Home
/
Área Acadêmica
/
Entrega de versões finais teses e dissertações: integração Sistema Acadêmico - Repositório Institucional

Entrega de versões finais teses e dissertações: integração Sistema Acadêmico - Repositório Institucional

Publicado 10/14/2019, 8:24:34 AM, última modificação 3/8/2024, 1:40:29 PM

A sociedade brasileira tem passado por um período de reflexões, das quais a Universidade Pública não pode se eximir. Dentro deste escopo, o retorno dos frutos à sociedade do que aqui é investido carrega em si uma questão moral, além de estabelecer uma relação de pertencimento, recíproca, entre a Universidade e a sociedade.

No tocante à pesquisa e a pós-graduação stricto sensu (mestrados e doutorados) um instrumento que vai ao encontro desses aspectos é o Portal de Informação em Acesso Aberto da UTFPR, do qual fazem parte o Portal de Periódicos Científicos da UTFPR, um espaço em que convidamos a comunidade a discutir temas de relevância alinhadas à pesquisa realizada na UTFPR, e também o Repositório Institucional da UTFPR (RIUT), onde são depositadas as produções intelectuais relacionadas aos Programas de Pós-Graduação (PPGs), tais como dissertações, teses, produtos dos Mestrados e Doutorados profissionais e artigos.

Tendo em vista o aumento da visibilidade e do impacto das produções acadêmico-científicas da Universidade, como as supracitadas, junto a sociedade, a UTFPR, disponibiliza, a partir da próxima semana, a integração do Sistema Acadêmico Stricto Sensu e o RIUT, onde o depósito de teses e dissertações em nosso Repositório será feito de forma semiautomática, inclusos os metadados relacionados àquelas produções.

Dentre outras virtudes, essa ação garantirá que a totalidade de versões finais de teses e dissertações estejam depositadas no RIUT, utilizando o Sistema Acadêmico sem a necessidade do envio das mídias (CD/DVD). Além do arquivo PDF, o RIUT fará reuso de dados provenientes do Sistema Acadêmico e receberá 73% dos campos de metadados do Repositório preenchidos automaticamente.

Assim, somos o primeiro caso no Brasil de reuso de dados para povoamento de dissertações e teses em repositórios digitais. Por isso entendemos que que esta integração trará inúmeros benefícios para os PPGs, o RIUT, as Bibliotecas, a UTFPR e a sociedade como um todo. No tocante aos Programas de Pós-Graduação, por conta do fomento à visibilidade e impacto de suas produções, é contemplado um aspecto fundamental na nova Ficha de Avaliação dos PPGs pela Capes, que é, justamente, o impacto de um Programa junto à sociedade, o que envolve tanto os seus egressos como as suas produções.

Preparamos um tutorial que apoiará os envolvidos (autores, orientadores, coordenações, secretarias e bibliotecas) nesta alteração de procedimento. Solicitamos que todos acessem e leiam o mesmo atentamente. Em caso de dúvidas, comentários e sugestões, fiquem à vontade para procurar a respectiva Coordenação do PPG e a Biblioteca do Câmpus.

Outra dimensão que vai ao encontro dessas ações, é a publicação de uma Política de Licenciamento das produções acadêmico-científicas da Universidade, no momento em elaboração e discussão, cuja finalização está prevista para o final desse ano, constituindo mais uma iniciativa pioneira da UTFPR no cenário brasileiro