Produtos Educacionais
Os 142 Produtos Educacionais associados às dissertações desenvolvidas no PPGMAT encontram-se relacionados a seguir, em ordem cronológica decrescente, de 2024 a 2017.
Título: Da teoria à prática: uma proposta de ensino de EDO para apoiar o raciocínio matemático de estudantes Data do documento: 05/12/2024 Autoria: Tais Mara dos Santos e Henrique Rizek Elias Finalidade: Disseminar práticas para apoiar o raciocínio matemático em Equações Diferenciais Ordinárias, com tarefas exploratórias e uso de tecnologia digitais como GeoGebra e Python. |
Título: Quero ensinar usando modelagem matemática, o que preciso saber? Data do documento: 08/11/2024 Autoria: Jeniffer Paula da Cruz, Karina Alessandra Pessoa da Silva e Letícia Barcaro Celeste Omodei Finalidade: Disponibilizar aspectos de práticas de Modelagem Matemática enquanto alternativa pedagógica de modo que os professores compreendam a alternativa como possível em seus ambientes de atuação e possam planejar aulas e ensinar usando Modelagem Matemática. |
Título: Oralidade em práticas avaliativas nas aulas de matemática: potencialidades e organização Data do documento: 03/10/2024 Autoria: Luiz Augusto Paschoal de Souza e Marcele Tavares Mendes Finalidade: O Produto educacional é uma Playlist que tem por finalidade divulgar vídeos, direcionados a professores, pesquisadores e demais interessados, que apresentam como podem ser organizadas práticas avaliativas a serviço dos processos de ensino e de aprendizagem, com linguagem apropriada para despertar o interesse. |
Título: O raciocínio matemático e seus entendimentos essenciais Data do documento: 19/09/2024 Autoria: Loryane Santos de Oliveira, André Luis Trevisan e Eliane Maria de Oliveira Araman Finalidade: Ajudar a explorar e compreender os nove entendimentos essenciais do Raciocínio Matemático, que constituíram a base teórica da pesquisa e apresentar as tarefas. |
Título: Tarefas Matemáticas para o desenvolvimento do pensamento geométrico: explorando o teorema de Pitágoras Data do documento: 18/09/2024 Autores: Elisângela Udeliza Toginho e Henrique Rizek Elias Finalidade: Para professores do 9º ano, com tarefas sobre o Teorema de Pitágoras e uso do Ensino Exploratório para desenvolver o pensamento geométrico dos alunos. |
Título: Utilizando Modelagem Matemática em sala de aula Data do documento: 27/08/2024 Autoria: Marcos Vinicius Graciano Garrido e Rodolfo Eduardo Vertuan Finalidade: Produto Educacional vinculado à dissertação de Mestrado, validado por banca, registrado em Repositório Institucional (RIUT), com acesso publico e gratuito. A finalidade é orientar a efetivação de atividades de MM no Ensino Médio a partir da literatura. |
Título: Resolução de Problemas: ações do professor e a mobilização do pensamento matemático dos alunos Data do documento: 09/08/2024 Autoria: Brenda Anselmo Mendes e Andresa Maria Justulin Finalidade: Orientar professores e educadores que almejam inserir em suas aulas a Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas para promover o pensamento matemático de seus alunos. |
Título: Funções executivas na resolução de tarefas de Matemática Data do documento: 02/07/2024 Autoria: Dyana Grazielli Altomani Braga e Jader Otavio Dalto Finalidade: Compartilhar contribuições das Funções Executivas (Controle Inibitório, Memória de Trabalho e Flexibilidade Cognitiva) no desempenho em Matemática e os resultados da pesquisa, com 8º ano, sobre a mobilização das FE na aplicação de tarefas de Matemática. |
Título: Atividades de modelagem matemática: um olhar a partir de usos da linguagem por alunos do ensino médio Data do documento: 28/06/2024 Autoria: Michael Felipe Koga e Emerson Tortola Finalidade: Apresentar um conjunto de atividades de Modelagem Matemática para professores que ensinam matemática e que têm a intenção de implementar a alternativa pedagógica nas aulas. O conceito de “jogos de linguagem” de Wittgenstein também constitui o material. |
Título: Produto educacional: uma sequência didática – empreendedorismo no ensino médio atendendo a expectativas do mercado Data do documento: 28/06/2024 Autoria: Thais Nagaoka Pagotto Pinheiro e Leonardo Sturion Finalidade: Compartilhar com professores, uma sequência didática para ensinar empreendedorismo no Ensino Médio, alinhada à BNCC, preparando alunos para desafios profissionais e acadêmicos. |
Título: Atividades de modelagem Matemática: Um olhar para a sistematização de conteúdos Data do documento: 27/06/2024 Autoria: Edcléber Carvalho e Emerson Tortola Finalidade: Apresentar a Modelagem Matemática a professores do Ensino Fundamental e fornecer um conjunto de atividades de Modelagem, indicando possibilidades de sistematização de conteúdos matemáticos em atividades com 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. |
Título: Pensando Fora da Caixa: Tarefas Adaptadas para Alunos com Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade Data do documento: 24/06/2024 Autoria: Bruno Vinícius Moreira da Cunha e Jader Otávio Dalto Finalidade: Apresentar informações sobre o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade e orientar professores na elaboração/adaptação de tarefas de matemática que atendam as necessidades dos alunos que apresentam o referido transtorno. |
Título: Oportunidades de aprendizagem profissional acerca do raciocínio Matemático: um relato para formadores de professores que ensinam Matemática Data do documento: 22/05/2024 Autoria: Rosemeire Favaro Lisse Trevisolli, André Luis Trevisan e Anna Flávia Magnoni Vieira Finalidade: Dar suporte para professores, secretarias de Educação ou equipes pedagógicas que atuam com formação continuada de professores que ensinam matemática, para propiciar um ambiente gerador de oportunidades de aprendizagem profissional relativo ao Raciocínio Matemático. |
Título: Atividades de Modelagem Matemática com Análise de Modelos para o Ensino Médio Data do documento: 26/04/2024 Link do produto no RIUT Autoria: Eduardo Cesar Tonin e Adriana Helena Borssoi Finalidade: Compartilhar, por meio de um site, três atividades de Modelagem Matemática que foram implementadas com alunos do Ensino Médio e fornecer orientações para aprimorar a realização da análise dos modelos com a integração da experimentação e recursos digitais. |
Título: Atividades de modelagem matemática com análise de modelos de equações diferenciais ordinárias Data do documento: 19/04/2024 Autoria: Nabila Iasbik Giroti e Adriana Helena Borssoi Finalidade: Disponibilizar material didático para orientar docentes para o desenvolvimento do Pensamento Matemático Avançado dos alunos em atividades de modelagem matemática com análise de modelos clássicos de Equações Diferenciais Ordinárias do Ensino de Engenharia. |
Título: Modelagem matemática e educação steam no 7º ano do ensino fundamental Data do documento: 12/04/2024 Autoria: Tatiane Cristine Pessoa e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: - |
Título: Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Educação Financeira através da Resolução de Problemas Data do documento: 08/04/2024 Autoria: Luana Rafaela Grecco e Andresa Maria Justulin Finalidade: Oferecer aos educadores uma coleção de problemas geradores que permita a formalização de temáticas da Educação Financeira. Os problemas são aplicáveis do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, buscando associar a Educação Financeira à Resolução de Problemas. |
Título: Educação Financeira para a Cooperação Data do documento: 28/03/2024 Autoria: Lucas Gabriel dos Santos Tolomeotti e Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Finalidade: Apresenta a educação financeira, em uma perspectiva marxista. Este produto educacional foi desenvolvido tendo como base a ementa do componente curricular "Educação Financeira para a Cooperação" para as escolas de assentamento e acampamento do PR. |
Título: Explorando o raciocínio criativo do ensino superior: Análise de tarefas no cálculo diferencial e integral de mais de uma variável Data do documento: 15/03/2024 Autoria: Leandra Letícia de Lima, André Luis Trevisan e Rodolfo Eduardo Vertuan Finalidade: Compartilhar conhecimento e práticas inovadoras com professoras de Cálculo, discutir e exemplificar aspectos do raciocínio criativo mobilizados por estudantes a partir de tarefas matemáticas. |
Título: Portfólio de atividades de modelagem matemática um construto para professores de Matemática Data do documento: 01/04/2024 Autoria: Priscila de Castro Barros Greca e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: Apresentar a professores do Ensino Fundamental como desenvolver um portfólio como instrumento de avaliação em atividades de modelagem matemática. As atividades foram desenvolvidas com uma turma de 6º ano mas podem ser adaptadas para os outros anos. |
