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Projetos de Pesquisa

Projetos de Pesquisa

Publicado 4/7/2025, 5:11:11 PM, última modificação 5/13/2025, 4:53:51 PM

Título do projeto

Resumo do projeto

docente Responsável

Código SisPeq

Início

Fim

    Um panorama sobre o uso da Ciência de Dados em Instituições Públicas Brasileiras
A Ciência de Dados tornou-se um campo interdisciplinar essencial para a extração de conhecimento e a tomada de decisão baseada em evidências, especialmente na administração pública. O volume crescente de dados gerados por instituições públicas demanda competências analíticas capazes de transformar informações brutas em subsídios estratégicos para a formulação de políticas públicas eficazes. No entanto, a adoção da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial na administração pública brasileira ainda enfrenta desafios significativos, e a literatura carece de um consenso consolidado sobre sua incorporação ao setor público. Esse cenário revela lacunas teóricas e metodológicas que dificultam a institucionalização dessas tecnologias. Diante desse contexto, este estudo busca avaliar o panorama da Ciência de Dados em instituições públicas brasileiras. Os objetivos específicos incluem: (i) compreender os propósitos de seu uso, (ii) verificar o nível de alfabetização em Ciência de Dados e (iii) analisar seu grau de institucionalização nessas instituições. A pesquisa será conduzida no âmbito do PROFIAP/UTFPR, sob a perspectiva epistemológica do Construtivismo Social, e utilizará o Estudo de Caso como estratégia metodológica central. Serão analisadas instituições públicas nos níveis federal, estadual e municipal, abrangendo os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário. A investigação adotará ferramentas digitais para análise qualitativa de dados textuais, incluindo análise temática, textual e de conteúdo. Os resultados esperados contribuirão para uma melhor compreensão dos desafios e oportunidades da Ciência de Dados na administração pública brasileira, fornecendo subsídios para sua adoção mais eficaz e sustentável.

2951

2025

2029

    Ecoinovações em ambientes inovadores: uma análise multiator, multifase e multinível - etapa 2
Os problemas ambientais advindos do crescimento descontrolado ampliaram o interesse por estudos que aliam a inovação e a sustentabilidade. As trajetórias tecnológicas inovadoras passaram a buscar maneiras eficientes de preservação ambiental, aliadas às vantagens competitivas organizacionais (CORAZZA, FRACALANZA, 2004). Neste sentido, interligar a inovação com a sustentabilidade ambiental, como na chamada ecoinovação, conceito abordado nos estudos de Carrillo-Hermosilla, González, Konnola (2009), contribui para entender a relação entre a sociedade, a economia e o meio ambiente. Com a ecoinovação, o crescimento contínuo concilia a proteção ambiental com o ambiente inovador. As ecoinovações influenciam o ambiente externo dos indivíduos e, também, a sua maneira de repensar o mundo..

2694

05/2024

04/2029

    Desenvolvimento Sustentável: Desafios e Avanços na Gestão Pública
Este projeto visa analisar o desempenho e as inciativas dos órgãos públicos, relacionados com a implementação da sustentabilidade, identificando a adequação às políticas públicas, as peculiaridades associadas a cada tipo de instituição e a evolução apresentada buscando desenvolver, a partir dos cenários identificados, soluções inovadoras e sustentáveis para melhoria do desempenho institucional e para a gestão eficiente da sustentabilidade.

2902

04/2025

12/2026

    Administração Pública e Organizações: Inovação Tecnológica e Contratos
Desenvolver estudos direcionados à Administração Pública e Organizações principalmente os relacionados ao estímulo da Inovação Tecnológica, considerando elementos ligados à legislação, normas, contratos e ambientes de inovação, principalmente. Espera-se as seguintes repercussões: * Social: Propostas de legislações e normas para o fomento da inovação. Políticas públicas para tecnologias sustentáveis. Capacitação interdisciplinar entre as áreas jurídicas, econômicas e tecnológicas. * Tecnológica: Apoio às Startups e Micro e Pequenas Empresas (MPEs) de base tecnológica. Promover a Proteção Industrial, notadamente as patentes. Auxiliar na Transferência de Tecnologia. * Econômica: Promoção da inovação tecnológica. Suporte à criação de Startups e MPEs de base tecnológica.

