Design Participativo e Prospecção Coletiva

Publicado 4/11/2025, 2:19:48 PM, última modificação 4/17/2025, 5:10:07 PM

Ementa

A disciplina de Design Participativo e Prospecção Coletiva parte do reconhecimento da natureza complexa e disputada da mediância no Design Prospectivo, revelando a importância da prospecção coletiva e do diálogo interdisciplinar para contemplar esses múltiplos interesses e pontos de vista. Nesta disciplina, estudantes explorarão como a prospecção coletiva difere da pura especulação, e aprenderão que a criação de visões de futuro compartilhadas, que considerem a diversidade de perspectivas, é crucial para identificar novas possibilidades e fortalecer qualidades relacionais. A disciplina também destaca a importância de inclusão de diferentes atores no processo de projeto para a identificação de novas possibilidades, antes veladas, e o desvelamento de novos caminhos. Ao final do curso, estudantes serão capazes de incorporar a prospecção coletiva em suas práticas de design, entendendo como propor mudanças em estruturas ao encontrar qualidades relacionais que sejam de interesse e que motivem a contribuição mútua de diversos atores.

Carga horária: 60h (4 créditos)

Reportar erro