Título: Uma sequência de ensino de estatística e probabilidades para o ensino fundamental e médio com o uso do bioestat 5.3 Data do documento: 19/12/2023 Autoria: Tábata Suelen Da Silva Capelli e Leonardo Sturion Finalidade: Sequência de atividades que utilize como recurso tecnológico o software Bioestat e a planilha eletrônica no ensino de Estatística e Probabilidade na Educação Básica e no Ensino Médio. |
Título: Tarefas exploratórias para o ensino de potenciação: uma proposta via desenvolvimento do pensamento algébrico Data do documento: 28/11/2023 Autoria: Suiane Priscilla Perez Felicio da Silva, Henrique Rizek Elias e Laís Cristina Viel Gereti Finalidade: Compartilhar uma sequência didática para professores de matemática do Ensino Fundamental, com foco no ensino de potenciação para o 6º ano, através de tarefas exploratórias que desenvolvem o pensamento algébrico dos alunos. |
Título: Modelagem Matemática com alunos do ensino fundamental Data do documento: 20/10/2023 Autoria: Nágela Martins e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: Apresentar um material para os professores do Ensino Fundamental com sugestões de atividades de Modelagem Matemática, bem como de ações que podem auxiliar o aluno a evidenciar a Matemática quando desenvolvem uma atividade de Modelagem Matemática. |
Título: Jogo de tabuleiro: trilha geométrica Data do documento: 23/08/2023 Autoria: Cristiane Coelho Barbosa Domingues e Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Finalidade: Contribuir para a aprendizagem do conteúdo de geometria espacial: sólidos geométricos. |
Título: Jogo da função quadrática: uma contribuição para a aprendizagem de função do segundo grau Data do documento: 23/08/2023 Autoria: Edna Guimarães Duarte e Zenaide De Fátima Dante Correia Rochа Finalidade: Contribuir para a aprendizagem das Funções do 2º grau, além de oportunizar ao estudante o desenvolvimento de sua autonomia no seu processo de aprendizagem |
Título: Sequência de ensino articulando a educação financeira com a estatística Data do documento: 15/08/2023 Autoria: Aline Lopes e Leonardo Sturion Finalidade: Auxiliar o professor no processo de ensino da Educação Financeira articulando com o ensino da Estatística, abordando os conteúdos com informações e atividades que fazem parte do cotidiano dos alunos. |
Título: CARTILHA Avaliação nas Escolas Itinerantes do Paraná Data do documento: 11/08/2023 Autoria: Jader Gustavo de Campos Santos e Linlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Finalidade: Contribuir com os professores das Escolas Itinerantes do Paraná para que, em caráter de formação continuada, possam aprimorar seu trabalho a fim de garantir que a avaliação atenda os preceitos de uma avaliação baseada na formação humana do educando. |
Título: Crônicas e Produtos Educacionais: o saber matemático nos primeiros anos do Ensino Fundamental Data do documento: 03/08/2023 Autoria: Adriana Gentilin Cavalaro e Sérgio de Mello Arruda Finalidade: Apresentar aos leitores uma pequena amostra da vivência docente, assim como fornecer informações sobre materiais facilitadores da aprendizagem matemática. |
Título: Recursos tecnológicos: análise de uma experiência na formação de docentes data do documento: 30/05/2023 Autoria: Miderson Andrei De Souza Santana e Leonardo Sturion Finalidade: Apresentar o uso de ferramentas tecnológicas na educação, evidenciando como futuros professores podem utilizar as ferramentas para ensinar em escolas de educação básica. |
Título: Proposta de sequência didática para o ensino de sistemas lineares Data do documento: 30/05/2023 Autoria: Caio Luiz Escobar dos Santos e Leonardo Sturion Finalidade: Identificar as principais dificuldades encontradas pelos alunos na resolução e interpretação gráfica de equações de sistemas lineares. |
Título: Contando uma história da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira Data do documento: 05/05/2023 Autoria: Bruno Elias Domingues e Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Finalidade: Este livro em quadrinhos foi criado com o intuito de ser um material paradidático para contar a história da Escola Itinerante Valmir Motta de Oliveira, situada em Jacarezinho-PR, em seu percurso de luta por uma Reforma Agrária Popular, junto ao MST. |
Título: Problemoteca: sua biblioteca de problemas Matemáticos Data do documento: 27/04/2023 Autoria: Tamara Cristina Santi Koga e Andresa Maria Justulin Finalidade: Disponibilizar um banco de problemas a ser utilizado como suporte às buscas por problemas para se ensinar Matemática e indicando como sugestão a utilização da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática Através da Resolução de Problemas. |
Título: Desenvolvimento da literacia estatística através da resolução de problemas Data do documento: 17/04/2023 Autoria: Geferson Luiz Montanholi Pimenta e Andresa Maria Justulin Finalidade: Apresentar sugestões de problemas que podem ser desenvolvidos em sala da aula, visando promover a aprendizagem matemática e estatística. |
Título: Componentes da aprendizagem em atividades de modelagem Matemática: onde, como e para quê? Data do documento: 14/04/2023 Autoria: Suzana Lovos Trindade e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: Auxiliar professores de Matemática em sua prática, com a apresentação de atividades de Modelagem Matemática e algumas sugestões de encaminhamentos a fim de evidenciar componentes da aprendizagem. |
Título: Matemática em uma fração de tempo Data do documento: 06/04/2023 Link do produto no RIUT - para alunos Link do produto no RIUT - para professores Autoria: Adriana Ikegame Caldeira e Marcele Tavares Finalidade: Tarefas que foram elaboradas para representar um contexto realístico da cinemática enquanto fenômeno físico a ser explorado por meio da ferramenta matemática. |
Título: Desenvolvendo compreensões sobre os processos de raciocínio matemático: uma proposta de formação para os anos iniciais Data do documento: 31/03/2023 Autoria: Leandro Quirino dos Anjos e Eliane Maria de Oliveira Araman, Finalidade: Propor, em um processo de formação, momentos de análises e reflexões sobre os entendimentos essenciais para o desenvolvimento dos processos de Raciocínio Matemático. |
Título: Resolução de problemas e o raciocínio matemático Data do documento: 31/03/2023 Autoria: Nilva Márcia Dallago Júlio e Eliane Maria de Oliveira Araman Finalidade: Este material tem a finalidade de guiar professores engajados em experienciar desafios ao ensinar Matemática por meio de contraexemplos com o objetivo de desenvolver o raciocínio matemático nas aulas. |
Título: Demandas cognitivas e o ensino de números decimais Data do documento: 30/03/2023 Autoria: Felipe Aparecido Baldim Barros e Andresa Maria Justulin Finalidade: Este material pode ser utilizado para explorar, com os alunos, as demandas cognitivas de problemas com Números Decimais. |
Título: Guia para o desenvolvimento de projetos de modelagem Matemática Data do documento: 30/03/2023 Autoria: Milena Luvison, Jader Otavio Dalto e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: Oferecer aos professores de Matemática do Ensino Médio um guia para auxiliar no desenvolvimento de Projetos de Modelagem Matemática. |
Título: Criatividade, modelagem Matemática e formulação de problemas: orientações para professores do ensino fundamental Data do documento: 27/03/2023 Autoria: Camila Iorio Marton e Rodolfo Eduardo Vertuan Finalidade: Respaldar a utilização da Modelagem Matemática, como alternativa pedagógica, em sala de aula, com foco na manifestação da criatividade em matemática e na formulação de problemas pelos próprios estudantes. |
Título: Tarefas para explorar o pensamento algébrico Data do documento: 23/03/2024 Autoria: Giseli Sanguino e Marcele Tavares Finalidade: Tarefas desenvolvidas com abordagem de ensino da matemática RME (Educação Matemática Realística), como uma forma de entender o mundo, no qual leva-se em conta o saber fazer a matemáticas e construir o seu conhecimento no decorrer do processo de resolução. |
Título: O ensino por investigação para a aprendizagem de operações com matrizes por meio de registros semióticos orientações para o professor Data do documento: 17/03/2023 Autoria: Josiane Aparecida Busquim Mota e Adriana Helena Borssoi Finalidade: Este material, composto de instruções e orientações, objetiva auxiliar em como desenvolver aulas na abordagem do Ensino por Investigação, por meio de tarefas tarefas e explorando os diferentes registros semióticos. |
