Perguntas Frequentes
Quando ocorrem os processos seletivos? Como é feita a seleção? O programa cobra taxa de inscrição?
A admissão no PPGCTA ocorre semestralmente e a seleção é realizada através da análise da documentação, projeto de pesquisa e Currículo. Não é cobrada taxa de inscrição para participar do processo seletivo e o curso é gratuito.
O mestrado é só para quem ministrar aulas?
Não. Além da carreira docente, os egressos de um curso de Mestrado podem inserir-se na iniciativa privada e na gestão pública, contribuindo para o desenvolvimento de pesquisas e para a tomada de decisão e resolução qualificada de problemas. O Mestrado é uma jornada intensa de aprendizagens, interação de ideias e de produção do conhecimento, que se reflete no desenvolvimento do pensamento crítico e da capacidade analítica do profissional titulado.
Posso fazer mestrado estando cursando a graduação?
Não. Para ser admitido no PPGCTA é necessário ter finalizado o curso de graduação.
São ofertadas bolsas de Estudos?
Sim. São ofertadas bolsas de demanda social da CAPES e bolsas com recursos próprios do programa. Para concorrer às bolsas de estudos é necessário inscrever-se nos editais semestrais. A Comissão Permanente de Bolsas do PPGCTA é responsável pelo edital e seleção dos bolsistas.
Quantos créditos eu preciso cursar no PPGCTA?
De acordo com o Regimento Interno do programa o aluno deve integralizar vinte e quatro créditos em Disciplinas e/ou Atividades Complementares.
Posso solicitar convalidação de disciplinas cursadas em outras IES?
Sim. A solicitação deve ser feita através do formulário e enviado ao email da secretaria Stricto sensu para ser gerado protocolo através do Sistema Eletrônico de Informação da UTFPR (SEI). Obs: A equivalência só é realizável quando as disciplinas forem cursadas em Programas de Pós-Graduação Stricto sensu devidamente reconhecidos pela Capes.
Como funciona a proficiência em língua inglesa e portuguesa no PPGCTA?
A proficiência é regulamentada pela Resolução 03/2020 do PPGCTA e é condição necessária para o agendamento da defesa.
Posso cursar disciplinas como aluno externo?