Home
/
Área Acadêmica
/
Estrutura Curricular

Estrutura Curricular

Publicado 3/30/2017, 11:55:39 AM, última modificação 3/31/2025, 2:30:20 PM
A estrutura curricular do Programa compreende disciplinas, estágio de docência, seminários de pesquisa, oficinas de pesquisa, atividades complementares, exame de qualificação, exame de língua estrangeira e trabalho de dissertação, conforme proposta do Programa.

Disciplinas obrigatórias

As disciplinas obrigatórias têm por objetivos:

  • A construção de referencial teórico comum que contemple um entendimento aprofundado das relações sociedade e natureza, identificando questões que estão na interface entre esses dois sistemas, bem como visa instrumentalizar os mestrandos para compreender temas complexos que requerem a capacidade de dialogar com diferentes áreas do conhecimento, na perspectiva do desenvolvimento regional em bases sustentáveis.
  • Instrumentalizar os alunos para a investigação científica na perspectiva interdisciplinar, bem como subsidiar a elaboração e a execução de seus projetos de pesquisa e de suas dissertações.

Disciplinas obrigatórias para o mestrado:

  • Epistemologia Socioambiental 
  • Fundamentos do Desenvolvimento Regional 
  • Oficina de Pesquisa

Disciplinas obrigatórias para o doutorado:

    • Epistemologia Socioambiental 
    • Fundamentos do Desenvolvimento Regional 
  • Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • Pesquisa Qualitativa e Quantitativa

Disciplinas Eletivas

As disciplinas eletivas têm por objetivo fornecer suporte aprofundado para a compreensão das áreas específicas de interesse dos diversos projetos de pesquisa em desenvolvimento no Programa.

  • Agricultura familiar e desenvolvimento regional
  • Agroecologia
  • América Latina e Desenvolvimento: Perspectivas Decoloniais
  • Análise Multivariada
    • Antropoceno, Colonialismo e Agriculturas: resistências indígenas quilombolas e camponesas diante das mutações climáticas (código ACA010DR)
  • Biologia Ambiental e Sustentabilidade
  • Capital Social e Território
  • Cidades Sustentáveis e Inteligentes
  • Ciência, Tecnologia e Sociedade
  • Cultura, Sociedade e Ambiente: Aportes Sociológicos e Antropológicos
  • Desenvolvimento Humano e Alimentação
  • Diversificação dos Meios de Vida no Mundo Rural
  • Educação, Ambiente e Sociedade
  • Educação e Desenvolvimento Sustentável
  • Envelhecimento Populacional/Demográfico e Desenvolvimento
  • Estratégias de Desenvolvimento e Superação da Pobreza
  • Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos
  • Evolução das Espécies, Biodiversidade e Agricultura Sustentável
  • Gênero, etnicidade e desenvolvimento territorial
  • Gestão Territorial e Planejamento Ambiental
  • Indicadores: Construção e Uso
  • Linguagem, Atividade e Desenvolvimento Humano
  • Migrações Transmundiais Contemporâneas e Desenvolvimento Regional
  • Pesquisa Social: Teoria e Método
  • Políticas Públicas e Desenvolvimento
  • Representações e Práticas Socioambientais
  • Representações Metacognitivas para o Ensino e a Pesquisa
  • Restauração Florestal e Sociedade
  • Sistemas de Informação Geográfica Aplicados a Estudos Ambientais e Desenvolvimento Regional
  • Sociologia da Alimentação
  • Solo e Sociedade
  • Teoria e Prática do Ensino Superior
  • Tópicos Especiais em Ambiente e Sustentabilidade
  • Tópicos Especiais em Educação e Desenvolvimento
  • Tópicos Especiais em Regionalidade e Desenvolvimento
  • Trabalho, Desenvolvimento e Educação
  • Universidade: Desafios Contemporâneos 

Validação de crétidos

Art. 54 - O aluno pode validar créditos realizados anteriormente em Cursos de Pós-Graduação stricto sensu.
[...]
§5º - A quantidade
mínima de créditos a serem realizados no Programa deve ser de 12 (doze) créditos em disciplinas para aluno de Mestrado e 16 (dezesseis) créditos em disciplinas para aluno de Doutorado; 1 (um) crédito em Seminários I para aluno de Mestrado e 2 (dois) créditos em Seminários I para aluno de Doutorado.
[...]
Ver
Resolução Específica de Validação de Créditos

Estágio de Docência 

O estágio de docência constitui atividade do Programa e visa acompanhar o ensino da graduação e também aproximar o corpo discente do PPGDR do espaço escolar da educação básica e da comunidade.

Seminários de Pesquisa

Os Seminários de Pesquisa têm por finalidade garantir um espaço de construção e acompanhamento dos trabalhos de pesquisa, em que pós-graduandos, professores e eventuais convidados reúnem-se para refletir e debater temas e metodologias pertinentes. 

Atividades Complementares

As Atividades Complementares tem por finalidade complementar a formação do mestrando mediante o fortalecimento de processos de interação acadêmica nos âmbitos interno e externo ao Programa, principalmente através da participação em eventos científicos de abrangência nacional ou internacional com apresentação de trabalho e publicação de texto completo nos respectivos anais, bem como a produção acadêmica qualificada em periódicos científicos de relevância para a Área  de avaliação do PPGDR na CAPES.