3196

03/2025

11/2028

    Modelos Inovadores para a Solução de Problemas Gerenciais na Administração Pública
Este projeto de pesquisa objetiva desenvolver e implementar modelos inovadores para a solução de problemas gerenciais em diversas áreas da administração pública. Diante dos desafios contemporâneos enfrentados pelas instituições públicas, como a necessidade de maior eficiência, transparência e responsabilidade, torna-se imperativo adotar abordagens gerenciais que otimizem recursos e melhorem a qualidade dos serviços prestados à população. A pesquisa será conduzida por meio de um conjunto de estudos de caso realizados pelos orientandos do mestrado PROFIAP, cada um focando em um desafio específico dentro de suas respectivas áreas de atuação. A abordagem metodológica incluirá a análise detalhada de processos administrativos, identificação de pontos críticos, e proposição de soluções baseadas em boas práticas, tecnologias emergentes, e teorias de gestão contemporâneas. O projeto contemplará diversas frentes de atuação, como a modernização administrativa, gestão de recursos humanos, finanças públicas, políticas de saúde, educação, segurança, e gestão ambiental. Cada estudo de caso seguirá uma estrutura padronizada que permitirá a comparação entre os diferentes contextos e a generalização das soluções propostas. As metodologias utilizadas incluirão a análise SWOT, mapeamento de processos, benchmarking, PDCA e Balanced Scorecard. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam significativamente para a melhoria da eficiência e eficácia das operações governamentais, promovendo uma administração pública mais ágil, transparente e orientada para resultados. Além disso, o projeto visa criar um corpo de conhecimento robusto que possa servir de referência para gestores e policymakers na formulação e implementação de políticas públicas inovadoras. A disseminação dos resultados será feita por meio de publicações acadêmicas, garantindo que as melhores práticas identificadas possam ser replicadas em diferentes contextos e escalas dentro da administração pública.

2782

07/2024

07/2028

    Estudos sobre relações entre efetividade do setor público e práticas, políticas e processos de gestão de recursos humanos e de inovação nas instituições públicas brasileira
A pesquisa visa investigar a efetividade do setor público e as suas relações com recursos humanos, práticas e processos de gestão e de inovação. Pretende-se analisar como práticas, políticas e processos de gestão de recursos humanos e de inovação podem influenciar a efetividade administrativa, a produtividade dos colaboradores e a capacidade das instituições de promoverem inovações em suas atividades fins e administrativas. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas, políticas e processos bem-sucedidos de gestão e de, além da avaliação de seu impacto na qualidade, no desempenho e nos resultados das instituições públicas. Espera-se que este estudo contribua para o aprimoramento das práticas, políticas e processos de gestão de pessoas, oferecendo diretrizes para a integração institucional e adaptação às novas demandas sociais e tecnológicas, inclusive retenção de talentos e qualidade de vida dos servidores. Ao abordar essas temáticas, o projeto visa não apenas fortalecer a capacidade das instituições públicas de responderem aos desafios contemporâneos, mas também contribuir para o avanço do debate sobre gestão pública e inovação no contexto brasileiro.

2900

2025

2028

    Governança, accountability democrática e sustentabilidade de políticas públicas para o desenvolvimento de territórios
Entender os mecanismos de governança que podem potencializar a efetividade e a sustentabilidade de políticas públicas se mostra como alternativa viável para a realização de pesquisas relacionadas ao desenvolvimento de territórios. O entendimento de que o território pertence a todos e que os recursos públicos são finitos e que precisam ser aplicados de maneira racional e transparente remete a necessidade da busca pela accountability democrática que permita aos cidadãos acompanharem e participarem das decisões pautadas pelo estado em relação a seu território. Desta maneira o presente projeto de pesquisa pretende estudar os mecanismos de governança, accountability democrática e sustentabilidade de políticas públicas. Pretende-se utilizar como metodologia a análise de conteúdo e estudos de caso envolvendo municípios, órgãos deliberativos, sistema de saúde e sistema de ensino de diversos territórios. Alguns dados levantados já permitem perceber que é necessário um melhor planejamento das políticas públicas que já na sua definição sejam definidos indicadores de avaliação. Também é necessário que o estado e órgãos públicos aperfeiçoem a governança, a transparência, participação e o monitoramento de suas ações para garantir a sustentabilidade das políticas públicas para o desenvolvimento de territórios.

