Asteroide recebe nome de Professor da UTFPR
No dia 13 de abril, durante congresso internacional realizado em Montevidéu, Uruguai, o professor Dr. Felipe Braga Ribas foi homenageado por seus trabalhos, tendo o seu nome dado a um asteroide.
O congresso ACM 2017 (Asteroids, Comets and Meteors) ocorre trienalmente e reúne os principais pesquisadores na área de pequenos corpos do Sistema Solar (1), para apresentarem os principais trabalhos da área, como por exemplo os resultados das sondas New Horizons, Dawn e Roseta. Os organizadores do ACM indicam para a União Astronômica Internacional nomes de alguns pesquisadores que tem contribuído significativamente para a àrea, para serem homenageados com os seus nomes dados à asteróides do Sistema Solar.
O Prof. Dr. Felipe Braga Ribas, trabalha na caracterização física de pequenos corpos, a partir da observação de ocultações estelares (2). É o autor líder do trabalho que descreve a descoberta do primeiro sistema de anéis ao redor de um pequeno corpo do sistema solar, o centauro (10199) Chariklo. Professor da UTFPR-Curitiba desde 2015, trabalha no Departamento Acadêmico de Física (DAFIS) e atua no Programa de Pós-Graduação em Física e Astronomia (PPGFA), além de coordenar o Clube de Astronomia da UTFPR (CAUTEC).
O asteroide (10999) Braga-Ribas orbita o Sol entre Marte e Júpiter, no cinturão principal de asteroides, a 2,6 ua (unidades astronômicas, distância média Terra ao Sol) e tem um tamanho estimado de 8 km. Foi descoberto em 1978 no monte Palomar, EUA, por Eleonor F. Helin e Schelte J. Bus. As propriedades do objeto, junto com a justificativa para a homenagem, podem ser encontradas no site do Minor Planet Center, que gerencia estes objetos:
http://www.minorplanetcenter.net/db_search/show_object?object_id=10999
Referências:
(1) http://acm2017.uy
(2) http://www.sab-astro.org.br/noticias/1539415
(PPGFA) http://www.ppgfa.ct.utfpr.edu.br/
(CAUTEC) http://cautec.ct.utfpr.edu.br/