Infraestrutura e Recursos
Os recursos de infraestrutura serão adicionados em breve.
Laboratório de Informática do PPGCA (CB-204)
Este laboratório é utilizado para as disciplinas e atividades de pesquisa do PPGCA, com uso exclusivo do programa. Possui ambiente climatizado e está equipado com computadores atualizados e dois projetores, sendo um deles interativo.
Laboratório de Engenharia de Sistemas Computacionais (LESC)
Criado em 2017, o LESC atua em projetos de pesquisa e projetos de inovação tecnológica, envolvendo a criação e o desenvolvimento de sistemas ciberfísicos aplicados a problemas reais da sociedade. O laboratório foi desenvolvido utilizando fomento de diversos editais de pesquisa do CNPq, Fundação Araucária, Renault, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu e Pró-equipamentos. Esses recursos permitiram que o laboratório fosse equipado com vários drones (3 drones montados e 2 drones comerciais) e sistemas embarcados (Arduino, Raspberry PI modelos 2, 3 e 4, NodeMCU ESP32, Intel Galileo, Nvidia Jetson, controladoras de voo Pixhawk 4), além de kits com FPGAs da fabricante Xilinx.
Laboratório de Inovação e Tecnologia em Sistemas Embarcados (LIT)
O LIT dispõe de espaço para o desenvolvimento de projetos de pesquisa de docentes do PPGCA, destacando o Projeto FINEP “Irrigação de Baixo Impacto Ambiental na Bacia Hidrográfica do Miringuava - PR” e o Projeto Fundação Araucária “NAPI - Aeronaves de pequeno porte”. Os dois projetos estão relacionados com o desenvolvimento de sistemas embarcados para controle inteligente de irrigação (FINEP) e controle inteligente de aeronaves de pulverização agrícola (FA).
Laboratório Avançado de Sistemas Embarcados e Robótica (LASER)
Desde 2016, o LASER compõe a estrutura do PPGCA. Esse laboratório conta com uma bancada completa de desenvolvimento de hardware, um campo de futebol de robôs e 12 computadores atualizados para uso dos mestrandos e bolsistas de iniciação científica. Um edital de equipamentos para uso compartilhado da CAPES de 2015 já possibilitou a aquisição de dois robôs móveis que hoje integram esse laboratório, num total de mais de R$100 mil. As equipes do laboratório têm participado e obtido premiações em competições nacionais e internacionais de robótica.
Laboratório de Engenharia de Software (LabES)
O Laboratório de Engenharia de Software (LabES) possui aproximadamente 15m² de área e é utilizado por estudantes de mestrado do grupo de pesquisa de Engenharia de Software da UTFPR para atividades de estudo e pesquisa em Engenharia de Requisitos, Qualidade de Software, Teste de Software, Métodos Ágeis e Educação em Engenharia de Software.
Laboratório do Emílias - Armação em Bits
O Laboratório do Emílias - Armação em Bits é utilizado por docentes e estudantes de pós-graduação e graduação envolvidos nas atividades dos projetos do programa de extensão Emili@s: Armação em Bits, que são: Oficinas nas escolas, propiciando atividades, em sua maioria desplugadas, para introduzir conceitos da computação às estudantes; Podcast, que promove a interação de jovens com profissionais de computação e contribui para a formação de referências femininas na área; e Programação, que promove oficinas de treinamento para participação em eventos de programação competitiva, como Maratonas de Programação, com foco na participação de alunas da UTFPR (nível de graduação e pós-graduação) e da comunidade externa. O objetivo do programa é promover a participação feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM), promovendo a computação entre estudantes do ensino fundamental e médio, inspirando meninas com exemplos de mulheres de sucesso na área, apoiando a participação e presença feminina na computação, buscando aumentar o número de mulheres em STEM e promovendo a equidade de gênero para uma sociedade mais inclusiva.
Laboratório Multiusuário de Inteligência Computacional do Campus Curitiba (LABIC)
O LABIC vem sendo construído desde 2004, e atualmente encontra-se em processo de reorganização para ampliação do acesso remoto por usuários, funcionando como um laboratório multiusuário destinado a vários pesquisadores da UTFPR, incluindo mestrandos e doutorandos de diversos programas, assim como estudantes de graduação. Contando com docentes do PPGCA em sua equipe, o laboratório possui diversos equipamentos destinados ao desenvolvimento de projetos nas áreas de inteligência computacional, visão computacional e computação evolucionária. A maioria dos equipamentos foi obtida através de recursos financiados pelo CNPq, FINEP e Fundação Araucária e, em menor escala, com recursos da própria instituição através de editais de apoio. Como parte dos planos de ampliação do laboratório, destacam-se uma maior interação com organizações e empresas, disponibilizando a infraestrutura para a realização de projetos em parceria, incluindo a orientação de trabalhos de mestrado motivados por demandas da sociedade.
Sala do TIChers
A sala do Projeto TIChers é utilizada para reuniões e preparação de materiais usados nas oficinas desplugadas do projeto. Trata-se de um espaço compartilhado com mesas, cadeiras e computadores e uso dos alunos e docentes do laboratório.
Sala Multimeios Didáticos
A Sala Multimeios Didáticos foi concebida para possibilitar a aplicação de diversos tipos de abordagens educacionais. Com mesas rebatíveis e estações de trabalho colaborativo, alia tecnologia de ponta em áudio e vídeo que propicia uma experiência inovadora para docentes e estudantes. Este ambiente é equipado com uma tela interativa de 75”, sistema de som com microfone de teto e protocolo Dante, processador de som Shure, 02 câmeras PTZ controladas por Stream Deck, estações de trabalho equipadas com quadro branco, computador, monitor de 29”, torres de carregamento de celular e notebook e mesas rebatíveis. A COTED-CT administra 2 salas multimeios, uma com capacidade para 25 estudantes e outra com capacidade para 30 estudantes. Elas podem ser utilizadas para práticas presenciais e remotas, bem como na gravação e transmissão de aulas e eventos.
Estúdios de Gravação e Transmissão
Os Estúdios de Gravação e Transmissão oferecem uma infraestrutura completa e de alta qualidade para diversas produções audiovisuais. Com três ambientes distintos, o Estúdio 1 é equipado com lousa digital (Ebeam), computador, projetor Ultra Short e sistema de áudio e vídeo Logitech, permitindo transmissões remotas via webconferência e gravação de aulas. Já o Estúdio 2, ideal para podcasts, videocasts, Reels e chamadas para redes sociais, conta com mesa de som de 12 canais, microfones AKG, câmera poly studio, iluminação artificial com softbox e estrutura para transmissões ao vivo. Por sua vez, o Estúdio 3 é o mais amplo e sofisticado, equipado com recursos como mesa de som, microfones sem fio, gravador digital Zoom, teleprompter, Chroma Key, placas de captura, câmeras profissionais, lousa digital, mesa digitalizadora, além de painéis de LED e iluminação artificial com softbox, com suporte técnico de um operador para produções de múltiplos formatos e cenários.
Salas de Produção de Material Digital
Já as dez Salas de Produção de Material Digital disponíveis no campus foram concebidas para proporcionar um ambiente com conforto acústico e equipamentos de simples manuseio para capturas de tela, transmissões de aulas remotas, participação remota em grupos de trabalho, comissões e bancas.