2992

03/2025

08/2028

    Inovação e Empreendedorismo: o papel e resultados das Universidades do Paraná localizadas em municípios de médio porte
Este projeto, configurado no formato ¨guarda-chuva¨, busca conduzir diferentes projetos de pesquisa com interfaces em dois mestrados profissionais, nas áreas de ensino e administração pública. Tendo por fundamento os pressupostos, principalmente, da Entrepreneurial Universities (EU) e as teorias sobre o Comportamento empreendedor, Capacidades dinâmicas e institucional. Bem como, embasada em estudos que investigam as relações e as implicações das dimensões internas e externas das IES para a disseminação e a promoção do empreendedorismo. Apresenta-se o seguinte objetivo geral: propor um conjunto de indicações para alavancar os resultados das ações de empreendedorismo aplicadas nas IES paranaense localizadas em cidades de porte médio. Para se alcançar esse resultado, são propostas pesquisas nas modalidades qualitativa e quantitativa organizadas em 4 etapas. Sendo que as duas primeiras etapas tratam da preparação, revisão, fundamentação teórica e a caracterização da situação da Entrepreneurial Universities no cenário brasileiro. Ao passo que as duas últimas etapas estão relacionadas ao trabalho de coleta e tratamento de dados. Assim, espera-se que como resultados no campo teórico disponibilizar esse conjunto de indicações, por meio de um constructo, o qual poderá ser validado pela literatura e para o campo gerencial dispor de um campo de conhecimento e formação para que os participantes possam por meio de treinamentos, palestras e outros mecanismos contribuir com as IES para estruturarem ou alavancarem as suas ações empreendedoras.

12142

04/2024

12/2026

    "Janelas de oportunidade e estratégias de inovação baseadas em aprendizagem: implicações para o desenvolvimento tecnológico"
Este projeto objetiva entender o processo de desenvolvimento tecnológico e de inovação em empresas públicas e privadas. Apesar da grande quantidade de pesquisas sobre desenvolvimento tecnológico em empresas de economias emergentes, ainda sabe-se pouco sobre o papel de estratégias de aprendizagem em respostas à janelas de oportunidade que emergem. Para tal, utiliza-se um desenho de pesquisa qualitativo baseado em evidências coletadas principamente por meio de entrevistas. Esse desenho de pesquisa é operacionalizado a partir de estudos de caso em profundidade.

884

01/2023

01/2028

    Integrando educação empreendedora, inovação social e saúde mental: como melhorar o bem estar profissional e estudantil
A pesquisa explora a integração da educação empreendedora, inovação social e cuidados com a saúde mental para melhorar o bem-estar profissional e estudantil. Investiga como programas educacionais que promovem o empreendedorismo podem contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras que abordem tanto desafios sociais quanto questões de saúde mental entre estudantes e profissionais. Os resultados esperados incluem a identificação de práticas eficazes de educação empreendedora, o desenvolvimento de estratégias para promover um ambiente de trabalho e estudo mais saudável e produtivo e a criação de métodos para avaliar o impacto dessas iniciativas na qualidade de vida dos participantes. O estudo contribui para a promoção de um ambiente mais inclusivo e sustentável tanto na Universidade quanto nas organizações, fomentando uma cultura organizacional que valorize a inovação e o bem-estar pessoal e profissional. Visa também melhorar a performance e a satisfação dos indivíduos envolvidos e contribuir para o desenvolvimento de soluções sustentáveis e socialmente responsáveis para os desafios contemporâneos.

