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Exame de Qualificação

Exame de Qualificação

Publicado 7/27/2022, 3:00:25 PM, última modificação 7/29/2022, 9:50:08 AM
Procedimentos para AGENDAR E REALIZAR

SEGUIR TUTORIAL DISPONÍVEL NA PÁGINA DO PROGRAMA

TUTORIAL — última modificação 05/10/2020 17h26

Cadastro Membro Externo— última modificação 05/10/2020 17h28

Formulário de Agendamento de Exame de Qualificação 

Obs.: Este tutorial também estará disponível no Sistema Acadêmico (SA) e Portal do Aluno

 ORIENTAÇÕES COMPLEMENTARES AO TUTORIAL

1. ANTERIORMENTE AO AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ORIENTADOR(A):

1.1         Solicitar, por meio de requerimento específico, ao Colegiado do Programa, a aprovação dos membros examinadores que comporão a banca do exame de qualificação.

1.1.1     Para tal submissão, verificar o calendário de reuniões mensais do Colegiado.

1.2         Verificar se a composição da banca atende às normas do Programa.

2. PARA AGENDAMENTO DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ALUNO(A):

2.1         Solicitar o agendamento do exame de qualificação, com no mínimo 30 (trinta) dias de antecedência, no

Portal do Aluno

, através do link “Solicitação Marcação da Defesa-Qualificação” (seguir tutorial disponível).

2.2         Para o agendamento, solicitar junto à Secretaria do Programa a reserva de sala, no caso de bancas presenciais.

2.2.1     Nos casos de banca 100% remota (somente permitida em casos excepcionais, como por exemplo Pandemia COVID-19), a mesma deverá ser realizada em sala virtual (recomenda-se a utilização da Videoconferência RNP – Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (

https://conferenciaweb.rnp.br/

).

2.3         No formulário de solicitação, preencher todos os campos.

2.4         Informar no campo “Local”, a sala reservada ou o link da sala virtual onde a banca será realizada.

2.5         Incluir os membros da banca (servidores titulares e suplentes, membros externos titulares e suplentes, conforme o caso).

2.5.1     Caso o membro externo não esteja cadastrado, encaminhar ao e-mail do Programa a Ficha de Cadastro de Membro Externo devidamente preenchida.

2.6         Enviar solicitação para o(a) Orientador(a).

2.7      Formatar a proposta do projeto de dissertação/tese de acordo com as normas de redação da Biblioteca da UTFPR (

Normas para Elaboração de Trabalhos Acadêmicos

) e encaminhar para a banca examinadora.

2.8         Agendar antecipadamente teste dos equipamentos e conferência da sala onde será realizada a banca, se for o caso.

2.8.1     Para as bancas 100% remotas ou que possuam participantes em videoconferência, realizar antecipadamente testes do equipamento, sistema, aplicativo, entre outros, a serem agendados a critério dos membros da banca examinadora.

ORIENTADOR(A):

2.9         Analisar, corrigir e complementar, se necessário, os dados do agendamento da banca encaminhado pelo(a) aluno(a) - Stricto Professor Orientador – Marcação Defesa/Qualificação (Orientador) e “Disponibilizar ao Coordenador” (seguir tutorial disponível).

SECRETARIA:

2.10      

Agendar os locais das bancas.

2.11      

Alimentar a página do Programa com as bancas.

2.12      

Cadastrar membros externos.

2.13       Realizar os procedimentos administrativos (diárias, passagens, etc).

2.14       Lançar o resultado da banca no SA.

COORDENADOR(A):

2.15       Conferir todos os dados do agendamento das bancas em Stricto Coordenador – Marcação Defesa/Qualificação (Coordenador) e confirmar a banca (seguir tutorial disponível).

3. 

NO DIA DO EXAME DE QUALIFICAÇÃO

ALUNO(A):

3.1         Estar presente, no mínimo, 01 (uma) hora antes do horário marcado para a retirada de chave da sala e teste dos equipamentos necessários.

3.1.1     Caso o exame de qualificação ocorra fora do horário de atendimento dos setores envolvidos, verificar a necessidade de retirar a chave em data anterior.

Obs.: A UTFPR não disponibiliza café, chá, água mineral, copos plásticos, etc para bancas.

ORIENTADOR(A):

3.2         Acessar Stricto Professor Orientador – Dia da Banca e seguir o tutorial disponível.

3.3         Inserir nas observações da ata as recomendações da banca.

3.4         Observar e ajustar o campo editável da ata, conforme o caso.

3.5         Retirar declarações de presença na secretaria do Programa para alunos ouvintes ou gerar lista de presença da sala virtual e encaminhar ao e-mail do Programa.

3.6         Assinar a Ata e liberar através do Sistema Acadêmico (SA) a assinatura para os membros da banca e candidato(a).

4            

REFERÊNCIAS

 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGEC)

Documento atualizado em 27/07/2022.

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