Exame de Qualificação
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TUTORIAL — última modificação 05/10/2020 17h26
Cadastro Membro Externo— última modificação 05/10/2020 17h28
Formulário de Agendamento de Exame de Qualificação
Obs.: Este tutorial também estará disponível no Sistema Acadêmico (SA) e Portal do Aluno
ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AO TUTORIAL
1. ANTERIORMENTE AO AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO
ORIENTADOR(A):
1.1 Solicitar, por meio de requerimento específico, ao Colegiado do Programa, a aprovação dos membros examinadores que comporão a banca do exame de qualificação.
1.1.1 Para tal submissão, verificar o calendário de reuniões mensais do Colegiado.
1.2 Verificar se a composição da banca atende às normas do Programa.
ALUNO(A):
2.1 Solicitar o agendamento do exame de qualificação, com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência, no
Portal do Aluno, através do link “Solicitação Marcação da Defesa-Qualificação” (seguir tutorial disponível).
2.2 Para o agendamento, solicitar junto à Secretaria do Programa a reserva de sala, no caso de bancas presenciais.
2.2.1 Nos casos de banca 100% remota (somente permitida em casos excepcionais, como por exemplo Pandemia COVID-19), a mesma deverá ser realizada em sala virtual (recomenda-se a utilização da Videoconferência RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (
https://conferenciaweb.rnp.br/).
2.3 No formulário de solicitação, preencher todos os campos.
2.4 Informar no campo “Local”, a sala reservada ou o link da sala virtual onde a banca será realizada.
2.5 Incluir os membros da banca (servidores titulares e suplentes, membros externos titulares e suplentes, conforme o caso).
2.5.1 Caso o membro externo não esteja cadastrado, encaminhar ao e-mail do Programa a Ficha de Cadastro de Membro Externo devidamente preenchida.
2.6 Enviar solicitação para o(a) Orientador(a).
2.7 Formatar a proposta do projeto de dissertação/tese de acordo com as normas de redação da Biblioteca da UTFPR (
Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos) e encaminhar para a banca examinadora.
2.8 Agendar antecipadamente teste dos equipamentos e conferência da sala onde será realizada a banca, se for o caso.
2.8.1 Para as bancas 100% remotas ou que possuam participantes em videoconferência, realizar antecipadamente testes do equipamento, sistema, aplicativo, entre outros, a serem agendados a critério dos membros da banca examinadora.
ORIENTADOR(A):
2.9 Analisar, corrigir e complementar, se necessário, os dados do agendamento da banca encaminhado pelo(a) aluno(a) - Stricto Professor Orientador – Marcação Defesa/Qualificação (Orientador) e “Disponibilizar ao Coordenador” (seguir tutorial disponível).
SECRETARIA:
2.10
Agendar os locais das bancas.2.11
Alimentar a página do Programa com as bancas.2.12
Cadastrar membros externos.2.13 Realizar os procedimentos administrativos (diárias, passagens, etc).
2.14 Lançar o resultado da banca no SA.
COORDENADOR(A):
2.15 Conferir todos os dados do agendamento das bancas em Stricto Coordenador – Marcação Defesa/Qualificação (Coordenador) e confirmar a banca (seguir tutorial disponível).
3.
NO DIA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃOALUNO(A):
3.1 Estar presente, no mínimo, 01 (uma) hora antes do horário marcado para a retirada de chave da sala e teste dos equipamentos necessários.
3.1.1 Caso o exame de qualificação ocorra fora do horário de atendimento dos setores envolvidos, verificar a necessidade de retirar a chave em data anterior.
Obs.: A UTFPR não disponibiliza café, chá, água mineral, copos plásticos, etc para bancas.
ORIENTADOR(A):
3.2 Acessar Stricto Professor Orientador – Dia da Banca e seguir o tutorial disponível.
3.3 Inserir nas observações da ata as recomendações da banca.
3.4 Observar e ajustar o campo editável da ata, conforme o caso.
3.5 Retirar declarações de presença na secretaria do Programa para alunos ouvintes ou gerar lista de presença da sala virtual e encaminhar ao e-mail do Programa.
3.6 Assinar a Ata e liberar através do Sistema Acadêmico (SA) a assinatura para os membros da banca e candidato(a).
4
REFERÊNCIAS4.3
Regulamento da Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Tecnológica Federal do Paraná(em vigor a partir de 01/07/2022).
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)
Documento atualizado em 27/07/2022.