Título: Área sob a curva, é suficiente para explorar o conceito de integral definida? Data do documento: 16/03/2023 Autoria: Taina Taiza de Araujo e André Luis Trevisan Finalidade: Compartilhar aspectos relacionados às camadas mobilizadas pelos alunos e os movimentos de generalização no processo de estender o conceito de integral definida de uma variável para duas e três variáveis por meio de uma tarefa exploratória. |
Título: Modelagem Matemática divertida nos anos iniciais: algumas brincadeiras Data do documento: 10/03/2023 Autoria: Susane Cristina Pasa Pelaquim e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: Sugerir atividades de modelagem matemática, partindo da temática brinquedos e brincadeiras, para serem desenvolvidas com alunos dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Título: Tarefas exploratórias no cálculo diferencial e integral Data do documento: 03/03/2023 Autoria: Rogério Fabricio Hening, Adriana Helena Borssoi e André Luis Trevisan Finalidade: Apresentar descrição sobre o uso de Tecnologias Digitais, sobre Aprendizagem Colaborativa, bem como sobre tarefas exploratórias no ensino de Matemática. Também há sugestões de aplicabilidade e possíveis resoluções das tarefas. |
Título: Pensamento funcional e modelagem Matemática: sugestões de atividades para os anos finais do ensino fundamental Data do documento: 27/02/2023 Autoria: Gizele Antunes da Luz e Adriana Helena Borssoi Finalidade: Ao associar a Modelagem Matemática ao Pensamento Funcional busca-se possibilitar aos alunos analisar as variações e (co)variações familiarizando-os com o estudo das funções. |
Título: A africanidade presente na Matemática: uma coletânea de atividade Data do documento: 15/02/2023 Autoria: Maria Aparecida dos Santos Fineto e Henrique Rizek Elias Finalidade: Este e-book é uma proposta pedagógica destinada a professores, principalmente de Matemática, com o objetivo de auxiliá-los em sua prática educativa no trabalho com a Educação para as Relações Étnico-Raciais e a Educação Matemática. |
Título: Guia didático – Plataforma Scratch aplicação com o conteúdo de números inteiros Data do documento: 12/12/2022 Autoria: Antônio Carlos Buraneli Gomes e Claudete Cargnin Finalidade: Guia didático da plataforma Scratch: aplicação com o conteúdo de números inteiros. |
Título: Avaliação Diagnóstica para o conteúdo de potenciação no 6º ano do Ensino Fundamental Data do documento: 08/12/2022 Autoria: Susana de Fatima Lopes e Henrique Rizek Elias Finalidade: Apresentar sugestões de tarefas para uma Avaliação Diagnóstica a ser realizada antes de introduzir o conteúdo de Potenciação. |
Título: Tarefas para o desenvolvimento da visualização em Geometria Data do documento: 05/12/2022 Autoria: Melissa Cardoso Furtado Kisner e Claudete Cargnin Finalidade: Disponibilizar tarefas que favorecem a visualização em geometria. |
Título: Curso de formação em modelagem matemática para professores que ensinam Matemática Data do documento: 11/11/2022 Autoria: Mariane Alves Koga Karina e Alessandra Pessoa Da Silva Finalidade: Formação continuada em Modelagem Matemática. |
Título: Contexto realístico e Planilhas Eletrônicas no ensino de Sequência Numérica Mateus Felipes Marcele Tavares Mendes Caderno de tarefas Data do documento: 27/10/2022 Autoria: Mateus Felipes e Marcele Tavares Mendes Finalidade: Propostas de tarefas em contextos realísticos e resolvida com o auxílio de planilhas eletrônicas. |
Título: Tarefas investigativas para a educação financeirа: alguns encaminhamentos Data do documento: 30/09/2022 Autoria: Juliana Aparecida Gonçalves e Karina Alessandra Pessoa da Silva Finalidade: Composto por três Tarefas Investigativas acompanhadas de alguns encaminhamentos empreendidos pelos alunos, sob orientação do professor, considerando a natureza das tarefas bem como o conhecimento dos alunos, pode ser modificado de acordo com o contexto. |
Título: Tarefas de análise da produção escrita para o ensino de equações do 1º grau com uma incógnita Data do documento: 28/09/2022 Autoria: Carolina Bueno Silvestre e Jader Otavio Dalto
|
Título: Sequência didática de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de função Data do documento: 28/09/2022 Autoria: Gustavo José Wurmeister Ferreira e Jader Otavio Dalto Finalidade: Sequência didática de 14 Tarefas de Análise da Produção Escrita (TAPE) para o ensino do conceito de função e aspectos principais da Função Afim. |
Título: Uma sequência de tarefas exploratórias no Geoplano Data do documento: 27/09/2022 Autoria: Rosimeiri da Silva de Morais e Eliane Maria de Oliveira Araman Finalidade: Sequência de tarefas de caráter exploratório relacionada à Geometria Plana. |
Título: Raciocinando sobre medidas Data do documento: 21/09/2022 Autoria: Janete Aparecida de Melo Bellini e Eliane Maria de Oliveira Arama Finalidade: Guia didático elaborado com o objetivo de trazer conhecimento aos professores sobre o raciocínio matemático, explicar como as tarefas exploratórias aliadas às ações dos professores podem contribuir para o desenvolvimento do raciocínio matemático. |
Título: Cartas de escapes de uma escola do campo Data do documento: 12/12/2022 Autoria: Sara Lopes de Sene e a Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Finalidade: Um livro constituído por cartas de uma professora fictícia a múltiplos destinatários, contando sua realidade em uma escola do campo em tempos de pandemia, apresentando como lida com as dificuldades relacionadas ao currículo e os escapes que traça. |
Título: Será que é possível desenvolver o raciocínio matemático em CDI? Reconhecendo processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes de cdi em uma tarefa exploratória Data do documento: 28/06/2022 Autoria: Mariana Vasconcelos Negrini, André Luis Trevisan e Eliane Maria de Oliveira Araman Finalidade: Compartilhar alguns aspectos relacionados aos processos de raciocínio matemático mobilizados por estudantes a partir do trabalho com uma tarefa de natureza exploratória. |
Título: Estudo de funções e o pensamento funcional: desenvolvimento e análise de um produto educacional Data do documento: 10/06/2022 Autoria: João Paulo Correa De Oliveira Junior e Adriana Helena Borssoi Finalidade: Disponibilizar material didático audiovisual de tarefas matemáticas para o desenvolvimento do pensamento funcional para professores ou alunos voltado a conceitos de pré-cálculo. |
Título: Problemas do cotidiano para alunos Data do documento: 19/05/2022 Autoria: Marco André Dantas e Leonado Sturion Finalidade: Produto com oito problemas situações problemas do cotidiano. |
Título: Padlet: uma possibilidade para a construção do conceito de função por meio da resolução de problemas Data do documento: 27/04/2022 Autoria: Nilcilene Pereira dos Santos e Andresa Maria Justulin Finalidade: Propõe-se o uso de problemas geradores que favoreçam aos estudantes a construção de noções básicas do conceito de função, utilizando-se de um ambiente virtual de aprendizagem, o Padlet. |
Título: Decolagem e pouso de um avião: embarque nesse voo com destino a uma aplicação de números complexos Título: Um jogo para representar graficamente operações algébricas com números complexos Data do documento: 27/04/2022 Autoria: Cilio José Volce e Claudete Cargnin Finalidade: Jogo intitulado Trincas Complexas, com uma proposta lúdica, aplicável em contexto real de ensino e elaborado para auxiliar na formação dos conceitos e procedimentos matemáticos dos estudantes sobre o objeto matemático Números Complexos. |
Título: Jogos didáticos: um olhar inclusivo para o ensino de números complexos a autistas Data do documento: 11/04/2022 Autoria: Adriana De Fátima Carniélli e Claudete Cargnin Finalidade: Material com propostas de jogos didáticos envolvendo o conteúdo de números complexos e suas diferentes representações. |
Título: A escolha é sua: algumas orientações e sugestões para a escolha de um livro didático Data do documento: 30/03/2022 Autoria: Fernando Paulino de Cerqueira NettO e Mirian Maria Andrade Goncalez Finalidade: Material destinado a professores para escolha de livro didático, com base na hermenêutica de profundidade, metodologia para análise de formas simbólicas e que vem sendo utilizada por alguns pesquisadores dentro do campo da Educação Matemática. |
Título: Promovendo discussões matemáticas algumas ações do professor em sala de aula Data do documento: 29/03/2022 Autoria: Marcio Alexandre Volpato e André Luis Trevisan Finalidade: Caderno com orientações ao professor sobre a promoção de discussões matemáticas. |
Título: CRIATIVIMAT: Uma proposta para desenvolver a criatividade através da resolução de problemas Data do documento: 04/03/2022 Autoria: Leandro Henrique Gonçalves Minella e Andresa Maria Justulin Finalidade: Material destinado a professores, com finalidade de auxiliar a trabalhar a Resolução de Problemas de modo a explorar a criatividade dos alunos. |
