Home
/
Destaques
/
"SOCIOLOGIA HISTÓRICA DA TECNOLOGIA NO BRASIL” É TEMA DA PALESTRA DE ABERTURA DO PPGEN 2020

"SOCIOLOGIA HISTÓRICA DA TECNOLOGIA NO BRASIL” É TEMA DA PALESTRA DE ABERTURA DO PPGEN 2020

Publicado 2/28/2020, 8:38:48 AM, última modificação 3/8/2024, 1:52:08 PM

O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, tem a honra de convidá-los para a palestra de abertura das atividades do ano de 2020 que será ministrada pelo Prof. Dr. Renato de Oliveira, com o tema “Sociologia histórica da tecnologia no Brasil”.

DATA: 05 DE MARÇO DE 2020
HORÁRIO: 19h
LOCAL: AUDITÓRIO – UTFPR - LONDRINA

O Prof. Dr. Renato de Oliveira possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1978) e doutorado em Sociologia - Ecole des Hautes Études en Sciences Sociales (1993), com estágio pós-doutoral na Universidade Aberta da Catalunha, Barcelona, Espanha (2005-2006). Tem vasta experiência em pesquisa e consultoria na área de sociologia da ética e sociologia da inovação. Entre inúmeras atividades, destaca-se a função de Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do RS (2000), Secretário de Estado de Ciência e Tecnologia RS (2001-2002), Secretário Adjunto do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do RS no período 2015-2016. Atualmente faz parte do Laboratório de Pesquisa em Bioética do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Nessa palestra, o Prof. Dr. Renato de Oliveira lançará as bases de uma discussão sobre o desenvolvimento tecnológico brasileiro, assumindo-o como parte constitutiva de relações sociais e não como coisas ou objetos carentes de humanização.

Ao propor um entendimento sobre as práticas, os valores, os conflitos e acordos em que se desenvolve e se desenvolveu historicamente a tecnologia no país, o Prof. Dr. Renato de Oliveira pretende contribuir para reflexões sobre a produção tecnológica brasileira em ambientes escolares, empresariais e institucionais em geral.

A palestra é parte da programação de abertura das atividades do PPGEN para 2020, que contará também com fala de boas-vindas do Coordenador PPGEN Prof. Dr. Paulo Sérgio de Camargo Filho.