentes do Hesitant Fuzzy VIKOR, selecionou duas delas, aplicou-as em um caso real e realizou diversos experimentos computacionais e análises relacionadas à estrutura e ao comportamento dos métodos comparados. 

O trabalho da aluna é especialmente útil para auxiliar pesquisadores e gestores interessados na escolha de técnicas de tomada de decisão para seleção de fornecedores, e também pode ser de grande valor para o entendimento e a aplicação dos métodos Extended Hesitant Fuzzy Linguistic VIKOR e Hesitant Fuzzy Linguistic VIKOR with possibility distributions  em problemas de tomada de decisão empresarial.

O periódico em que o trabalho foi publicado é o veículo oficial da World Federation on Soft Computing (WFSC) e está entre os mais relevantes na área de computação aplicada, possuindo Qualis CAPES A1, fator de impacto JCR 8,7 e Cite Score 14,3. O artigo pode ser acessado por meio deste link.

Reportar erro