Título: A exploração do pensamento algébrico através da resolução de problemas: um curso de extensão Data do documento: 14/12/2021 Autoria: Ariane Da Silva Landgraf e Andresa Maria Justulin, Finalidade: - |
Título: Registro histórico de uma escola muito engraçada: Escola Rural Água do Mandí Data do documento: 08/12/2021 Autoria: Juliana de Melo e Mirian Maria Andrade Goncalez Finalidade: - |
Título: Atividades de modelagem matemática com potencial para o aprimoramento da cultura digital Data do documento: 03/12/2021 Autoria: Luana Carvalho dos Santos e Adriana Helena Borssoi Finalidade: - |
Título: Caderno de tarefas de análise da produção escrita para o ensino de análise combinatória Data do documento: 24/09/2021 Autoria: Erika Regina Santana da Silva Pereira e Jader Otávio Dalto Finalidade: |
Título: Jornal A Conjectura Data do documento: 23/09/2021 Autoria: Luis Felipe Goncalves Carneiro e Eliane Maria De Oliveira Araman Finalidade: |
Título: PROVA-COM-CONSULTA-AO-CADERNO: UMA POSSIBILIDADE EM PRÁTICAS AVALIATIVAS FORMATIVAS Data do documento: 27/08/2021 Autoria: Renata Graciele Batista Rodrigues e Marcele Tavares Mendes Finalidade: |
Título: Prismas e Pirâmides: Uma sequência didática Data do documento: 26/08/2021 Autoria: Ricardo Almeida dos Santos e Claudete Cargnin Finalidade: |
Título: Introdução à divisão por meio do desenvolvimento dos sete processos mentais básicos”: curso semipresencial a professores que ensinam Matemática Data do documento: 10/08/201 Autor Iracema Sbizera dos Santos Ribeiro e Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Finalidade: |
Título: Desenvolvendo o Conhecimento Matemático para o Ensino de Frações por meio de Tarefas de Aprendizagem Profissional Data do documento: 10/06/2021 Autoria: Silmara Ribeiro Rodrigues e Henrique Rizek Elias Finalidade: |
Título: Uma proposta para diversificar a avaliação da aprendizagem em aulas de Cálculo Diferencial e Integral Data do documento: 09/06/2021 Autoria: Roberta Marcelino de Almeida Alves, André Luis Trevisan e Marcele Tavares Mendes Finalidade: |
Título: Tarefas de Aprendizagem Profissional: a colaboração na construção do conhecimento matemático Data do documento: 20/05/2021 Autoria: Flávia Maria Gonçalves e Henrique Rizek Elias Finalidade: |
Título: Atividades de Modelagem Matemática na Educação Infantil desenvolvendo competências Data do documento: 03/05/2021 Autoria: Mirian Ferreira Rezende e Emerson Tortola Finalidade: |
Título: Estatística divertida: aprender e brincar com a tela do seu celular Data do documento: 16/04/2021 Link do produto no RIUT Autoria: Paulo Jorge Dias Filho e Leonardo Sturion Finalidade: |
Título: Modelagem matemática e experimentação: sugestões ao professor Data do documento: 26/03/2021 Autoria: Robson Aparecido Ramos Rocha Finalidade: |
Título: Explorando a escola: possibilidades de atividades de modelagem matemática nos anos iniciais do ensino fundamental Data do documento: 12/03/2021 Autoria: Andréa Regina Teixeira Nunomura, Karina Alessandra Pessoa da Silva, Magna Natália Marin Pires Finalidade: |
Título: Histórias das minhas Salas de Aula Data do documento: 26/02/2021 Autoria: Leandro Caciolato de Souza Finalidade: |
Título: Contexto Híbrido Avaliativo Data do documento: 02/12/2020 Autoria: Talita Canassa Weber e Marcele Tavares Mendes Descrição: Este produto educacional se constitui como um material de apoio para o professor, em um texto que oportuniza o leitor refletir a sua prática docente, permitindo implementar mais ações formativas e significar as ações somativas por meio de uma articulação dos dois processos avaliativos. |
Título: Modelagem Matemática e Raciocínio Proporcional: orientações para professores da Educação Infantil Data do documento: 13/07/2020 Autoria: Letícia Coutinho e Emerson Tortola Descrição: O objetivo do produto educacional é fornecer um norte para o professor da Educação Infantil que deseja incluir atividades de modelagem matemática em suas práticas e criar condições para seus alunos desenvolver o raciocínio proporcional. Para isso, o material apresenta uma fundamentação teórica sobre modelagem na Educação Matemática, para que os professores a conheçam como uma alternativa para suas práticas em sala de aula e sobre raciocínio proporcional no contexto escolar, para que tenham subsídios para identificar, mobilizar e/ou promover o seu desenvolvimento. Em seguida, descreve cinco atividades que foram desenvolvidas com dezessete alunos de 3 ou 4 anos. |
Título: Criatividade e Modelagem Matemática Data do documento: 25/06/2020 Autoria: Elvis Ricardo Viana e Rodolfo Eduardo Vertuan Descrição: O objetivo deste produto educacional é apresentar a professores de Matemática, especialmente os que utilizam Modelagem Matemática em suas aulas, as contribuições da inserção de estratégias de estímulo do pensamento criativo, de modo consciente e planejado, no desenvolvimento das atividades. O material sugere algumas atividades, que foram desenvolvidas com estudantes de um quinto ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Ortigueira-PR. Durante semanas, os estudantes investigaram situações extra matemáticas por meio da matemática, sob orientação do professor/pesquisador. |
Título: Atividades de modelagem matemática para Licenciatura em Química Data do documento: 29/05/2020 Autoria: Thais Maya Koga e Karina Alessandra Pessoa da Silva Descrição: Este produto educacional tem como finalidade apresentar sugestões de planejamentos de atividades de modelagem matemática cuja temática pode ser desenvolvida com alunos do Ensino Superior na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral de função de uma variável. Essas atividades foram desenvolvidas por estudantes do 2º período do curso de Licenciatura em Química da UTFPR, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral 1, com coleta de dados empíricos e uma articulação com conteúdos do próprio curso. |
Título: Memorial acerca do processo de construção do conceito de avaliar Data do documento: 06/04/2020 Autoria: Claudia Alves Schmidt dos Santos e Marcele Tavares Mendes Descrição: O objetivo deste produto educacional é despertar nos leitores, a partir do relato de uma professora, a necessidade de refletir sobre suas práticas avaliativas, reconhecendo o espaço e o potencial formativo que a avaliação escolar. Trata-se de um texto, em primeira pessoa, com as experiências profissionais de uma professora que necessitou desconstruir um conceito de avaliação e, então, construir uma nova concepção para modificar suas ações pedagógicas. |
Título: O contexto social em uma atividade avaliativa que aborda função do 1º grau: uma proposta Data do documento: 31/03/2020 Autoria: Darlini Ribeiro Marino e Marcele Tavares Mendes Descrição: O produto educacional é uma proposta de tarefas avaliativas elaboradas a partir da reflexão sobre aspectos da Teoria Socioepistemológica e da Avaliação Formativa, com potencial para o ensino e a aprendizagem de matemática, especificamente, de função do 1º grau. Ele foi aplicado em duas turmas do 9º ano do Ensino Fundamental público. Aos alunos foi oportunizado analisarem, refletirem e decidirem a respeito de uma situação cotidiana e compreender os processos utilizados na construção de conhecimentos matemáticos. |
Título: Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: uma proposta de formação continuada Data do documento: 30/03/2020 Autoria: Eliane Sborgi Lovo e Jader Otavio Dalto Descrição: Este material constitui-se como uma proposta para a formação continuada de professores que atuam nos anos iniciais do Ensino Fundamental, abordando a Modelagem Matemática. Tem como objetivo apresentar uma proposta de utilização da Modelagem, enquanto alternativa pedagógica, para professores que atuam nos 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. Essa proposta sugere criar um ambiente de discussão com os professores para o desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática, analisar as experiências dos professores ao desenvolverem e avaliarem as atividades de Modelagem Matemática com seus alunos e refletir sobre a Modelagem Matemática e a avaliação da atividade de Modelagem nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Título: Ensinando “Potenciação e radiciação” através da resolução de problemas: uma metodologia ativa na sala de aula Data do documento: 24/03/2020 Autoria: Marcela Camila Picin de Melo e Andresa Maria Justulin Descrição: O produto educacional constitui-se como um e-book, que contém orientações para o professor de Matemática que enseja trabalhar os temas de potenciação e radiciação fazendo uso da Metodologia de Ensino-Aprendizagem-Avaliação de Matemática através da Resolução de Problemas, e folhas de problemas organizados e disponíveis para impressão fácil, de modo a serem entregues aos alunos. Além disso, traz algumas possibilidades de resolução e resultados obtidos a partir da pesquisa desenvolvida em sala de aula. |
