Metodologia de Desenvolvimento de Produto
Nível: Mestrado
Carga horária total: 60
Créditos: 4
Professor Responsável: Ney Lyzandro Tabalipa
Ementa
Abordagens do PDP: Desenvolvimento Integrado de Produtos, Stage-gates, abordagem Funil, Design for Six Sigma, Engenharia Simultanea, Business plan. Etapas do processo de desenvolvimento de produtos: Pré-desenvolvimento (planejamento estratégico do produto e Gestão do Portfolio), Desenvolvimento (projeto informacional, conceitual, detalhado, producao e lançamento do produto) e Pós-desenvolvimento (acompanhamento e descontinuidade do produto). Niveis de Maturidade do PDP. Modelos de Diagnostico/ Intevenção/Melhorias no PDP.
BAXTER, Mike. Projeto de produto: guia prático para o desenvolvimento de novos produtos. 2. ed. rev. São Paulo, SP: E. Blücher, 1998. x, 260 p. ISBN 8521202652.
CHEHEBE, José Ribamar B. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 1998. xiv, 104 p. ISBN 8573031697.
CHEHEBE, José Ribamar B. Análise do ciclo de vida de produtos: ferramenta gerencial da ISO 14000. Rio de Janeiro, RJ: Qualitymark, 1998. xiv, 104 p. ISBN 8573031697.
COOPER, R. G. Stage-gates systems: a new tool for managing new products. EngineeringManagement Review, p. 5-12, 1991.
CUNHA, G. D. . Uma Análise da Evolução dos Procedimentos de Execução do Desenvolvimento de Produtos. Revista Produto & Produção, Porto Alegre, v.7, n. 1, 2004.
CYSNEIROS, L. M.; LEITE, J. C. P.; SABAT NETO, J. M. A framework for integrating non-functional requirements into conceptual models. In: Requirements engineering. V.6 p. 97-115, 2001.
DUAN, C.; LAURENT, P.; CLELAND-HUANG, J.; KWIATKOVISK, C. Towards automated requirements prioritization and triage. In: Requirements engineering. V.14 p. 73-89, 2009.
FABRICIO, M. M. Projeto simultâneo na construção de edifícios. 2002. 329 f. Tese (Doutorado) Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo.
GRUENWALD, George. Como desenvolver e lançar um produto novo no mercado. São Paulo: Makron, c1994. 553 p. ISBN 85-346-0111-9
HORNGREN, Charles T.; DATAR, Srikant M.; FOSTER, George. Contabilidade de custos: uma abordagem gerencial. 11. ed. São Paulo, SP: Pearson Prentice Hall, 2004. xiii 310p. ISBN 8587918958.
KAMARA, J. M.; ANUMBA, C.J.; EVBUOMWAN, N. F. O.. Capturing client requirements in construction projects. Reston: Thomas Telford, 2002.
KOTLER, Philip. Marketing para o século XXI: como criar, conquistar e dominar mercados. São Paulo: Ediouro, 2009. 303 p. ISBN 9788500023958.
KOTLER, Philip; KELLER, Kevin Lane. Administração de marketing. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson, 2012. xxiii, 765 p. ISBN 978