Requisitos para Titulação - Mestrado e Doutorado

Requisitos estabelecidos na Resolução COPPG/UTFPR Nº 169/2024 válidos a partir de fevereiro de 2024.

( Ingressantes anteriores a 2024 seguem outra estrutura curricular, definida pela
Resolução COPPG/UTFPR N. 061/2018, conforme Artigos 45 e 58 para mestrado; e Artigos 46 e 58 para doutorado. )

Art. 56 - Para a obtenção do Título de Mestre ou Doutor, o aluno deve cumprir os seguintes requisitos:

I. obter os créditos exigidos;
II. ser aprovado no Exame de Qualificação;
III. demonstrar nível de proficiência no domínio da língua inglesa;
IV. ser aprovado na Defesa do Trabalho de Pesquisa;
V. submeter artigo científico derivado da Dissertação ou Tese em periódico relevante na Área de Avaliação do PPGDR, em coautoria com o Orientador;
VI. apresentar rendimento acadêmico e produção científica relevante relacionada com a Dissertação ou Tese, de acordo com Resolução Interna do Programa;
VII. para aluno de doutorado, demonstrar nível de proficiência no domínio de uma segunda língua estrangeira, preferencialmente da língua espanhola.

IMPORTANTE: nem todo requisito a ser cumprido equivale a créditos, sendo a obtenção todos os créditos apenas um dos requisitos para titulação.


Sobre o
Trabalho de Pesquisa, ver Normas e Procedimentos para marcação de Qualificação e Defesa, bem como formatação e entrega de versão final de dissertação ou tese.

Duração e Créditos do Mestrado

O Curso de Mestrado tem duração mínima de 12 (doze) meses e duração regular de 24 (vinte e quatro) meses, sendo que a duração máxima pode chegar a 30 (trinta) meses incluídos nesse limite os períodos de trancamento e prorrogação.

Estrutura de créditos do Mestrado:
Art. 43 - O aluno do curso de Mestrado terá que integralizar 24 (vinte e quatro) créditos em Disciplinas e Atividades de Estudo e Pesquisa.

§1º - O aluno terá que integralizar no mínimo 20 (vinte) créditos em Disciplinas, sendo no mínimo 12 (doze) créditos em Disciplinas cursadas no PPGDR.
§2º - O aluno terá que obter 1 (um) crédito em Seminários de Pesquisa I, conforme definido em Resolução Interna do Programa.
§3º - O aluno terá que obter 1 (um) crédito em Seminários de Pesquisa II, conforme definido em Resolução Interna do Programa.
§4º - O aluno terá que obter 1 (um) crédito pela submissão de 1 (um) artigo em periódico relevante para a Área de Avaliação do Programa na CAPES em coautoria com docente do PPGDR (incluindo o orientador).
§5º - O aluno terá que obter 1 (um) crédito pelo aceite e apresentação de 1 (um) trabalho completo, ou resumo desde que autorizado pelo orientador, em anais de evento de abrangência nacional ou internacional, em coautoria com docente do PPGDR.

Duração e Créditos do Doutorado

O Curso de Doutorado tem duração mínima de 24 (vinte e quatro) meses e duração regular de 48 (quarenta e oito) meses, sendo que a duração máxima pode chegar a 60 (sessenta) meses incluídos nesse limite os períodos de trancamento e prorrogação.

Estrutura de créditos do Doutorado:
Art. 44 - O aluno do curso de Doutorado terá que integralizar 48 (quarenta e oito) créditos em Disciplinas e Atividades de Estudo e Pesquisa.

§1º - O aluno terá que integralizar no mínimo 28 (vinte e oito) créditos em Disciplinas, sendo no mínimo 16 (dezesseis) créditos em Disciplinas cursadas no PPGDR.
§2º - O aluno terá que obter 2 (dois) créditos em Seminários de Pesquisa I, conforme definido em Resolução Interna do Programa.
§3º - O aluno terá que obter 3 (três) créditos em Seminários de Pesquisa II, conforme definido em Resolução Interna do Programa.
§4º - O aluno terá que obter 2 (dois) créditos pelo aceite de 1 (um) artigo em periódico relevante para a Área de Avaliação do Programa na CAPES, em coautoria com docente do PPGDR.
§5º - O aluno terá que obter 2 (dois) créditos pelo aceite de 1 (um) artigo em periódico relevante para a Área de Avaliação do Programa na CAPES, em coautoria com o orientador.
§6º - O aluno terá que obter 2 (dois) créditos pelo aceite e apresentação de 2 (dois) trabalhos completos, ou resumos desde que autorizado pelo orientador, em anais de evento de abrangência nacional ou internacional, em coautoria com docente do PPGDR.
§7º - O aluno terá que obter 1 (um) crédito em Estágio de Docência, ou, caso possua os critérios de dispensa previstos pela PROPPG, será concedida convalidação do crédito.
§8º - O aluno terá que obter 4 (quatro) créditos pela elaboração do projeto de pesquisa a ser aprovado em Exame de Qualificação.
§9º - O aluno terá que obter 4 (quatro) créditos pela elaboração da Tese de Doutorado.

Reportar erro