Título: Experimentação nas aulas de matemática Data do documento: 23/03/2020 Autoria: Paulo Henrique Hideki Araki e Karina Alessandra Pessoa da Silva Descrição: Este produto educacional destina-se a professores de Matemática que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio, futuros profissionais e pesquisadores da área. Trata-se de um material que permite ao usuário contemplar sugestões de atividades experimentais investigativas no contexto de aulas de Matemática, utilizando como plano de fundo a realização de atividades de Modelagem Matemática. São sete propostas de atividades experimentais investigativas desenvolvidas em contexto de aulas com Modelagem, bem como algumas propostas de resolução evidenciadas no desenvolvimento dessas atividades por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental. |
Título: Inventário da realidade: Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber; Escola Municipal do Campo Egídio Domingos Brunetto Data do documento: 17/03/2020 Autoria: Whendelly Lorena Leite Alves e Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Descrição: Pretende-se, com o inventário da realidade, disponibilizar para as comunidades das escolas envolvidas (duas escolas do campo, localizadas em assentamentos de reforma agrária, no município de Londrina-PR) um documento que contemple dados importantes tanto para registro de sua história quanto para a utilização da realidade no trabalho pedagógico. O documento apresentado constituiu-se através da participação de trabalhadores das duas escolas, envolvidos em um curso ocorrido no ano de 2018, do qual participaram 15 pessoas, trabalhadores das duas escolas, sendo 12 professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, dois diretores e uma trabalhadora de serviços gerais. |
Título: Vamos modelar? Modelagem Matemática e sala de aula Data do documento: 18/02/2020 Autoria: Raphael Peres Correia dos Santos e Rodolfo Eduardo Vertuan Descrição: Este material visa auxiliar as primeiras experiências de professores, independente do tempo de experiência de magistério, na realização de práticas de Modelagem Matemática na Educação Básica, apresentando atividades e discutindo a Modelagem como possibilidade para a sala de aula. Ele apresenta vários exemplos de atividade de Modelagem Matemática, que podem ser utilizadas por professores em suas aulas. |
Título: Guia para uma atividade interdisciplinar com a temática saneamento básico Data do documento: 19/12/2019 Autoria: Milena Molitor e Claudete Cargnin Descrição: Este produto educacional tem como objetivo orientar professores do Ensino Fundamental no planejamento, elaboração e execução de uma proposta interdisciplinar envolvendo o tema Saneamento Básico. Ele foi elaborado e aplicado em situação real de ensino, em uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental. O material permite, juntamente com pesquisas teóricas sobre o Saneamento Básico, realizar discussões sobre as implicações práticas para a sociedade e serem levadas, pelos alunos, às famílias e à comunidade escolar. |
Título: Coleção: Eu conto, tu contas, nós contamos: histórias sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes Data do documento: 17/12/2019 Autoria: Grasielly dos Santos de Souza e Mirian Maria Andrade Gonçalez Descrição: Trata-se de uma coleção, composta por três livretos que contam uma(s) história(s) da educação rural local da região Norte do Estado do Paraná, especificamente sobre o Grupo Escolar Rural Usina Bandeirantes do município de Bandeirantes - PR. Sua finalidade é ser um documento histórico sobre a educação rural paranaense, registrar a história de uma escola importante para a região por meio de memórias de professores e alunos da escola, potencializando novos conhecimentos para a sociedade. |
Título: Livro interativo de realidade aumentada para o ensino de estatística Data do documento: 14/12/2019 Autoria: Mateus Augusto Ferreira Garcia Domingues e Leonardo Sturion Descrição: O produto educacional se constitui como um livro interativo de realidade aumentada como proposta de ensino de estatística básica, composto por quatro sequências didáticas: a primeira faz uma abordagem do conceito de população e amostra, buscando enfatizar as variáveis quantitativas e variáveis qualitativas; a segunda apresenta um estudo de tabelas e tipos de gráficos; a terceira apresenta a construção de gráficos de setores; e, por fim, a quarta remete ao estudo das tendências centrais (média aritmética, mediana e moda). O objetivo é fazer refletir sobre a ideia da inserção dos aparatos tecnológicos no ambiente de sala de aula. |
Título: Mapas e contornos: caminhos para o ensino de Estatística no RStudio Data do documento: 13/12/2019 Autoria: Meiri das Gracas Cardoso e Leonardo Sturion Descrição: Este manual foi produzido com o intuito de auxiliar o professor do Ensino Fundamental nas aulas de Estatística, abordando o conteúdo de forma diferente do convencional. O objetivo é potencializar o uso do software RStudio na aplicação das atividades que envolvam os conteúdos de Estatística. |
Título: Jogo de tabuleiro: relações e funções trigonométricas Data do documento: 13/12/2019 Autoria: Maristela Pinheiro de Góes Bortolotto e Leonardo Sturion Descrição: Este material destina-se ao professor que está ministrando aulas com os conteúdos de funções e relações trigonométricas. Por meio de dois jogos de tabuleiro, de fácil construção e manuseio com os alunos, eles poderão relembrar e/ou aprender teorias como: relações trigonométricas (seno, cosseno e tangente), transformações de ângulos, gráficos e equação trigonométrica. |
Título: Tarefas matemáticas com tecnologias digitais para os anos iniciais Data do documento: 06/12/2019 Autoria: Camila Garbelini da Silva Ceron e Adriana Borssoi Descrição: O objetivo do produto educacional é compartilhar, principalmente com educadores e futuros educadores, tarefas matemáticas na perspectiva do Ensino Híbrido para os anos iniciais do Ensino Fundamental, orientadas ao desenvolvimento de habilidades sugeridas pela Base Nacional Comum Curricular. O produto educacional se configura como um ambiente virtual de ensino e aprendizagem por meio do Google Classroom, no qual são disponibilizadas as tarefas planejadas, bem como orientações para professores e algumas informações sobre as metodologias e referenciais teóricos utilizados na pesquisa. |
Título: Modelagem Matemática nos anos iniciais: caderno de atividades Data do documento: Autoria: Rafael Montenegro Palma e Rodolfo Eduardo Vertuan Descrição: As atividades formuladas que constituem o produto são sugestões de apoio ao desenvolvimento de atividades de Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental, bem como ferramentas que possibilitam a produção criativa dos discentes. A intenção do produto é de que professores que atuam nesse nível de ensino se encorajem a ensinar matemática por meio de situações investigativas e contextualizadas, como são as apresentadas como sugestão no produto. |
Título: Trilha matemática criptografada: uma proposta para a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau Data do documento: 10/10/2019 Autoria: Solange Mariano da Silva Santos e Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Descrição: O jogo de tabuleiro “Trilha Matemática Criptografada” é um instrumento que foi desenvolvido com o objetivo de contribuir para a aprendizagem das funções polinomiais do 1º e 2º grau, além de enfatizar o desenvolvimento afetivo e emocional, devido ao seu aspecto lúdico, o que auxilia no gosto pelo aprender e pela busca do conhecimento. O jogador pode desenvolver seus conhecimentos do conceito de função polinomial do 1º e 2º grau, com cartas que contêm situações-problema contextualizadas e interpretação de dados em gráficos e tabelas; apresentam-se também perguntas que não exigem um raciocínio mais aprimorado, que são exercícios para aplicação de algoritmos. O conceito de aritmética também pode ser compreendido, por exemplo, pelas operações básicas, que são realizadas nos cálculos. |
