PPGCA participa do 44º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC 2024), em Brasília, DF
O Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA) da UTFPR Curitiba esteve presente na 44ª edição do Congresso da Sociedade Brasileira de Computação (CSBC), realizado em Brasília, DF. O evento, que é o maior de computação e TI da América Latina, teve como tema “Deserto Digital: O Mundo Desconectado e Não Visto” e reuniu cerca de 2000 participantes entre docentes, estudantes e profissionais do Brasil e do exterior.
O professor Daniel Fernando Pigatto, coordenador do PPGCA, esteve presente representando o programa no Fórum de Pós-graduação e integrando o Grupo de Trabalho de Programas Profissionais. Este GT, criado durante o Seminário de Meio Termo (SMT) da CAPES em 2023, iniciou suas atividades em 2024 e é composto por docentes de várias instituições. O objetivo principal do grupo é discutir e propor metodologias para o relato de produção técnica nos programas de pós-graduação profissionais, buscando alinhar entendimentos e padronizar a avaliação destes itens pela CAPES (acesse aqui o relatório completo). O Fórum de Pós-graduação incluiu também apresentações e discussões sobre a avaliação quadrienal, regulamentação de atividades híbridas e planejamento e avaliação dos cursos. Também contou com uma reunião de trabalho com representantes da CAPES e do CNPq.
A sessão de pôsteres de projetos parceiros do Programa Meninas Digitais (PMD) da SBC, promovido pelo 18º Women in Information Technology (WIT), contou com projetos de extensão vinculados ao PPGCA. A professora Rita Cristina Galarraga Berardi, juntamente com seus orientandos, o mestrando Pedro Henrique Stolarski Auceli e as graduandas Bruna Oenning Amador e Nicole Denes Hildebrand, do curso de Sistemas de Informação do DAINF, apresentaram o projeto de extensão TIChers. O projeto TIChers tem o objetivo de realizar oficinas sobre diversos temas da Computação para docentes da educação básica, como forma de apoio na inserção da Computação no currículo, combinada à causa do PMD de aumentar o interesse de meninas para esta área.
Ainda na sessão de pôsteres de projetos parceiros do PMD, a professora Maria Cláudia Figueiredo Pereira Emer, do PPGCA, e a profa Mariângela de Oliveira Gomes Setti, do DAINF, apresentaram o projeto de extensão Emíli@s – Armação em Bits. O projeto Emíli@s – Armação em Bits tem por objetivo realizar ações para aumentar a representatividade das mulheres na área da Computação, despertando o interesse de futuras estudantes e mantendo a motivação daquelas já inseridas nos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação.
Também estiveram presentes no CSBC outros docentes do Departamento Acadêmico de Informática (DAINF) da UTFPR, dentre eles Leander Cordeiro de Oliveira, Marília Abrahão Amaral e Sílvia Amélia Bim.