Home
/
Cursos
/
Ensino Técnico

Ensino Técnico

Publicado 4/15/2016, 6:22:32 PM, última modificação 4/15/2016, 6:26:47 PM

Se você está interessado em fazer um curso técnico integrado ao ensino médio ou técnico subsequente, você precisará se inscrever no exame de seleção. O processo seletivo é realizado duas vezes ao ano, com inscrições no mês de maio e outubro. Neste exame, 50% das vagas são destinadas aos alunos que cursaram o ensino fundamental na rede pública de ensino. 

Outra forma de ingressar nos cursos técnicos é através do processo de transferência e aproveitamento de cursos. Os editais costumam ser lançados por volta de um mês após o início das aulas, para que o aluno seja transferido para a UTFPR no semestre seguinte. Para se inscrever, o candidato deve estar matriculado, ou com matrícula trancada, numa instituição de ensino brasileira, ou ser egresso de cursos da Educação Profissional Técnica de Nível Médio. 

TÉCNICOS INTEGRADOS

Os Cursos Técnicos Integrados são destinados aos alunos que concluíram o ensino fundamental e que buscam, em um único curso, tanto a formação do ensino médio quanto a formação técnica profissional. É um curso com duração de até quatro anos que garante ao formado o direito de prosseguir seus estudos no nível superior, bem como o de exercer uma atividade profissional técnica.

 Acesse a página de cursos técnicos.

TÉCNICOS SUBSEQUENTES

O curso técnico subsequente tem duração de um ano e meio até dois anos e é voltado para os alunos que já concluíram o ensino médio e estão interessados em uma formação técnica profissional. Além disso, a Universidade deu início à sua atuação na Educação Profissional Técnica de Nível Médio a Distância, por meio do programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil), ofertando atualmente seis cursos.

 Acesse a página de cursos técnicos.