PPGCTA-CT
O Programa
Objetivos do PPGCTA
São objetivos centrais do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental (PPGCTA) produzir e disseminar conhecimento na área das Ciências Ambientais por meio da capacitação de recursos humanos e do desenvolvimento de projetos de pesquisa. Deste modo, constituem-se objetivos específicos do Programa:
a) Compreender, analisar criticamente e propor soluções para problemas ambientais evidenciados na sociedade, de modo reflexivo e interdisciplinar;
b) Qualificar profissionais de maneira multidisciplinar nas áreas de atuação do Programa, com o desenvolvimento de atividades científicas e tecnológicas no campo da Ciência e da Tecnologia Ambiental;
c) Promover a interação da academia com o setor produtivo e a comunidade, favorecendo a percepção da necessidade de projetos inovativos e ambientalmente corretos;
d) Oportunizar o desenvolvimento de projetos aplicados ao desenvolvimento sustentável, ao controle ambiental e à minimização de resíduos;
e) Possibilitar aos egressos do PPGCTA e à comunidade externa o acesso a uma formação inter e multidisciplinar próxima à sua região de atuação.
Missão
Formar mestres e doutores com elevada competência técnica, científica, interdisciplinar e humanística, além de capacidade analítica, crítica e inovadora, e com sólidos princípios éticos, sociais e ambientais
Visão
O PPGCTA busca se consolidar como referência na formação interdisciplinar de recursos humanos altamente qualificados, promovendo a capacitação contínua de mestres e doutores. Seu propósito é contribuir para a resolução de problemas complexos e multidisciplinares por meio do desenvolvimento de conhecimento científico, tecnológico e inovador, com forte impacto social e compromisso com a sustentabilidade na área de Ciências Ambientais.
Valores
O PPGCTA tem como princípio fundamental a formação de recursos humanos altamente qualificados, alinhada à geração de produtos e processos ambientais inovadores. O programa direciona esforços e infraestrutura para capacitar pesquisadores criativos e comprometidos com a produção científica de excelência.
A valorização dos recursos humanos está na formação de profissionais com competência para desenvolver ciência e tecnologia de forma inter e multidisciplinar, com autonomia, liderança e habilidades para trabalho em equipe. Além disso, busca formar pesquisadores com potencial para nucleação e capacidade de formular hipóteses cientificamente testáveis.
Como resultado desse processo, o PPGCTA promove a geração de conhecimento, inovação e impactos ambientais positivos, contribuindo para a redução das desigualdades regionais e nacionais por meio da inclusão social e da qualificação profissional.
Área de Concentração: Tecnologias e Processos Ambientais
Com área de concentração em Tecnologias e Processos Ambientais, destina-se à capacitação de docentes e desenvolver novos pesquisadores para atuarem em ciências e processos ambientais, de forma interdisciplinar, nos temas de gestão de bacias, sistema integrado de gestão, controle e tratamento de águas e efluentes e energias renováveis, através das suas linhas de pesquisa, dos projetos e das disciplinas oferecidas.
Linhas de Pesquisa:
Monitoramento e Gestão Ambiental
A linha de Monitoramento e Gestão Ambiental, tem como foco a compreensão e monitoramento das dinâmicas ambientais e gestão dos impactos das atividades humanas na estrutura e funcionamento de ambientes aquáticos e terrestres. Contempla uma série de projetos de pesquisas que focam tanto na produção de conhecimento, como na sua aplicação enquanto subsídio para políticas públicas e tomada de decisão. Os projetos estruturantes dessa linha são, “Avaliação ambiental através de indicadores físicos, químicos, biológicos, ecotoxicológicos e das dimensões de sustentabilidade” e “Gestão integrada de resíduos e meio ambiente”. Essa linha conta com quatro docentes permanentes e um docente colaborador.
Processos Químicos e Biotecnológicos de Tratamento e Valorização de Resíduos
A linha de Processos Químicos e Biotecnológicos de Tratamento e Valorização de Resíduos tem como foco desenvolver e otimizar processos químicos e biotecnológicos voltados ao tratamento e valorização de resíduos. Essa linha contempla pesquisas sobre caracterização e desenvolvimento de processos tecnológicos e biotecnológicos, aplicação de processos oxidativos avançados e enzimáticos para tratamento de poluentes diversos, valorização de resíduos de origem industrial pela aplicação de bioprocessos para produção de biomoléculas, e biossorção de contaminantes e compostos bioativos. Assim como nas demais linhas de pesquisa, visa a produção de conhecimento e tecnologias para a melhoria da qualidade socioambiental. Os projetos estruturantes são, “Estratégias para remoção de diferentes contaminantes por biodegradação enzimática, processos oxidativos avançados e biossorção” e “Produção de biomoléculas e desenvolvimento de bioprocessos industriais. Nesta linha estão associados 5 docentes permanentes.
Tratamentos de Águas de Abastecimento e Residuárias
A Linha de Tratamento de Águas de Abastecimento e Residuárias, tem como foco integrar as ações relacionadas ao tratamento de água para abastecimento e águas residuárias industriais e domésticas. As pesquisas contempladas nessa linha focam na aplicação de diferentes processos de tratamento convencionais e avançados para a melhoria da qualidade das águas para consumo humano, bem como o tratamento com enfoque setorial e com fins de reuso de resíduos líquidos domésticos e industriais, visando garantir a adequação aos parâmetros legais de disposição para a manutenção do equilíbrio ambiental e a qualidade de vida das populações. Os projetos estruturantes dessa linha são, “Processos convencionais e avançados de tratamento de água para consumo” e; “Tecnologias para tratamento de esgotos sanitários e industriais”. Estão associados a essa linha de pesquisa seis docentes permanentes e um docente colaborador.
No seu conjunto, as três linhas de pesquisa buscam, ao mesmo tempo, gerar novos conhecimentos e tecnologias ambientais, e ensejar sua aplicação na gestão ambiental pública e privada, subsidiando políticas e processos, em constante diálogo com o desenvolvimento científico e tecnológico das áreas de conhecimento que compõem as ciências ambientais e, com as demandas da sociedade por tecnologias, processos e políticas. Articulam assim, conhecimentos das áreas tecnológicas e das sociais aplicadas.
Áreas de Atuação do Corpo Docente
- Ecotoxicologia; uso de bioensaios no monitoramento de poluentes após tratamento por processos avançados
- Aproveitamento de Resíduos agroindustriais.
- Tratamento de efluentes industriais.
- Gestão ambiental; Gestão de resíduos sólidos.
- Avaliação e Indicadores de Sustentabilidade
- Tratamento de esgotos sanitários.
- Microbiologia ambiental.
- Biotecnologia ambiental.
- Avaliação de bacias hidrográficas.
- Cromatografia Liquida Aplicada; Desenvolvimento de métodos cromatográficos para análises em matrizes ambientais.
- Tratamento de águas de abastecimento.
- Tratamento de esgotos, efluentes industriais e águas de abastecimento por processos avançados; Monitoramento de micropoluentes orgânicos por cromatografia.
- Análise espacial de dados ambientais.
- Avaliação, estrutura e manejo de ambientes aquáticos; Ecologia de comunidades (Limnologia).
