Home
/
Destaques
/
Coordenador do PPGCA participa do Seminário de Meio Termo da Capes, em Brasília

Coordenador do PPGCA participa do Seminário de Meio Termo da Capes, em Brasília

Publicado 10/18/2023, 9:56:50 AM, última modificação 10/18/2023, 11:11:59 AM
Esta é uma oportunidade de avaliar os indicadores da primeira metade da quadrienal, ajustar as ações da segunda metade e discutir o futuro

Seminário de Meio Termo da Capes - 2023

Seminário de Meio Termo (SMT) é um evento realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em meados da quadrienal vigente. Ele consiste em uma reunião dos coordenadores de área com coordenadores(as) ou representantes dos programas de pós-graduação stricto sensu em funcionamento no país para fins de discutir e planejar, em conjunto, as metas e diretrizes da área para fins de avaliação.

O professor Avelino Francisco Zorzo (PUC/RS), atualmente Coordenador do Comitê Assessor de Ciência da Computação na Capes, conduziu as atividades que se desdobraram ao longo dos dias 9 e 10 de outubro, na sede da Capes, em Brasília, DF. Também estiveram presentes a professora Teresa Bernarda Ludermir (UFPE), atual Coordenadora Adjunta de Programas Acadêmicos, e o professor Altigran Soares da Silva (UFAM), atual Coordenador Adjunto de Programas Profissionais.

Mais de 80 coordenadores e/ou representantes de programas stricto sensu participaram da reunião de trabalho. Os programas foram divididos em grupos de acordo com as características para fomentar discussões internas e apresentar resultados, percepções e projeções sobre o futuro da pós-graduação no Brasil. O SMT é uma oportunidade para compartilhamento de experiências e análise do desempenho dos programas nos dois primeiros anos do quadriênio.

O PPGCA foi representado pelo professor Daniel Fernando Pigatto, atual coordenador do programa. Ele destaca que "o seminário foi um espaço de intensa discussão e troca, permitindo tirar dúvidas diretamente com os responsáveis pela avaliação da área na Capes e servindo como um espaço para inspiração sobre o que tem dado certo no Brasil em termos de pós-graduação stricto sensu, especialmente em mestrados profissionais, que é a realidade do PPGCA."

O quadrienio vigente será encerrado em 2024 e a próxima avaliação dos programas ocorrerá no ano de 2025, utilizando dados sobre os anos de 2021 a 2024.