Home
/
Área Acadêmica
/
Disciplinas
/
Ementas das disciplinas
/
Didática das Ciências e Matemática - FCET20

Didática das Ciências e Matemática - FCET20

Publicado 8/22/2018, 11:19:03 AM, última modificação 3/7/2024, 2:52:16 PM

Ementa:

A disciplina busca analisar, na primeira parte, as abordagens teóricas, a partir da didática francesa, que discute temas como Transposição Didática, Contrato didático, Alfabetização Científica. Também procura estabelecer relações entre concepções de ciência e o fazer educativo, discutindo particularmente as possibilidades de configuração de situações de ensino de ciências, considerando as múltiplas variáveis que compõem a relação professor-aluno-conhecimento.

Referências:
ACEVEDO, J. A. et al. (Org.). Mitos da Didática das Ciências acerca dos motivos para incluir a
natureza da ciência no ensino de Ciências. Ciência & Educação, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005.
ADURYS-BRAVO, A.; M. I. AYMERICH. Acerca de la didáctica de las ciencias como disciplina
autónoma. Revista Electrónica de enseñanza de las Ciências, v. 1, n. 3, 2002.
ASTOLFI, J.; DEVELAY, M. A Didática das Ciências. São Paulo: 3. Papirus, 1995.
BADILLO, R. G. Un concepto epistemológico de modelo para la didáctica de las ciencias
experimentales. Revista Eletrónica de Enseñanza de las Ciências, v. 3, n. 3, 2004.
BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo da teoria das situações didáticas: conteúdos e
métodos de ensino. São Paulo: Ática, 2008.
CACHAPUZ, A. F. (Org.). Perspectivas de Ensino das Ciências. Porto: Centros de Estudo de
Educação em Ciências, 2000.
CACHAPUZ, A. F. et al. (Org.). A emergência da Didática das Ciências como campo específico de
conhecimento. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n. 001, Universidade do Minho.
Portugal, Braga: 2001. p. 155-195.

ACHAPUZ, A. F. et al. (Org.). A necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo,
Cortez, 2005.
CHEVALLARD, Y. La transposición didáctica: del saber sabio al saber enseñado.
Buenos Aires: Aique Grupo Editor, 2005.
FOUREZ, G. Alfabetización Científica y Tecnológica: acerca de las finalidades de la
enseñanza de las ciências. Buenos Aires: Ediciones Colihue, 1997.
PINHO ALVES, J. Regras da transposição didática aplicada ao laboratório didático. Caderno
Catarinense de Ensino de Física, v. 17. n. 2, p. 174-188, ago. 2000.
POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G. A aprendizagem e o ensino de ciências: do conhecimento
cotidiano ao conhecimento científico. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
TARDIF, M; LESSARD, C. O trabalho Docente: elementos para uma teoria da docência como
profissão de interações humanas. 6. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.

Reportar erro