Acompanhamento e Destino de Egressos
O Programa de Pós-Graduação em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos (PPGTP) realiza um acompanhamento contínuo de seus egressos, consolidando dados ao longo do tempo. O mapeamento do perfil e do destino profissional dos ex-alunos utiliza uma metodologia própria, que combina diferentes estratégias, incluindo contato via e-mail e redes sociais, interação entre orientadores e orientados, além de consultas a fontes abertas, como a Plataforma Lattes, a Plataforma Sucupira e portais de transparência federais e estaduais.
Para ampliar esse acompanhamento e fortalecer o vínculo institucional dos egressos com a comunidade docente e discente, o programa disponibiliza um formulário próprio, que pode ser acessado pelo link: https://forms.gle/tww4TQpGYBDEJtxH7.
Essas ações permitem ao PPGTP avaliar a atuação do programa, seu impacto no desenvolvimento de competências dos egressos e contribuir para o aprimoramento constante de suas atividades acadêmicas.
Hoje, dentre os egressos do período compreendido entre 2020-2024 (52 egressos), estão sendo apresentados os dados que corresponde a um percentual de 94,1%. Verifica-se que deste montante 32% estão dando continuidade à formação acadêmica cursando Doutorado; 22% estão trabalhando em empresas do setor industrial; 16% atuando na docência em Instituições de Ensino Superior; 14% atuando na Educação Básica; 4% atuando como técnicos de laboratório em instituições privadas ou públicas, 6% atuando em Empreendedorismo e 6 % em outras atividades. Ainda, vale destacar que 94% estão empregados e que 90% atuam na área de formação.
Impacto Regional
A pesquisa sobre o destino dos egressos é essencial para avaliar o impacto social do PPGTP. Observa-se que a área de atuação dos ex-alunos é predominantemente regional, com 62% dos egressos trabalhando em municípios do Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina.
O acompanhamento do perfil dos egressos é um indicador fundamental da qualidade do programa, permitindo aferir o cumprimento das metas de formação e a capacidade dos profissionais formados pelo PPGTP de desempenharem funções estratégicas na academia, na indústria e em outros setores.
Para o PPGTP, o perfil do egresso se caracteriza como um ponto importante, pois possibilita aferir a qualidade do programa e o cumprimento das metas de formação dos alunos, para que assim consigam desempenhar as funções para as quais foram preparados durante o seu curso e pesquisa.