Home
/
Cursos/
Programas de Pós-Graduação/
Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação/
Área Acadêmica/
Secretaria acadêmica do PPGCC/
Entrega de versão final de dissertação
Entrega de versão final de dissertação
Publicado 2/10/2025, 9:14:56 AM, última modificação 3/31/2025, 2:54:40 PM
Após a defesa de mestrado e sua aprovação, é necessário realizar o depósito da versão final da dissertação. Siga os passos a seguir:
- Obtenha a folha de aprovação da dissertação. Ela é gerada após a aprovação na defesa da dissertação, necessitando da assinatura do estudante aprovado (agora mestre). No Portal do Aluno, acesse o item Documentos Disponibilizados. Procure por documentos disponibilizados. Lá deverá ter listado, como resultado da busca, a Folha de Aprovação de Dissertação. Imprima ela como um PDF, no tamanho de página A4.
- Certifique-se que a folha de aprovação está no formato PDF/A. Como sugestão, utilize um programa para converter o PDF para o formato PDF/A. Como sugestão, o PDFEN é um site que permite fazer isso: https://www.pdfen.com/convert-to-pdf/convert-pdf-to-pdfa
- Na dissertação, substitua o arquivo pre-texto/folha-aprovacao.pdf pela folha de aprovação que você obteve no passo anterior. Certifique-se de manter o nome original: pre-texto/folha-aprovacao.pdf.
- Na dissertação, abra o arquivo principal (main.tex) e comente a linha com o texto "\approvalpage" e descomente a linha abaixo com o texto "\includepdf[scale=1.0,pages=1]{./pre-texto/folha-aprovacao.pdf}."
- Recompile a sua dissertação, certificando-se que a folha de aprovação foi devidamente incluída.
- Verifique se o documento está adequado ao formato PDF/A. Como sugestão, utilize um validador de PDF como o PDF2Go (online, https://www.pdf2go.com/validate-pdfa) ou o veraPDF (offline, download disponível em https://verapdf.org/software/). Caso encontre algum problema, corrija-o e realize novamente a validação até que o documento esteja validado como PDF/A.
- Renomeie o arquivo da dissertação com até quatro palavras significativas do seu título, em letras minúsculas, sem espaços, acentos, cedilha, pontos ou caracteres/símbolos especiais, sem artigos, preposições e conjunções. Por exemplo: titulodissertacaoppgcccm.pdf.
- Encaminhe esse arquivo para o orientador realizar o envio no Sistema Acadêmico.
