Tecnologia e Inovação (M/D)

Publicado 4/19/2017, 12:52:23 PM, última modificação 3/7/2024, 4:17:44 PM

Carga Horária:45

Créditos:3.0

Ementa: Os modelos de inovação: "Science-Push", "Market-Pull", e o modelo cibernético-informacional; Sistema de inovação; O modelo Triple-Helix; Âmbitos e dimensões do sistema de inovação; Dimensões política, econômica, social e epistemológica da inovação; Estratégias de aprendizagem tecnológica; Difusão tecnológica. Conceitos e experiências; Processo de inovação tecnológica; Tipos de Inovação; Ciclo das inovações; Tecnologias disruptivas; Tecnologia e Inovação na Sociedade do Conhecimento; Educação e Inovação.

Referências:
BASTOS, João Augusto S.L.A(org.). Capacitação Tecnológica e Competitividade. Curitiba: IEL/PR, 2003.
BASTOS, João Augusto S.L.A(org.) Desafios para a Apropriação do Conhecimento Tecnológico.Curitiba:PPGTE-CEFET/PR, 2000.
BURGELMAN, Robert. Strategic Management of Technology and Innovation, McGraw Hill, 1995.
DAGNINO, Renato. Gestão Estratégica da inovação: metodologias para análise e implementação. Taubaté : Cabral Editora e Livraria Universitária, 2002.
ETZKOWITZ, Henry; WEBSTER, Andrew; HEALEY, Peter (eds). Capitalizing Knowledge: New intersections of Industry and Academia. Albany/USA: State University of New York, 1998.
FUNDACIÓN COTEC. Innovación para el desarrollo local. Gijon/Espanha : COTEC, 1998.
FUNDACIÓN COTEC. TEMAGUIDE:Technology Management and Innovation for Companies. Valencia, Espanha, 1995.
KANTER, Rosabeth Moss; KAO, John; WIERSEMA, Fred (eds). Inovação: pensamento inovador na 3M, DuPont, GE, Pfizer e Rubbermaid. São Paulo : Negócio Editora, 1998.
LACERDA, Antonio C.; REIS, Dálcio R.; PERINI, Fernando A. B.; CARVALHO, Hélio G.; CAVALCANTE, Márcia B.; BRUEL,Sérgio. Tecnologia: estratégia para a competitividade. São Paulo : Editora Nobel, 2001.
MARCOVITCH, Jacques (org.). Administração em Ciência e Tecnologia. São Paulo : Edgard Blücher, 1983.
ROCA, Miguel Barceló. Innovación tecnológica en la indústria: una perspectiva española. Barcelona : Beta Editorial S.A.,1994.
STARKEY, Ken (org.). Como as Organizações Aprendem. São Paulo : Editora Futura, 1997.