Título: Atividades de Modelagem Matemática em Livros Didáticos, é possível? Data do documento: 26/08/2019 Autoria: Victor Hugo dos Santos Gois e Karina Alessandra Pessoa da Silva Descrição: O material se constitui como uma cartilha didática de atividades e é destinado a todos os professores que desejam aprender e desenvolver atividades de Modelagem Matemática em sala de aula e, mais especificamente, a professores do Ensino Médio, pelo enfoque em atividades destinadas a esta etapa de ensino. Ele apresenta atividades que são exemplos do potencial que tarefas presentes em Livros Didáticos de Matemática podem ter para desenvolvê-las enquanto atividades de Modelagem em sala de aula. |
Título: Unidade Didática de Trigonometria para um curso de Aprendizagem Industrial – Mecânico de Usinagem Data do documento: 18/06/2019 Autoria: Lucas Henrique dos Santos e Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Descrição: Este material foi produzido com o intuito de colaborar no ensino contextualizado de trigonometria para alunos do curso de Aprendizagem Industrial – Mecânico de Usinagem. O produto educacional foi pensado e preparado com o objetivo de diminuir a atual distância existente entre as unidades curriculares Matemática Aplicada à Usinagem e Usinagem em Máquinas Convencionais, contextualizando os conhecimentos matemáticos apresentados, associando teoria e prática. |
Título: Folhas de trabalho no GeoGebra em uma abordagem híbrida para o ensino de Integrais Data do documento: 26/04/2019 Autoria: Rodrigo Tavares da Silva e Adriana Helena Borssoi Descrição: O produto educacional tem por finalidade compartilhar um conjunto de tarefas sobre alguns tópicos de Integrais para funções de uma variável real, concebidas para serem propostas na perspectiva do Ensino Híbrido, associadas a applets desenvolvidos pelo pesquisador a partir do GeoGebra. As tarefas são constituídas como Folhas de Trabalhos com o recurso “Grupo” do GeoGebra on-line, o que o constitui um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Os tópicos contemplados nas Folhas de Trabalho são: Teorema Fundamental do Cálculo, Integral por substituição e Integral por partes. |
Título: Caderno de Tarefas de Análise da Produção Escrita para o ensino de Matemática Data do documento: 26/03/2019 Autoria: Iara Souza Doneze e Jader Otavio Dalto Descrição: Este produto educacional tem como objetivo contribuir e promover uma oportunidade de conhecimento ao professor a respeito das Tarefas de Análise da Produção Escrita, a fim de incentivar sua utilização no ambiente de sala de aula e ampliar os conhecimentos sobre possibilidades de ensino. O material apresenta sete Tarefas de Análise da Produção Escrita, das quais cinco foram elaboradas por um grupo de professores que ensinam matemática e graduandos de cursos de Licenciatura em matemática e duas foram elaboradas pelos autores juntamente com outros pesquisadores. |
Título: Investigação Matemática: orientações para o professor Data do documento: 22/03/2019 Autoria: Jessica Concentino e Elaine Cristina Ferruzzi Descrição: Este produto educacional foi elaborado com o propósito de auxiliar professores no trabalho com atividades de Investigação Matemática, a partir de sugestões de alguns roteiros para iniciar o trabalho em sala de aula. O material apresenta orientações ao professor que queira desenvolver em seu trabalho em sala de aula atividades de Investigação Matemática, com encaminhamentos, ações e questionamentos. Para trabalhos iniciais em sala de aula com essa prática pedagógica, são sugeridos alguns roteiros que orientam o desenvolvimento das aulas. |
Título: Memórias da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”: a escola que caminhou com a comunidade do Acampamento Eli Vive Data do documento: 21/03/2019 Autoria: Cintia Aparecida Paiao e Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Descrição: Trata-se de um livro ilustrado desenvolvido com o objetivo de ser um material pedagógico para o trabalho com a história da comunidade Eli Vive, em sua trajetória de luta pela Reforma Agrária Popular, no Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ao contar a história da Escola Itinerante dos tempos de acampamento, o livro trata da ocupação das terras, dos diferentes lugares em que a comunidade esteve, do trabalho coletivo da comunidade ao construir e cuidar da escola, apresenta as educadoras e os educadores que trabalharam nessa escola e que, por sua prática educativa, vinculada ao Movimento, fizeram dessa a história de uma outra escola. Construída a partir das narrativas, a história contada no livro é a sistematização de uma história da Escola Itinerante “Maria Aparecida Rosignol Franciosi”, resultante de sete entrevistadas realizadas. Alguns trechos das narrativas elaboradas com os colaboradores da pesquisa são utilizados na composição da história e dos diálogos. As cenas da história foram desenhadas inspiradas nas memórias e em fotografias. |
Título: Formulando e resolvendo problemas de matemática: uma proposta de trabalho para o ensino fundamental I e II Data do documento: 08/03/2019 Autoria: Viviane Bergamini Fonteque e Rodolfo Eduardo Vertuan Descrição: Apresenta-se um material em que tem o propósito de propor atividades de Formulação de Problemas de Matemática para serem realizadas, principalmente, com alunos do Ensino Fundamental I e II. São apresentadas cinco atividades, sendo que elas foram desenvolvidas com alunos de 4º e 7º anos do Ensino Fundamental, de modo que cada aluno deveria formular e resolver um problema de matemática baseado em seus conhecimentos prévios. |
Título: Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica: algumas possibilidades Data do documento: 08/03/2019 Autoria: Rafael Machado da Silva e Karina Alessandra Pessoa da Silva Descrição: Este produto educacional tem como objetivo orientar professores interessados em desenvolver atividades de Modelagem Matemática com os alunos, vislumbrando uma abordagem crítica, relativa à Educação Matemática Crítica. Para isso, conta com uma parte teórica sobre Modelagem Matemática e Educação Matemática Crítica e sugestão de encaminhamento para três atividades. As atividades de modelagem foram desenvolvidas com alunos em vulnerabilidade social de um projeto de uma organização não governamental, na cidade de Arapongas-PR, levando em consideração aspectos da Educação Matemática Crítica e os temas de interesses deles. |
Título: Atividades para ensinar multiplicação e divisão de polinômios Data do documento: Autoria: Dayane Moara Coutinho e Claudete Cargnin Descrição: Este material foi produzido com o intuito de colaborar no ensino de divisão e multiplicação de polinômios, com atividades que utilizam material manipulável e o software GeoGebra. Na elaboração das tarefas, as autoras se basearam na Teoria de Registro de Representação Semiótica, cujo pressuposto é que os objetos matemáticos são acessíveis apenas por meio de suas representações semióticas, cuja diversidade favorece a aprendizagem matemática. |
Título: Passeios de Euler: tarefas investigativas com o software Scratch Data do documento: 01/03/2019 Autoria: Priscilla Frida Salles Tojeiro e Eliane Maria de Oliveira Araman Descrição: Esse produto educacional tem como objetivo apresentar uma sequência de atividades investigativas que aborda conceitos introdutórios de Topologia por meio do software Scratch. Desta forma, ao realizarem as atividades, os estudantes podem se aproximar dos teoremas desenvolvidos por Euler e que deram origem à Teoria dos Grafos, por meio de tarefas investigativas. As tarefas foram inspiradas no problema das Sete Pontes de Königsberg, elucidado por Leonhard Euler e que deu origem a Teoria dos Grafos. A escolha por este problema em específico se deu por se tratar de um problema interessante, pouco explorado no Ensino Fundamental e que, ao ser adaptado ao contexto infantil, permite que os estudantes vejam a utilização prática de conhecimentos aprendidos em sala de aula como o estudo de vértices e arestas, números pares e ímpares que são conhecimentos previstos como conteúdos a serem ensinados para os anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Título: Tarefas de análise da produção escrita: uma proposta de curso de extensão Data do documento: 25/02/2019 Autoria: Fernando Francisco Pereira e Jader Otavio Dalto Descrição: Este produto educacional tem como objetivo apresentar uma proposta de um curso de formação docente sobre Tarefas de Análise da Produção Escrita em Matemática, sua conceituação, construção e utilização nas aulas de Matemática. A proposta foi elaborada a partir da reestruturação de um curso inicial ofertado a professores que ensinam matemática e alunos da graduação em matemática. |
