Alunos e Professor do PPGCA se Destacam nas Maiores Conferências de IA e Dados do Brasil

O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) marcou presença de destaque durante a realização simultânea do Simpósio Brasileiro de Banco de Dados (SBBD) e da Brazilian Conference on Intelligent Systems (BRACIS). Considerados os maiores eventos do Brasil nas áreas de ciência de dados e inteligência artificial, respectivamente, os congressos foram realizados em outubro de 2025 em Fortaleza-CE. A delegação, composta pelo professor Luiz Celso Gomes-Jr. e pelos alunos de mestrado Matheus Almeida e Eduardo Reolon, apresentou pesquisas de ponta e colheu frutos importantes.
O grande destaque foi o trabalho do aluno Matheus I. de Almeida, que recebeu o prêmio de melhor artigo no Workshop Data Science for Social Good (DS4SG). A pesquisa, intitulada "Fatores Socioeconômicos e Desigualdade na Mobilidade de Curta Distância aos Serviços Urbanos de Curitiba", investiga como as condições socioeconômicas dos cidadãos de Curitiba influenciam o acesso a serviços urbanos essenciais, revelando desigualdades na mobilidade urbana.
No mesmo evento, o aluno Eduardo A. Reolon apresentou o artigo "Estimating Vulnerability to Extreme Events in Urban Areas: From Microdata to City-Wide Indicators". O estudo propõe um método para estimar a vulnerabilidade dos cidadãos durante eventos climáticos extremos, usando um modelo de predição para gerar indicadores que abrangem toda a cidade.
O professor Luiz Celso Gomes-Jr., orientador de ambos os alunos, também coordenou a seção de Demos e Aplicações do SBBD e ainda apresentou dois outros trabalhos:
- Na seção principal do SBBD, apresentou a pesquisa "Deep Learning for Urban Flood Prediction: An LSTM Model Integrating Satellite Reanalysis and Historical Weather Data in Curitiba ", que explora o uso de redes neurais para prever inundações a partir de dados históricos e de satélite.
- No Brazilian e-Science Workshop (BreSci), contribuiu com o trabalho sobre a interpretabilidade de modelos de linguagem avançados, intitulado "Explicabilidade de LLMs usando Grafos de Ativação de Regiões Neurais (NRAGs)". Outro aluno do PPGCA, Mateus Figênio, que se formou recentemente, teve participação importante nesta pesquisa.
A participação expressiva e o reconhecimento obtido nos principais palcos da ciência de dados e inteligência artificial do país reforçam a qualidade e a relevância da pesquisa científica desenvolvida no âmbito do PPGCA, consolidando sua contribuição para a solução de problemas urbanos e para o avanço da tecnologia nacional.