2908

2024

2028

      
    Gestão da inovação e planejamento estratégico na administração pública
Este projeto tem como objetivo geral desenvolver pesquisas em temas relacionados a planejamento estratégico, gestão da inovação e conhecimento em instituições públicas e educacionais, visando a qualificação e aperfeiçoamento de processos e serviços através da implementação de soluções inovadoras para o aumento da eficiência administrativa. Assim, estudos convergentes com o escopo desta pesquisa abrange: investigação dos modelos e etapas de planejamento estratégico aplicadas às instituições públicas, visando sua implementação, avaliação, acompanhamento e controle; realização de diagnóstico situacional de processos, fluxos de trabalho e serviços, visando a proposição de metodologias que resultem em ganhos, maior otimização, maximização e economicidade de recursos públicos; projetos de inovação aberta; e, projetos voltados para a aplicação de metodologias como Design Thinking e Balanced Scorecard com foco na gestão estratégica e maior eficiência dos serviços públicos. Desta forma, a pesquisa visa coletar dados e informações das instituições com relação aos processos e sistemas de trabalho, planejamento, serviços, bem como oportunidades, desafios e dificuldades para inovar de forma colaborativa. Como resultado, espera-se contribuir para a proposição e implementação de ferramentas de administração e planejamento estratégico, e também com mecanismos que venham estimular e auxiliar as instituições públicas a fomentar e sistematizar a inovação em seus serviços.

2860

11/2024

09/2029

    Guia de implementação de sistemas de medição de desempenho para negócios com viés social
Como implementar sistemas de medição de desempenho em organizações que operam com foco social além do lucro financeiro é a questão que direciona essa pesquisa. Tradicionais modelos de sistemas de medição de desempenho têm características de embasar suas métricas em índices financeiros e, quando consideram indicadores sociais, geralmente são complementares. A agenda de pesquisa em gestão de desempenho aponta que há variados frameworks disponíveis para empresas tradicionais, ou seja, aquelas que operam com foco no lucro de seus proprietários ou acionistas. Também, na busca por legitimar suas ações, a administração pública tem recebido especial atenção tratando-se de indicadores de desempenho, transparência e prestação de contas obrigatória e voluntária. Porém, as ações voltadas a demandas sociais e os avanços na indústria 4.0 têm motivado novos modelos de negócio que podem ou não focar no lucro financeiro, mas ainda assim operam com particularidades como é o caso das cooperativas, empresas sociais, direct-to-do consumers, online to offline, franquias, outsorcing, buy one give one, crowdsourcing, marketplace and low-cost private label. Esse projeto tem como objetivo identificar e discutir diretrizes para a medição de desempenho em organizações que operam além do lucro financeiro e propor um guia de implementação de sistemas e indicadores de desempenho aplicáveis. A partir desse guia, gestores e pesquisadores podem se beneficiar dos resultados para caracterizar seus negócios, aprimorar seus modelos de gestão e tomada de decisão, envolvimento dos stakeholders e legitimidade. Sob o ponto de vista da UTFPR, esse projeto apoia-se no contexto social da universidade pública de oferecer educação tecnológica de excelência, construir e compartilhar o conhecimento voltado à solução dos reais desafios da sociedade.

2195

07/2023

07/2028

    Sustentabilidade em Sistemas Produtivos, Circular Economy, Industrial Ecology, Industrial Eco-park`s, Sustainable Supply Chain Management e Gestão de Resíduos: Descrição, Análise e Prospecção de Modelos Sustentáveis
O projeto visa ser um grande guarda-chuva de pesquisas que venho desenvolvendo com a aplicação dos conhecimento advindos da gestão de operações aplicadas a sustentabilidade de sistemas produtivos, a gestão de resíduos e a gestão de projetos.

2162

06/2023

05/2025

    Políticas Públicas e Desenvolvimento Profissional Docente para uma Cidade Educadora