Título: Contando uma história sobre o Colégio Estadual do Patrimônio Regina Data do documento: 16/02/2019 Autoria: Thais Maiara Bailão e Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Descrição: Este produto educacional tem o intuito de dialogar com professores que vivenciam em suas práticas o sutil limite entre o rural e o urbano, além de apresentar uma história protagonizada pelo colégio Estadual do Patrimônio Regina por uma escola que tem obtido bons resultados em avaliações externas, em nível nacional. A história foi constituída a partir de cinco entrevistas realizadas com fundamentação teórica e metodológica da História Oral. |
Título: Modelagem Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: algumas possibilidades Data do documento: 14/12/2018 Autoria: Joice Caroline Sander Pierobon Gomes e Karina Alessandra Pessoa da Silva Descrição: Este produto educacional se constitui como um caderno de atividades, com o objetivo de orientar professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental a desenvolver atividades de modelagem matemática com os alunos. Para isso, conta com uma parte teórica sobre Modelagem Matemática na Educação Matemática e sugestão de encaminhamento para três atividades. Essas atividades foram desenvolvidas com professoras participantes de um projeto de extensão, que planejaram e encaminharam em suas respectivas turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. |
Título: Na minha casa tem matemática: um caderno de tarefas para o 6º ano do Ensino Fundamental Data do documento: 29/11/2018 Autoria: Cleiton Antonio Marino e Marcele Tavares Mendes Descrição: Apresenta um caderno de tarefas para trabalhar conhecimentos matemáticos da estrutura curricular do 6º ano do Ensino Fundamental, que geralmente em livros didáticos são tratados de modo isolado, a partir de tarefas que envolvam plantas baixas. O produto educacional foi desenvolvido em três ciclos iterativos baseados na Design Research. Cada ciclo envolveu uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental de Escolas Estaduais do Paraná, sendo analisado e refinado após cada aplicação, até a versão publicada. A versão final é composta por treze tarefas matemáticas que, em comum, possuem o contexto de plantas baixas e abordam conhecimentos matemáticos classificados em conteúdos estruturantes distintos. |
Título: Derivada Quiz e Caderno de Questões para o Estudo da Derivada Data do documento: 29/11/2018 Link do produto no RIUT - caderno Link do produto no RIUT - aplicativo Autoria: Adriele Carolini Waideman e Claudete Cargnin Descrição: “Derivada Quiz”, um aplicativo didático para o estudo de derivadas de uma função real de variável real, que compõe o produto educacional I, intitulado “Do papel à tela do celular: um aplicativo para os estudos de derivadas”. Com ele, o aluno tem acesso à teoria sobre o tema bem como a questões de revisão e aprofundamento. As questões foram elaboradas à luz da Teoria de Registro de Representação Semiótica (TRRS), foram testadas e modificadas a partir de uma pesquisa realizada com estudantes de graduação dos cursos de Licenciatura em Matemática e de Engenharia de Produção Agroindustrial, realizada no período de outubro a dezembro de 2017. Após a implementação das melhorias nas questões, criou-se o aplicativo que foi testado com alunos dos dois cursos supracitados, no período de fevereiro a março de 2018. O aplicativo Derivadas Quis (disponível na Play Store) é composto por duas fases, sendo que a primeira delas, chamada de “Questões de Aquecimento”, possibilita a revisão de conceitos gerais envolvendo a derivada de uma função real de variável real; já a segunda fase, intitulada de “Questões de Aprofundamento”, busca trabalhar diferentes conceitos de derivadas, enfocando a representação gráfica, tratamentos e conversões. |
Título: Provas escritas em uma prática de avaliação formativa: uma oportunidade de desenvolvimento profissional Data do documento: 23/11/2028 Autoria: Tiago Ponciano Antunes e Marcele Tavares Mendes Descrição: O produto educacional é um livreto que busca refletir e responder à seguinte questão: como elaborar/reelaborar uma prova escrita possibilita repensar uma prática avaliativa que serve ao processo de aprendizagem? A construção da resposta se deu por meio da elaboração de diferentes formatos de prova escrita, assim como de suas aplicações, correções, análises e reflexões acerca da produção escrita de alunos de diferentes turmas de 6ª ano do Ensino Fundamental em 2017 e 2018 em duas escolas estaduais do Paraná. |
Título: Uma proposta de tarefas com potencial para atribuição de significado em Álgebra Data do documento: 03/09/2018 Autoria: Anna Flavia Magnoni Vieira, André Luis Trevisan e Loreni Aparecida Ferreira Baldini Descrição: Este material apresenta uma proposta de tarefas, no contexto da Álgebra, destinado a professores que atuam nos anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º) e buscam tarefas não rotineiras, diferentes daquelas geralmente encontradas nos livros didáticos. As tarefas que compõem o material são fruto do trabalho desenvolvido em grupo de estudos, no qual participaram professores de Matemática da Educação Básica, uma parceria colaborativa entre a universidade e professores de escolas públicas do município de Rolândia-PR. Juntos, professores participantes, coordenador e mestranda compartilharam suas experiências, analisaram e elaboraram tarefas no contexto da Álgebra, formulando, assim, hipóteses a respeito de dificuldades apresentadas por seus alunos e, por fim, implementá-las em suas turmas de alunos. |
Título: Caderno de tarefas: ideias do Raciocínio Covariacional e suas possibilidades Data do documento: 23/08/2018 Autoria: William Jose Goncalves e André Luis Trevisan Descrição: Neste caderno, são apresentados o conceito atual de funções e, em seguida, o conceito de Raciocínio Covariacional, temática pouco abordada no âmbito da pesquisa em ensino de Cálculo no Brasil. Também, são propostas tarefas com alguns apontamentos e sugestões para sua utilização em sala de aula. |
Título: Tarefas para revisar pré-requisitos e estudar o Teorema de Tales Data do documento: 09/07/2018 Autoria: Maria José Fagundes Barbosa e Claudete Cargnin Descrição: Este produto educacional apresenta uma sequência didática que aborda o Teorema de Tales, contendo tarefas que permitem ao professor inovar e aperfeiçoar as suas ações em sala de aula, utilizando os recursos disponíveis em seu cotidiano escolar e favorecendo a aprendizagem dos alunos em relação ao conteúdo citado. As tarefas propostas encontram-se fundamentadas na Teoria das Situações Didáticas (TSD), que procura compreender as interações que ocorrem entre o professor, o aluno e o saber, presentes na sala de aula, e modelizá-las. |
Título: Um estudo sobre o ensino de Geometria com o uso da FARMA Data do documento: 21/06/2018 Autoria: Fernando Henrique Pereira e Sérgio de Mello Arruda Descrição: Esse produto educacional tem como objetivo explorar as contribuições que a ferramenta FARMA (Ferramenta de Autoria para a Remediação de erros com Mobilidade na Aprendizagem) pode proporcionar ao ensino de Geometria, por meio de construção de Objetos de Aprendizagens (OA). Com a pesquisa, foram desenvolvidos nove OAs, que podem ser reutilizados pelos professores como forma de analisar os erros cometidos no exato momento em que ocorreu. |
Título: Diálogo em sala de aula: interações mediadas pela Investigação Matemática Data do documento: 26/02/2018 Autoria: Juliana Aparecida Alves da Costa e Elaine Cristina Ferruzzi Descrição: Este material é uma sugestão de atividades exploratórias para o ensino de alguns objetos matemáticos por meio da Investigação Matemática. Além de roteiros de atividades, o material apresenta um referencial teórico sobre o papel da Investigação Matemática como prática pedagógica e a qualidade do diálogo na perspectiva da aprendizagem. |
Título: Desmistificando a matemática por meio da estatística Data do documento: 18/12/2017 Autoria: Daiane Aparecida Miliossi Morais Casagrande e Leonardo Sturion Descrição: O produto educacional é composto por seis aulas e atividades. A primeira aula apresenta uma breve explicação do que é estatística; a segunda explora o conceito de classificação de variáveis; a terceira relata a diferença entre população e amostra; a quarta esclarece o que é média; a quinta moda; e, por fim, a sexta remete ao estudo de mediana. |
Título: Análise da Produção Escrita como fio condutor nas aulas de Matemática: propostas e experiências Data do documento: 14/12/2017 Autoria: Milene Aparecida Malaquias Cardoso e Jader Otavio Dalto Descrição: Este material objetiva relatar três experiências com a utilização da Análise da Produção Escrita como fio condutor de uma aula de Matemática na Educação Básica, bem como apresentar uma proposta de trabalho de Progressões Aritméticas na Educação de Jovens e Adultos – Ensino Médio – utilizando a Análise da Produção Escrita. Percebe-se que a natureza das tarefas da proposta fez com que houvesse uma mudança na dinâmica das aulas, deixando os alunos mais curiosos e motivados em respondê-las, colocando-os em posição semelhante à do professor, que deve analisar aquilo que o aluno produziu na resolução de uma tarefa e, neste processo de análise, constrói o conhecimento. |
