Página Inicial
/
Destaques
/
Dissertação do PPGCA é vencedora do Grande Prêmio de Teses e Dissertações da UTFPR

Dissertação do PPGCA é vencedora do Grande Prêmio de Teses e Dissertações da UTFPR

Publicado 11/2/2023, 5:10:49 PM, última modificação 11/2/2023, 5:46:29 PM
Jordan Kaique Kobellarz recebeu o prêmio de melhor dissertação profissional

Dissertação do PPGCA é premiada

Durante a Semana de Pesquisa e Pós-Graduação realizada entre os dias 25 e 27 de outubro foi realizada a cerimônia de entrega da segunda edição do Prêmio de Teses e Dissertações da UTFPR. O prêmio é realizado a cada dois anos e a seleção ocorre em duas etapas: a primeira fase escolhe as três melhores teses, as três melhores dissertações acadêmicas e três melhores dissertações profissionais em três áreas: Ciências Exatas e da Terra & Multidisciplinar; Engenharias; e Humanidades & Ciências da Vida.

A segunda etapa é o Grande Prêmio, o qual escolhe o melhor trabalho de tese e de dissertações entre os três selecionados. O resultado final foi anunciado no último dia 27 pela Pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg), Claudia Regina Xavier, acompanhada da coordenadora do edital da premiação e assessora da Proppg, Kátia Valeria Marques Prates, do diretor de Pós-Graduação Stricto Sensu, André Schneider de Oliveira, e do Pró-reitor adjunto de Pesquisa e Pós-Graduação, Roberto Molina de Souza.

Com transmissão ao vivo pelo Canal da UTFPR, o Grande Prêmio da UTFPR atribuiu ao egresso Jordan Kaique Kobellarz o prêmio de melhor dissertação profissional com o título "Polarização virtual: estudo da dinâmica de cenários politicamente polarizados em sites de redes sociais", desenvolvido no Programa de Pós-Graduação Computação Aplicada (PPGCA) do Campus Curitiba, orientada pelos professores Thiago Silva e Alexandre Graeml.

"O lançamento frenético de novas tecnologias, modelos computacionais, frameworks, bibliotecas, etc., deixa qualquer profissional na área da computação desconcertado no fim do dia. Frequentemente, estamos tão imersos na prática que acabamos negligenciando os fundamentos que guiam decisões importantes para resolver problemas não triviais. Por que usar o método X em vez do método Y? Qual é o caminho mais adequado para atacar o problema Z? E por aí vai. Nesse sentido, o mestrado me tirou da inércia da rotina, dando a oportunidade para me concentrar em fundamentos de temas de interesse que eu não dominava, como análise de redes sociais, processamento de linguagem natural e IA. De quebra, conseguimos trazer resultados relevantes não apenas para a computação, mas para a sociedade, com o trabalho multidisciplinar conduzido durante o mestrado", afirma Jordan, que hoje atua como Consultor em Inteligência de Negócios.

O vídeo de apresentação do trabalho utilizado para avaliação durante o julgamento do Grande Prêmio UTFPR está disponível no YouTube. Acesse a dissertação completa no Repositório da UTFPR.