Home
/
Área Acadêmica
/
PIF-Programa integrado de formação (para alunos cursando graduação)

PIF-Programa integrado de formação (para alunos cursando graduação)

Publicado 6/26/2019, 12:21:08 PM, última modificação 3/8/2024, 1:46:08 PM
  1. Apresentação do PIF

Apresentação do Programa Integrado de Formação (PIF)

    1. O Programa Integrado de Formação (PIF) do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Câmpus Cornélio Procópio (PPGEE-CP) visa a integração dos alunos de graduação da UTFPR às atividades de pós-graduação desenvolvidas pelo PPGEE-CP.

    2. O principal objetivo do PIF é proporcionar ao aluno de graduação uma formação aprofundada em determinadas áreas específicas, de modo que, ainda no desenvolvimento de sua graduação, o aluno adquira conhecimentos que facilitem a continuação de seus estudos até a obtenção do título de Mestre em Engenharia Elétrica. A conclusão do Mestrado poderá se dar após a conclusão da graduação, caso o aluno seja aprovado no processo seletivo de ingresso de novos alunos do PPGEE-CP, respeitando prazos e legislação vigente.

    3. Ao ingressar no programa PIF, o aluno recebe a supervisão integral de um docente permanente do PPGEE-CP, docente que possui no mínimo o título de Doutor e que atua em regime de dedicação exclusiva na UTFPR. Ainda na graduação, o aluno inserido no PIF deve cursar disciplinas ofertadas pelo PPGEE-CP. Receberá o certificado oficial do PIF o aluno que tiver integralizado, no mínimo,o total de créditos em disciplinas exigidos aos alunos regulares do PPGEE-CP para defesa de dissertação de Mestrado.

    4. O PIF possibilita ao aluno de graduação a conclusão do curso de Mestrado em menor tempo. De fato, o PIF incentiva o aluno a ter o seu tempo de formação no Mestrado reduzido pelos seguintes aspectos: (1) o aluno terá integralizado todos os créditos do Mestrado até a conclusão de sua participação no PIF e (2) o aluno terá recebido supervisão em pesquisa cientifica e/ou tecnológica de um docente do Mestrado.

    5. Ao ter concluído a totalidade dos créditos exigidas no Mestrado, o aluno egresso do PIF terá o tempo de sua permanência na pós-graduação dedicada, exclusivamente, ao desenvolvimento do trabalho da dissertação.

    6. O aluno que participar do PIF terá direito a um certificado oficial. Além disso, o aluno pode contabilizar o PIF para o Estágio Supervisionado do curso de graduação.

    7. A participação no PIF não obriga o aluno a ingressar no mestrado do PPGEE-CP, mas se o fizer, o aluno terá o seu ingresso realizado juntamente com os demais candidatos, obedecendo a todos os critérios de seleção vigentes.

    8. O PIF é uma opção disponível aos estudantes de graduação da UTFPR, caso seja de interesse do aluno em prosseguir no mestrado em Engenharia Elétrica do PPGEE-CP. As atividades de iniciação científica e/ou tecnológica também são valorizadas, uma vez que os trabalhos resultantes destas atividades podem se constituir em uma base sólida para o desenvolvimento da dissertação de mestrado. 

    9. Autorização de emissão de Certificado do PIF pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica - [ clique aqui ]
  1. Como se candidatar ao Programa Integrado de Formação (PIF)?

    1. Passo 1: ter conhecimento da Instrução Normativa 05/16 – PPGEE-CP que regula o PIF no PPGEE-CP (clique aqui)
    2. Passo 2: apresentar comprovante de ter integralizado todas as disciplinas da graduação até o sexto período letivo (inclusive) e de possuir CR (Coeficiente de Rendimento) igual ou superior a 7,0;
    3. Passo 3: obter o termo de aceite de docente do PPGEE-CP com assinatura (clique aqui).
    4. Passo 4: apresentar Plano de Trabalho assinado pelo aluno e pelo orientador (Plano de Trabalho deve conter introdução, objetivos, metodologia, resultados esperados e bibliografia em até 4 páginas); o Plano de Trabalho tem formato livre; (modelo clique aqui)
    5. Passo 5: preencher o formulário de solicitação do PIF (clique aqui);
    6. Passo 6: Entregar na Secretaria do PPGEE-CP, Bloco CIPECA, os documentos citados nos Itens 2, 3, 4 e 5.
  1. Sobre o certificado de participação no PIF

Artigo 3º – O aluno que participar deste Programa terá direito a um certificado oficial de participação emitido pela Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica, Câmpus Cornélio Procópio, caso cumpra todos os requisitos a seguir:

I – participação no Programa por um tempo mínimo de 12 (doze) meses;

II – ter integralizado, no mínimo,o total de créditos em disciplinas exigidos aos alunos regulares do PPGEE-CP para defesa de dissertação de Mestrado.

III – apresentar Relatório de Atividades do PIF contendo a aprovação do orientador.