Meu portal personalizado
Autoavaliação e Planejamento
O PPGFA realiza o planejamento estratégico do programa desde 2020. O planejamento é revisado e atualizado a cada biênio, sempre adequando as ações em relação às metas futuras do programa, visando sua consolidação e obtenção de conceito para abertura de programa de doutorado. O programa revisa seus regulamentos e normas e define suas ações estratégicas, como aplicação de verbas, de acordo com suas Iniciativas e Metas, sempre alinhado com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). Também aplica questionário aos discentes e egressos a fim de identificar possíveis deficiências no percurso formativo, bem como acompanhar o destino dos egressos.
- Enfatizar o acompanhamento discente com objetivo de: proporcionar uma formação de qualidade e relevância profissional, mitigar situações que levem à desistência, respeitar os prazos de formação do Programa de Pós-Graduação (PPG), e produzir conhecimento científico e tecnológico de impacto;
- Busca de fomento diverso da CAPES, seja junto à Fundação Araucária (FA), projetos individuais ou mesmo em parcerias com o setor produtivo, para ampliar o número de bolsas a serem ofertadas aos discentes, favorecendo as condições para dedicação exclusiva ao projeto de mestrado;
- Priorizar a publicação científica em revistas relevantes para a área da Física e Astronomia, incentivando a participação discente ou egresso do PPG;
- Incentivar parcerias, acordos e convênios com empresas e indústrias ou grandes colaborações, a fim de subsidiar as atividades de ensino, pesquisa, e inovação, valorizando a cooperação com entidades internacionais;
- Dar suporte a evolução docente para gerenciar a melhoria dos indicadores individuais, e consequentemente do PPG, voltado à orientação de dissertações, ao oferecimento de disciplinas na pós-graduação, ao desenvolvimento de produção qualificada com discente, tendo como consequência a adequação do docente às exigências para obtenção de bolsas em produtividade e pesquisa;
- Apoiar a realização de estágio pós-doutoral pelos docentes;
- Facilitar e fomentar a interação com pesquisadores internacionais de relevância; a participação em entidades científicas internacionais e em eventos de destaque para a área de Física e Astronomia; apoiar o intercâmbio de discentes do programa e no recebimento de discentes de PPGs internacionais;
- Estimular a participação de jovens pesquisadores promissores da UTFPR no programa, por meio do programa de Pesquisador Associado ao Programa, promovendo a experiência de co-orientação de dissertações, a participação em grupos de pesquisa em área correlata para que esses possam fazer parte do corpo permanente com maior rapidez;
- Estabelecer parceria com outros PPGs da Instituição de Ensino Superior (IES) ou IES parceiras para o compartilhamento da experiência do programa, participação em editais de fomento e, sobretudo, (co)orientação de discentes em doutoramento.
Entre fatores que podem dificultar o êxito desses objetivos, podemos citar:
- baixo número de bolsas;
- redução de ingressantes;
- recursos financeiros limitados;
- número limitado de bolsas produtividade em pesquisa do CNPq (mesmo para pesquisadores que atendem os requisitos).
No médio a longo prazo o PPGFA planeja estabelecer-se como um programa consolidado a partir de um programa de doutoramento, com as seguintes ações estratégicas:
- Desenvolvimento de um APCN para a abertura do curso de doutorado a ser submetido após o recebimento da nota 4, assim que a CAPES estiver aceitando novas demandas;
- Será necessário também prever a ampliação do corpo docente uma vez autorizada a abertura do curso de doutoramento, pois isto deve aumentar substancialmente o ingresso de discentes.
- A infraestrutura deverá ser melhorada com a modernização de equipamentos já disponíveis. É fundamental também a ampliação da infraestrutura física com a inclusão de novos laboratórios, favorecendo o desenvolvimento completo das pesquisas na instituição. Ações institucionais, cooperações externas com o setor produtivo e a participação em editais de ampliação de infraestrutura científica serão prioridade.
- Apoiar projetos com potencial de geração de patente e criação de StartUps, visando, por exemplo, a geração dos produtos e serviços por parte do programa. Almeja-se também o aumento do reconhecimento da qualidade com premiações.
O PPGFA tem se destacado nas suas atuais três linhas de pesquisa:
- Na Cosmologia e Astrofísica supre uma demanda até antes não atendida no estado, proporcionando a formação de vários mestres tanto em cosmologia teórica quanto observacional, em astronomia observacional e mesmo em instrumentação. A maioria dos egressos da linha segue para programas de pós-graduação conceituados, como no Observatório Nacional, UFRGS, UFSC, UEL e UEPG.
- Na Física da Matéria Condensada destaca-se a constante interação com o setor produtivo, realizando projetos em conjunto com empresas como Bosch, Renault, Copel, entre outras. Ao mesmo tempo, projetos coordenados por docentes do programa, focados em energia renovável, têm sido aprovados com importantes aportes financeiros para aquisição de equipamentos e bolsas.
- Na área da Física Nuclear, os trabalhos ligados à dosimetria de radiações ionizantes têm sido desenvolvidos junto às unidades de saúde, viabilizando a realização de exames de outra forma inviáveis.
O impacto do programa na sociedade também pode ser percebido pelos convites recebidos por diferentes pesquisadores para proferirem palestras em escolas de ensino médio e fundamental e sobretudo em diferentes eventos de divulgação científica como o Pint of Science.
Os egressos do programa, em sua maioria, seguem para programas de pós-graduação para realizar doutorado, outros acabam se inserindo no setor produtivo, especialmente em indústrias que fazem uso dos conhecimentos adquiridos no PPGFA e alguns lecionam em escolas de ensino médio na área de Física. A grande maioria continua atuando na área de formação e declara que o PPGFA teve impacto muito positivo na sua carreira profissional.
O programa também se preocupa em divulgar suas pesquisas através de redes sociais, onde artigos publicados, apresentações em conferência, defesas de dissertações e prêmios recebidos são publicizados. Na sua página web divulga todos os editais e regulamentos do programa, além das informações pertinentes aos discentes, como o percurso discente, as disciplinas ofertadas e os docentes com seus temas de pesquisa.