O Programa

O Programa

Publicado 2/2/2017, 9:53:31 AM, última modificação 9/21/2021, 4:25:24 PM

Apresentação

O Programa de Pós Graduação em Tecnologia de Alimentos, nível Mestrado Acadêmico, de caráter multicampi (Medianeira e Campo Mourão), tem a proposta de formação de recursos humanos que possam promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico na área de alimentos, capacitados para desenvolver projetos de pesquisa e aplicá-los na solução de problemas relacionados à produção, conservação e segurança dos alimentos e no desenvolvimento de produtos e processos. Desta forma, visa propiciar condições que oportunizem o aprofundamento e a atualização dos conhecimentos teórico-práticos dos profissionais das áreas afins; utilizar as ferramentas da Tecnologia de Alimentos no desenvolvimento de processos para a cadeia produtiva de alimentos e de produtos de acordo com as necessidades específicas do mercado consumidor; fomentar o estreitamento dos laços da universidade com a indústria, por meio de projetos de cooperação com o setor produtivo, propiciando o desenvolvimento tecnológico industrial e divulgar os resultados de pesquisas mediante artigos técnicos e científicos.

O profissional egresso do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Alimentos deverá ser capaz de atender às necessidades científicas e tecnológicas na respectiva área de atuação, no âmbito de instituições públicas e privadas, de forma a conduzir cientificamente a resolução dos problemas, aplicar, inovar e criar conhecimento.

O curso de Mestrado em Tecnologia de Alimentos é ofertado, desde 2011, anualmente com períodos letivos divididos em quadrimestres, cuja seleção será realizada de acordo com os critérios descritos no Edital de Seleção (ver Inscrição e Seleção). A definição do Orientador Acadêmico de cada aluno selecionado será realizada até o final do primeiro quadrimestre.

Área de concentração

Tecnologia de Alimentos

 

Linhas de pesquisa

Ciência e Tecnologia de Produtos Alimentícios

Visa avaliar o potencial de tecnologias para o desenvolvimento de produtos tradicionais, funcionais e para fins especiais utilizando as matérias-primas e produtos agroindustriais regionais. Abrange ainda estudos de extração, isolamento, purificação e caracterização qualitativa e quantitativa de compostos naturais e sintéticos com propriedades bioativas e tecnológicas. Na tecnologia de alimentos serão abordados os aspectos relacionados ao controle de qualidade, à identificação das áreas críticas que comprometem os aspectos higiênico-sanitários de processos e produtos alimentícios, com ênfase em segurança alimentar e nutricional.

Processos Tecnológicos na Indústria de Alimentos

Desenvolver a modelagem, simulação e otimização de processos tecnológicos e de produtos de interesse para a indústria de alimentos. Serão investigados técnicas de microbiologia preditiva, processos fermentativos, caracterização de bioprodutos, aproveitamento de resíduos industriais, desenvolvimento de embalagens e filmes biodegradáveis, análise dos fenômenos de transferência de calor e massa e determinação de propriedades físicas e termofísicas dos alimentos.

Ações