Home
/
Destaques
/
JORNADA UFF DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA: Transdisciplinaridade, Ensino Remoto e Educação Hoje

JORNADA UFF DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA: Transdisciplinaridade, Ensino Remoto e Educação Hoje

Publicado 4/9/2021, 1:40:26 PM, última modificação 3/8/2024, 3:17:37 PM

JORNADA UFF DE EXPERIÊNCIAS DOCENTES NA PANDEMIA:

Transdisciplinaridade, Ensino Remoto e Educação Hoje

            Em 2020, fomos todos surpreendidos no Brasil pela chegada de um vírus que de epidêmico, tornou-se pandêmico. Escolas e universidades foram fechadas. Houve cidades que foram imediatamente fechadas como São Paulo, Niterói e Rio de Janeiro. A Educação formal passou a ser remota. Mesmo os que jamais algum dia se viram afeitos ao ensino à distância tiveram que se integrar, e se adaptar rapidamente.

             Além de uma contingência, o momento de levar uma vida em congruência as novas tecnologias tornou-se urgente necessidade. Desse modo, não poderia mais haver desculpas para não nos tornarmos mais “plugados”, mais conectados, mais pertencentes ao mundo virtual que deixou de ser tão irreal ou, para muitos, mesmo surreal e tem vindo a se desvelar como a única possibilidade viável nesta "era das trevas" que é a pandemia! Tivemos que rapidamente nos transformar. Ainda temos vindo a nos adaptar. E, de fato, o que nos congrega é a nossa infinita capacidade de aprendizado, que nos leva a ultrapassar as nossas limitações, o nosso olhar sempre humilde sobre mundos que queremos conhecer. Somente assim, poderemos nos superar e conseguiremos ofertar um trabalho condizente à Educação de qualidade aos que conosco caminham em busca do conhecimento e da sabedoria.

            Então, começamos a nos perguntar se esta era pandêmica será tão só "das trevas". Não haverá melhoria, benefícios, mudanças a partir das quais possamos ter uma Educação ainda mais aprimorada?  O que o ensino remoto nos trouxe de consequências para o contexto da sala de aula, dos processos de ensino-aprendizado nas diversas áreas da Educação universitária? O que é a modalidade remota de ensino, o que ela significa para cada um de nós? O que é o ensino híbrido? Quais as consequências das novas modalidades para a vida do professor e da sua esfera pessoal de pesquisador? Podemos nos valer dos benefícios da interação mediada pelas tecnologias? De que modo? Essas e outras perguntas são algumas das questões que nos afligem e serão debatidas ao longo da nossa Jornada!

            Se você tem vindo a pensar nestas questões e em outras que envolvem o ensino remoto, junte-se a nós neste evento transdisciplinar e interinstitucional!

Evento gratuito, via remota e aberto, a acontecer no dia 10/5/2021! Previstos produtos (duas publicações).

Para participar sem apresentação de trabalho, basta se inscrever aqui:

Qualquer questão, escreva para:

Para participar com apresentação de trabalho na modalidade comunicação:

Envie-nos um resumo do seu relato de experiência docente ou trabalho acadêmico bibliográfico sobre um dos tópicos abaixo até o dia 23/4, em que deverão constar:

Nome completo, instituição, título e resumo (com no máximo 300 caracteres)

Formato WORD, fonte Times New Roman 12, espaçamento 1,5.

Em obtendo o aceite até o dia 30/4, prepare a sua apresentação que no dia será feita via google meet (enviaremos o link atempadamente). A mesma deverá ser feita em no máximo 15 minutos + 5 minutos (para debate final, após todas as apresentações do seu painel).

Os trabalhos deverão vir em anexo ao seu e-mail para o endereço:

 As sessões de comunicação serão agrupadas nos seguintes tópicos de interesse:

1- AVALIAÇÃO: aspectos avaliativos no ensino remoto.

2- PREPARAÇÃO DE AULAS - SÍNCRONAS E ASSÍNCRONAS: como pensar o novo formato.

3- INTERAÇÃO – síncrona e assíncrona: como o ensino remoto muda tudo/entendendo as novas dinâmicas.

4- PLATAFORMAS – o que existe, o que usamos; regulamentação; formatos.

5- FORMATOS DO ENSINO REMOTO: quais são? Padronizar ou deixar livre? Efeitos de sentido, consequências, causas.

6- SILÊNCIOS E SILENCIAMENTOS: o que não se diz sobre e na aula remota (dos alunos aos professores)

7- COMPETÊNCIAS E INTELIGÊNCIAS: quando a mente pede silêncio e a tela grita imagem! Como o ensino remoto transforma o aprendizado?

8- Trauma social e os processos de ensino-aprendizagem: relatos

9- Ensino híbrido: para ficar e onlife (?)

Também se inscreva no formulário:

Reportar erro