Título: Formação continuada de professores para o ensino de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio de utilização de lousas digitais interativas Data do documento: 14/12/2017 Autoria: Elaine Eskildssen Melhado e Eliane Maria de Oliveira Araman |
Título: Caderno de tarefas: sequências numéricas como desencadeadoras do ensino de limite: uma proposta em Cálculo Diferencial e Integral 1 Data do documento: 13/12/2017 Autoria: Nélvia Santana Ramos e André Luis Trevisan Descrição: O material apresenta uma sequência de tarefas que se destina a estudantes do Ensino Superior que cursam Cálculo Diferencial e Integral 1. Tem como objetivo desencadear uma discussão sobre limite de funções reais de variável real, partindo do estudo de convergência de sequências numéricas e, desta forma, contribuir na compressão de conceitos que circunscrevem essa temática. Deve ser buscado que os estudantes, ao trabalhar com as tarefas, explorem ideias básicas necessárias à compreensão do conceito de convergência de uma sequência numérica, que será tomado como ponto de partida para definir limites envolvendo uma função de variável real. |
Título: Caderno de propostas para o ensino de matemática do cotidiano em espaços prisionais Data do documento: 12/12/2017 Autoria: Linimar Aguiar Fernandes e Zenaide de Fátima Dante Correia Rocha Descrição: O produto educacional constitui-se como um caderno de proposta de ensino de estatística básica, por meio de um espaço dialógico, para o ensino no sistema prisional. A proposta é apresentar ao aluno tópicos básicos de estatística por meio de textos que conduzam a uma reflexão crítica, sobre sua condição prisional e, também, fora dela. Relacionado à cultura local e a dados estatísticos atualizados do sistema prisional, são introduzidos gradativamente os principais conceitos de estatística, com a pretensão de evitar que o aluno apenas reproduza as definições e exercícios, mas que compreenda e reflita sobre a importância da matéria; não apenas como organização de dados, mas como um reflexo da sua própria condição de vida. O produto foi pensado e preparado para facilitar o acesso ao estudo, ofertando possibilidades de o detento estudar na própria cela, com um material preparado especificamente para as suas condições. Com linguagem simples e contextualizando as especificidades do cotidiano penal, proporciona a aplicação e entendimento do conteúdo, por meio de textos e exemplos pertinentes à cultura prisional. |
Título: O software de programação Scratch na formação inicial do professor de matemática por meio da criação de objetos de aprendizagem Data do documento: 07/12/2017 Autoria: Airan Priscila de Farias Cursi e Marcelo Souza Motta Descrição: Este material traz sugestões para o ensino de Geometria, por meio da utilização do software de programação Scratch. O produto educacional apresenta exemplos e um conjunto de atividades que promovem uma maior familiaridade com o software. |
Título: Uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa para o estudo de Equações Diferenciais Ordinárias Data do documento: 01/12/2017 Autoria: Talita Breschiliare Piffer Freire e Adriana Helena Borssoi Descrição: Apresentam uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS) para o ensino e a aprendizagem dos alunos de um curso de Licenciatura em Matemática referente ao estudo de tópicos de Equações Diferenciais Ordinárias, associando o uso de recursos tecnológicos e atividades de Modelagem Matemática como parte das atividades componentes. |
Título: De professor para professor: escola do campo, e agora? Data do documento: 01/12/2017 Autoria: Larissa Gehrinh Borges e Línlya Natássia Sachs Camerlengo de Barbosa Descrição: Este produto educacional se constitui em um livreto composto por 11 crônicas fictícias, que foram inspiradas na realidade vivenciada durante a pesquisa em uma escola do campo, nas aulas de matemática, na sala dos professores e nas relações que se estabelecem de forma geral. É destinado a professores de matemática e, eventualmente, de outras disciplinas que irão dar aula nas escolas do campo, mas não são do campo. Durante a pesquisa, percebemos que o desenvolvimento de propostas específicas da Educação do Campo esbarra na formação, nas experiências anteriores e na rotina dos professores. O objetivo é, de alguma forma, provocar uma reflexão para que esse professor perceba a importância de conhecer o novo contexto e os sujeitos para os quais irá lecionar. |
Título: Caderno de tarefas: proposta de tarefas para um estudo inicial de derivadas Data do documento: 04/08/2017 Autoria: Maycon Odailson dos Santos da Fonseca e André Luis Trevisan Descrição: Apresenta uma sequência de tarefas que se destina a alunos do Ensino Superior, em especial, aos cursos de Engenharia. O objetivo da sequência de tarefas é que essas oportunizem aos estudantes explorar “ideias básicas” necessárias à compreensão do conceito de derivada, com os seguintes propósitos: analisar e compreender o estudo de funções particulares (sequências); reconhecer o uso de sequências de diferenças em diferentes situações; aplicar o conhecimento de taxa de variação média e instantânea; e identificar a derivada em um ponto. |
Título: Modelagem Matemática no curso técnico de Informática integrado ao Ensino Médio: um trabalho interdisciplinar Data do documento: 03/08/2017 Autoria: Elenice Josefa Kolancko Setti e Rodolfo Eduardo Vertuan Descrição: A partir de pesquisa realizada no âmbito de um primeiro ano do Ensino Médio, de um curso técnico integrado em Informática, este produto – blog de Modelagem – vislumbra socializar as atividades de Modelagem desenvolvidas, bem como seus respectivos relatos, particularidades e refinamentos. Destaca-se o aspecto interdisciplinar, visto que o trabalho com Modelagem Matemática possibilita esta abordagem e pode contribuir com as especificidades do currículo integrado, além de poder proporcionar ao aluno uma visão ampla do papel da Matemática nos contextos extra matemáticos. |
Título: Análise da produção escrita em matemática como estratégia de avaliação: um curso de extensão Data do documento: 30/06/2017 Autoria: Dayani Quero da Silva e Jader Otavio Dalto Descrição: Apresenta a estrutura de um curso de extensão que tem por objetivo oportunizar o contato com a estratégia de avaliação e promover um ambiente interativo de aprendizagem colaborativa, mostrando alguns significados no ato de avaliar e na importância de valorizar o que o aluno registra, levando os participantes a fazerem reflexões acerca da avaliação e da análise da produção escrita. |
Título: Tarefas para educação financeira: uma proposta a luz da Educação Matemática Realística Data do documento: 29/06/2017 Autoria: Daniela Harmuch e Marcele Tavares Mendes Descrição: Material com sugestões de tarefas para uma Educação Financeira, à luz da Educação Matemática Realística. As atividades foram aplicadas a adolescentes em situação de desproteção social em uma instituição filantrópica de Londrina-PR, matriculados entre o 9º ano do Ensino Fundamental e o 3º ano do Ensino Médio. A proposta das tarefas associada à abordagem de ensino da Educação Matemática Realística oportunizou aos alunos um ambiente de aprendizagem no qual puderam refletir e construir bons hábitos econômicos e utilizar as operações matemáticas elementares para tomadas de decisão. |
Título: Afinal, como surgiram as geometrias não Euclidianas? Data do documento: 27/06/2017 Autoria: Lucas Ferreira Gomes e Eliane Maria de Oliveira Araman Descrição: Esse material foi produzido no intuito de permitir aos professores de matemática, alunos e demais interessados no tema uma reflexão sobre as geometrias não euclidianas, bem como responder a algumas questões: O que são as geometrias não euclidianas? Como as geometrias não euclidianas surgiram? No que elas se diferem da geometria euclidiana plana? Entre outros questionamentos. O produto educacional é composto por quatro sequências de tarefas acrescidas de um vídeo didático em cada uma delas. A primeira faz uma abordagem sobre a origem das geometrias não euclidianas; já a segunda tange ao estudo das retas paralelas nas geometrias hiperbólica e elíptica; a terceira diz respeito aos triângulos nas geometrias hiperbólica e elíptica; e, por fim, a quarta remete aos quadriláteros nas geometrias hiperbólica e elíptica. |