Relatório Anual de Atividades
(servidor com afastamento para pós-graduação)
Os servidores que se encontram afastados para pós-graduação stricto sensu ou estágio de pós-doutorado, e também aqueles que já retornaram e ainda não finalizaram o processo de acompanhamento pela DIRPPG, devem, de acordo com o Regulamento da UTFPR, apresentar anualmente um relatório consolidado sobre as atividades desenvolvidas. A entrega deverá ser providenciada pelo próprio servidor, via SEI , até 20 de fevereiro de 2026.
Modelo do relatório / Documento SEI: “Relatório Atividades – Afastamento Pós-Graduação”.
Para facilitar a localização do modelo do relatório no SEI , o servidor deve:
a) Acessar na sua unidade de lotação funcional o processo SEI onde consta a sua Portaria de afastamento;
b) Clicar no ícone “Incluir Documento” (primeiro ícone da esquerda para a direita);
c) Em “Gerar Documento” clicar no símbolo + em verde, que aparece ao lado de “Escolha o Tipo do Documento”;
d) Rolar a lista até encontrar a opção “Relatório Atividades – Afastamento Pós-Graduação”.
O relatório de atividades deve ser inserido no mesmo processo SEI onde consta a Portaria do Reitor que autorizou o afastamento do servidor. Tal processo deve ser enviado para a unidade DIRPPG-CT até 20/02/2026, já com o “ciente” (👍) da chefia imediata no formulário do relatório e no parecer do orientador/supervisor anexado.
Nos casos de afastamento para Mestrado ou Doutorado devem ser inseridos o comprovante de matrícula e o histórico escolar (atualizados).
Também é necessário anexar, em arquivo pdf único, os comprovantes de produção intelectual (primeira página) e de participação em eventos.
OBSERVAÇÕES:
- Caso a dissertação ou tese tenha sido defendida, pode ser anexada cópia da ata de defesa homologada pela Coordenação do Programa (após a entrega da dissertação ou tese revisada), em substituição ao parecer do orientador.
- O parecer do orientador ou supervisor deve ter a forma de carta, atestando o andamento ou a conclusão das atividades previstas, e o período de realização do curso de pós-graduação ou do estágio de pós-doutorado.
- O relatório / avaliação deve abranger todas as atividades de pós-graduação ou estágio de pós-doutorado realizadas no ano de 2025. Por isso é requerida documentação atualizada (status a partir de dez/25), no caso de histórico escolar / declaração de matrícula (para Mestrado e Doutorado), bem como do parecer do orientador de mestrado/doutorado ou do supervisor de estágio de pós-doutorado. Faz sentido antecipar o preenchimento apenas nos casos de defesa de dissertação/tese ou de encerramento de estágio de pós-doutorado em data anterior a dez/25.
- O orientador ou supervisor deve redigir e assinar o parecer no formato de uma carta, em Português, Inglês ou Espanhol. Cartas em outros idiomas devem ser acompanhadas de tradução livre.
- Não existe modelo para o parecer do orientador ou supervisor, pois as situações são diferentes caso a caso. O parecer deve basicamente indicar como está o andamento das atividades de pesquisa (se está de acordo ou não com o cronograma inicial, a previsão atualizada de término, bem como reportar eventuais problemas ou impedimentos).
- Nos casos de afastamento para Mestrado ou Doutorado, não esquecer de anexar a declaração de matrícula e o histórico escolar atualizados (data a partir de dez/25).
- Os documentos devem ser criados (relatório) ou anexados (comprovantes, em pdf) pelo próprio servidor envolvido, exclusivamente no processo SEI que contém o trâmite do afastamento.
Base de Conhecimento SEI : “Pessoal: Afastamento Integral para Pós-Graduação (solicitação, prorrogação, cancelamento, avaliação)”.
No caso de dúvidas favor entrar em contato com a Diretoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
