Meu portal personalizado
Perguntas Frequentes
1. O curso é gratuito?
Sim, o curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Administração é inteiramente gratuito.
2. São quantas horas semanais dedicadas às aulas?
O número de aulas pode variar de acordo com as disciplinas selecionadas pelo acadêmico. Normalmente, a carga horária semanal em sala de aula e de 12 (doze) horas. As aulas podem ser distribuídas nos períodos da manhã, tarde e, excepcionalmente, a noite.
3. O que é conceito CAPES e qual a nota do PPGA?
De acordo com a Portaria Ministerial nº 1.418, de 23/12/1998, os programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES devem ser avaliados. O Programa de Pós-Graduação em Administração obteve, em sua primeira avaliação, conceito 3 (em escala máxima de 5 para programas de mestrado e de 7 para programas que também possuem doutorado). A nota alcançada cumpre os requisitos básicos estabelecidos pela legislação vigente para ser reconhecido pelo Ministério da Educação para expedir diploma de mestrado com validade nacional.
4. Como posso ingressar no Programa de Pós-Graduação em Administração?
Para ingressar no programa de pós-graduação é necessário concorrer às vagas disponíveis em Processo Seletivo. O processo seletivo consiste em duas fases. Na primeira fase, os candidatos participarão de uma avaliação por meio de uma prova escrita valendo 100 (cem) pontos, de caráter classificatório e eliminatório para os casos em que: o candidato não atingir 50 pontos ou classificação em posições acima dos 21 primeiros classificados para a Linha I e 39 primeiros para a Linha II. Já na segunda fase, há dois processos de avaliações: (I) análise do currículo vitae e (II) análise e defesa do projeto, ambasvalendo 100 pontos com peso de 25%.
5. Quando abrem as inscrições para o processo seletivo do PPGA?
As Inscrições para o processo seletivo acontecem sempre uma vez ao ano e se iniciam no segundo semestre de cada ano, entre agosto e setembro.
6. Como faço a matrícula?
Caso seja aceito no progama, a matrícula é feita no período estabelecido em cronograma disponibilizado no site do PPGA, assim como os documentos necessários.
6. Posso participar do processo seletivo do mestrado sem ter um diploma de graduação?
Sim, pode. Basta entregar um documento que comprove que a conclusão da graduação está próxima. O diploma de graduação será necessário ao se tornar aluno de mestrado, conforme definido em edital de seleção.
7. O que devo apresentar no meu projeto?
A defesa do projeto de pesquisa tem por objetivo a avaliação do candidato em relação aos seus interesses, potencialidades, identificação com a linha, dedicação ao programa e sua capacidade de argumentação acerca dos questionamentos da banca em relação ao projeto apresentado. Não existe um modelo padrão, podendo ser utilizado o modelo que o candidato preferir.
1. Quando se iniciam as aulas?
Para os alunos novos, as aulas iniciam sempre no primeiro semestre de cada ano, entre fevereiro e março (conforme Calendário Acadêmico).
2. Quais os dias e horários de aula?
As aulas acontecem geralmente de segunda a sexta-feira e em horário comercial, podendo haver alterações conforme calendário acadêmico do programa e/ou disponibilidade de professores, podendo também, ocorrer atividades extras em horários diferenciados. Os horários específicos de cada matéria serão divulgados no início do período letivo de cada semestre, com a antecedência necessária para o aluno se programar.
3. O que devo apresentar no meu projeto?
A defesa do projeto de pesquisa tem por objetivo a avaliação do candidato em relação aos seus interesses, potencialidades, identificação com a linha, dedicação ao Programa e sua capacidade de argumentação acerca dos questionamentos da banca em relação ao projeto apresentado.
* Somente serão convocados para a defesa do projeto os candidatos classificados na primeira fase do processo seletivo.
4. Há possibilidade de receber bolsa?
Sim, o curso oferta bolsas para os alunos do programa e os detalhes são divulgados em edital específico.
5. O que é regulamento do Programa?
Regulamento é um conjunto de regras estabelecidas para regulamentar a organização e o funcionamento do Programas de Pós-Graduação. No regulamento do PPGA, o aluno encontrará informações sobre prazos, créditos mínimos exigidos, exame de qualificação, defesa de dissertação, etc. O mesmo encontra-se disponível no site do Programa.
6. Preciso refazer as matrículas em todos os semestres?
Sim, porém nos demais semestres, a matrícula é feita por meio do Portal do Aluno.
7. Quais são os meus prazos?
- Proficiência em língua estrangeira: até completar 12 meses contados da data da matrícula no programa;
- Estágio de Docência: até completar 18 meses contados da data da matrícula no programa;
- Qualificação: até completar 18 meses contados da data da matrícula no programa;
- Defesa: até 24 meses contados da data da matrícula do programa, podendo ser prorrogado em até 6 meses. Lembrando apenas que a defesa só é possível aos alunos que tenham cumprido todos os créditos e outras obrigações.
8. Quais os procedimentos para qualificar?
Antes de completar 18 meses de curso, o aluno deve apresentar a uma banca sua qualificação. Para isso, 30 dias antes da qualificação, o aluno deve entregar à Secretaria seu ‘Formulário de Qualificação’, nele constando os dados do trabalho, assim como da banca avaliadora.
9. Após a defesa, quais são minhas obrigações?
Após a defesa, o aluno tem 30 dias para entregar o arquivo em .pdf em CD (estando ele no modelo pré-estabelecido pela UTFPR).
Além disso, o aluno deve entregar na secretaria do PPGA os seguintes documentos:
- Cópia do RG e CPF*;
- Certidão de nascimento ou casamento*;
- Diploma da graduação*.
*: todos os documentos devem estar autenticados.
1. O que é um aluno externo?
Aluno externo é aquele que se matricula em alguma disciplina do programa sem participar do processo seletivo. Para isso, há o calendário - específico para cada ano - em que o aluno deve se candidatar diretamente com a Secretaria do PPGA.
2. Como o aluno externo deve proceder?
Primeiramente, o aluno externo deve ser matriculado em algum programa Stricto Sensu. Atendendo a essa exigência, o mesmo precisa trazer a secretaria os seguintes documentos:
- Requerimento de inscrição em disciplina com assinatura do seu orientador;
- Declaração de matrícula em curso Stricto Sensu;
- Cópia do RG e CPF (passaporte se estrangeiro).
3. Quantas disciplinas o aluno externo pode cursar por semestre?
Apenas uma por semestre.