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Marcelo Fernando de Lima

Marcelo Fernando de Lima

Publicado 3/28/2017, 11:23:37 AM, última modificação 10/19/2018, 1:50:53 PM
Linha de Pesquisa: Estéticas contemporâneas, modernidade e tecnologia

marcelolima@utfpr.edu.br

Linha de Pesquisa: Estéticas contemporâneas, modernidade e tecnologia

Interesses de Pesquisa: Relações entre a literatura e as mídias (tradicionais e novas), levando em consideração as modificações das convenções artísticas a partir das mudanças tecnológicas.

 Projeto de Pesquisa: Observatório midiático: estudos de recepção, circulação e crítica cultural

Uma das tendências das teorias da comunicação atual é dar maior importância para aspectos relacionados à recepção e circulação de mensagens midiáticas. No dizer de Miquel Rodrigo Alsina, não basta entender o que está por trás das mensagens que recebemos através dos meios de comunicação de massa, mas precisamos saber o que efetivamente as pessoas fazem com tais mensagens. Segundo ele, a comunicação era tradicionalmente entendida como um processo de transmissão de informações; mais recentemente, no entanto, ela passou a ser vista como um sistema de construção de sentido, que deve levar em conta a produção, a circulação e a recepção das mensagens. Autores como Stuart Hall, Richard Hoggart, Umberto Eco, Hans Robert Jaus, entre outros, foram os primeiros, ainda nas décadas de 1960 e 1970, a chamar a atenção para o fato de que as mensagens midiáticas não exercem uma função homogênea sobre os receptores; cada grupo de receptores, baseado em sua cultura, faz usos diferentes das mensagens que recebem. Recentemente, com o avanço das novas tecnologias, alguns teóricos defendem a existência de maior autonomia da participação dos receptores das mensagens midiáticas: de meros consumidores, passaram a ser produtos de novas mensagens, graças à atualização de meios alternativos à mídia de massa, tais como as redes sociais. Trata-se de pensar a comunicação também pela ótica da midiatização, entendendo-a como a unificação e diferenciação dos mercados discursivos a partir de três dimensões que se afetam mutuamente: processos comunicacionais, contextos sociais e dispositivos. Estas dimensões são fundamentais para entender a comunicação realizada na contemporaneidade, onde consumidores e produtores se revezam na produção de materiais significantes. Parte-se da ideia inicial de que a comunicação é uma forma de construir zonas compartilhadas de sentido, rompendo com os protocolos clássicos preestabelecidos. Entende-se, hoje, que o leitor dos mass media não é passivo. Conforme pesquisas de autores como Barbero e Hall, o leitor tem um papel muito importante na própria definição da linha editorial de veículos de informação. Nesse sentido, a comunicação não é uma via de mão única. Trata-se de uma atividade intersubjetiva, cujos níveis de influência resultam de uma permanente negociação entre emissores e receptores. Levando isso em conta, o presente projeto tem por objetivos principais investigar como se dá o processo de circulação/circularidade dos textos intermidiáticos tendo como foco um conjunto de casos de repercussão midiática; estudar a recepção dos produtos midiáticos por diversos públicos e verificar incidências culturais sob o ponto de vista de uma ecocrítica e das produções online como espaços de construção literária.

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