A pesquisa no contexto das cidades educadoras e/ou cidades que educam tem por objetivo situar as políticas públicas que corroboram para o processo de aprendizagem ao longo da vida em territórios educativos, tendo como base três eixos: a educação formal, não-formal e informal. Neste contexto também se intenciona investigar ações de desenvolvimento profissional docente que promovam esses eixos de aprendizagem tendo como cenário as cidades que educam, seus territórios, suas políticas educacionais e intersetoriais, seus processos disruptivos e tecnológicos. O conceito de cidades educadoras propõe uma ampla valorização da educação como elemento central na governança e no desenvolvimento urbano. Dentro da administração pública, este projeto de pesquisa analisa como políticas públicas eficazes podem criar um ecossistema educativo que promova a aprendizagem ao longo da vida em diferentes contextos educacionais. O foco se dará em três eixos interligados: a educação formal, não-formal e informal, examinando o papel das organizações na implementação e gestão dessas políticas. Parte da questão como as políticas públicas podem ser desenhadas e implementadas pela administração pública para promover o desenvolvimento profissional docente em uma cidade educadora, favorecendo a aprendizagem em diversos contextos educativos? Intenciona-se investigar a intersecção entre políticas públicas de educação e o desenvolvimento profissional docente, analisando o papel da administração pública e das organizações na construção de uma cidade educadora. Investigar a relação entre administração pública e organizações educacionais é crucial para a criação de políticas que realmente atendam às necessidades de formação dos docentes e que, ao mesmo tempo, promovam uma aprendizagem integrada na sociedade. Compreender essas dinâmicas pode proporcionar insights valiosos sobre como aprimorar a gestão pública e a eficácia das instituições educacionais.

2849

10/2024

09/2026

    POLÍTICAS EDUCACIONAIS E GESTÃO DAS INSTITUIÇÕES PÚBLICAS DE ENSINO: MELHORIA DOS RESULTADOS E DA EFICIÊNCIA ADMINISTRATIVA
A pesquisa objetiva analisar as práticas de gestão das instituições públicas de ensino brasileiras, com foco nas escolas de Educação Básica e nas Instituições de Ensino Superior, a partir de uma avaliação de como estas implementam as políticas públicas e as estratégias de gestão voltadas à melhoria dos resultados educacionais e ao aumento da eficiência administrativa. A partir de uma pesquisa-intervenção o estudo se estrutura com uma abordagem mista, com predominância da metodologia qualitativa, complementada por aspectos quantitativos para exploração do objeto do estudo. A análise socioeconômica e dos dados educacionais é essencial para a compreensão das desigualdades presentes nos sistemas de ensino e a identificação das barreiras viabiliza a elaboração de políticas mais eficazes para a equidade e o sucesso educacional. A utilização de abordagens de comunicação organizacional, como a Linguagem Simples, oportuniza a transparência e a acessibilidade das informações visto que a comunicação simples, objetiva e inclusiva facilita a compreensão das políticas e diretrizes institucionais promovendo maior participação, a governança e melhoria dos resultados educacionais. A implementação do trabalho remoto surge como uma resposta à necessidade de modernizar a gestão administrativa nas organizações públicas, em especial nas Instituições de Ensino Superior, quando experiências recentes com o teletrabalho demonstram que, se bem planejado e estruturado, o trabalho remoto pode aumentar a produtividade, reduzir custos operacionais e ampliar a satisfação dos servidores, sem comprometer a qualidade dos serviços prestados. Neste contexto, concebido como uma ferramenta indispensável para a concretização das metas propostas no âmbito de uma instituição de ensino, pode orientar a aplicação das estratégias de análise socioeconômica, de abordagens de comunicação organizacional e do trabalho remoto, para que estas práticas sejam adotadas de maneira integrada e sustentável.

2848

11/2024

10/2029

    Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Análise de Indicadores em Municípios Brasileiros de Pequeno Porte
O presente projeto propõe um quadro referencial de indicadores para cidades inteligentes e sustentáveis aderentes aos modelos globais e convergentes ao contexto de municípios brasileiros de pequeno porte. Para isso, irá identificar modelos teóricos em rankings internacionais e nacionais de cidades inteligentes e sustentáveis; relacionar o quadro referencial com as estratégias do Ecossistema Regional de CT&I da região oeste do Paraná; analisar a aplicabilidade das dimensões e/ou indicadores em municípios brasileiros de pequeno porte; validar o quadro referencial com gestores de um município de pequeno porte e atores do Ecossistema de CT&I no Oeste do Estado do Paraná. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, delineamento não experimental, corte transversal, do tipo exploratório. A área de pesquisa corresponde a um município paranaense de pequeno porte, conforme classificação do IBGE, bem como os atores do Ecossistema Regional ao qual a cidade está vinculada. Como principais resultados, espera-se contribuir com a literatura acadêmica no que tange ao estudo de indicadores de cidades inteligentes e sustentáveis, com base em rankings internacionais e nacionais, alinhados às estratégias de CT&I. Do ponto de vista gerencial, o estudo apresenta um arcabouço de ações que poderão ser desenvolvidas, com base em indicadores validados, voltados especificamente para o contexto regional do município.

5652

02/2024

12/2028

    Igualdade de gênero e crescimento profissional: percepção dos contadores sobre a inserção da mulher contadora no mercado de trabalho
Este projeto tem por objetivo analisar a percepção dos contadores em relação a inserção e desenvolvimento profissional da mulher contadora. Busca-se compreender como os profissionais contábeis percebem a presença das mulheres no mercado de trabalho da contabilidade e em cargos de liderança, identificando suas opiniões e visões sobre as oportunidades e desafios enfrentados por mulheres na profissão. Diante disso, o estudo empregará uma abordagem qualitativa, a partir de questionário adaptado de uma entrevista de artigo similar à pesquisa, que foi realizada na Universidade do Minho, em Portugal. A pesquisa será destinada a grupo de contadores que atuam em cargos de liderança e contadores que não trabalharam em cargos de liderança. A amostra será composta pelos respondentes que aceitarem participar e responder ao questionário, todos egressos do curso de Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Pato Branco . Neste contexto, as respostas serão analisadas graficamente, a partir de estatística descritiva e análise exploratória, contrastando as respostas em grupos.

2826

08/2024

08/2026

    Os objetivos estratégicos cabem no orçamento? Análise das prioridades de gestão e a alocação de recursos orçamentários
O projeto tem por objetivo analisar as prioridades de gestão estabelecidas no Plano de desenvolvimento institucional (PDI) ou Plano Plurianual (PPA) e a se a alocação dos recursos orçamentários disponibilizados na LOA. Trata-se de uma pesquisa exploratória com abordagem qualitativa e quantitativa, com uso de dados secundários, documentos institucionais, analisados por meio de analise de conteúdo. Resultados esperados: identificar se a forma de alocação de recursos orçamentários contribui/leva em consideração as prioridades de gestão estabelecidas no PDI, nas diversas entidades que compõem o setor público brasileiro.

2903

02/2025

10/2026

      Gestão, transformação e inovação de operações de serviços e processos de serviços públicos
Elabora-se esse projeto em uma condição de abrigar dois temas importantes da administração: planejamento de operações e processos administrativos. Esses temas são importantes tanto no setor público específico quanto empresas privadas e que mantenham relações com os órgãos públicos, especialmente na forma de terceirizadas. Com isso, pretende-se trabalhar diferentes projetos com interfaces nas áreas de administração pública, em processos operacionais de gestão e de operações e serviços. Esse projeto está pautado e fundamentado em preceitos da administração de serviços e, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos pauta como uma de suas obrigações, a responsabilidade de implementar estratégias inovadoras na administração pública, liderando a transformação da cultura de Gestão de Pessoas (BRASIL, 2024). Também, pauta-se em estudos sobre relações do governo e instituições públicas frente aos desafios conjunturais e inovações para os órgãos da administração e atendimento à população. Com isso, o objetivo do estudo é desenvolver processos de gestão e operações em serviços públicos, enfatizando ações empreendedoras no âmbito do poder público. Para o alcance desse objetivo são propostas pesquisas qualitativas e quantitativas em algumas frentes: 1. Revisão da literatura sobre operações em serviços, processos e gestão, gerando aspectos ou fatores determinantes de desempenho. Isso se dará na forma de levantamento teórico por meio de consulta a principais periódicos e literatura pertinente; 2. Desenvolvimento de interfaces lógicas entre a gestão de serviços e processos administrativos; 3. etapa relacionada com a coleta e tratamento de dados. Com isso, espera-se apresentar subsídios teóricos e práticos, conduzindo à validação da teoria existente e desenvolvimento de novos conceitos disponibilizados e validados para a gestão de serviços e processos nos campos de conhecimento específicos (gestão de operações serviços, gestão de processos, administração pública).

2861

03/2025

12/2029

      
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