Home
/
Extensão
/
Modalidades

Modalidades

Publicado 6/13/2023, 4:30:21 PM, última modificação 5/21/2024, 4:37:35 PM

Em harmonia com a Resolução CNE/CES nº 7/2018 (art. 13) e no disposto
no Plano Nacional de Educação (PNE), a universidade adota institucionalmente na formulação das ações:  projetos, programas, cursos, oficinas, eventos e prestação de serviços

PROJETOS: Os projetos são as ações processuais e específicas, com duração determinada de no mínimo 1 (um) ano, de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico que propiciem a relação teoria/prática e envolvam servidores, discentes e a comunidade.

PROGRAMAS: Serão considerados programas de extensão na UTFPR o conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos e apoio tecnológico), de ação continuada de no mínimo 4 (quatro) anos, integrando preferencialmente as ações de extensão, pesquisa e ensino, de caráter orgânico-institucional, voltados a um objetivo comum.

CURSOS: Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial ou a distância, planejada e organizada de modo sistemático, com carga horária mínima de 8 horas e critérios de avaliação definidos. Responde a demandas não atendidas pela atividade regular do ensino formal de graduação ou de pós-graduação e pode estar vinculada a um Programa ou Projeto de Extensão ou ser isolado. É concebido e estruturado para atender ao público externo, podendo ter a participação minoritária de participantes da comunidade da UTFPR.

OFICINAS: Ação pedagógica, de caráter teórico e/ou prático, presencial e/ou remoto, com carga horária inferior a 8 horas.

Oficina é uma metodologia de trabalho que prevê a formação coletiva, prevendo momentos de interação e troca de saberes a partir da uma horizontalidade na construção do saber, tomando como fundamento a relação teoria-prática. (Ander-Egg, apud Omiste 2000).

EVENTOS: Ação que implica na apresentação e/ou exibição pública, livre ou com clientela específica, do conhecimento ou produto cultural, artístico, esportivo, científico e tecnológico desenvolvido, conservado ou reconhecido pela Universidade. (FORPROEX, 2007).

PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS EXTENSIONISTA: Realização do trabalho oferecido pela Instituição de Educação Superior ou contratado por terceiros (comunidade, empresa, órgão público, etc.); a prestação de serviços se caracteriza por intangibilidade, inseparabilidade processo/produto e não resulta na posse de um bem. (FORPROEX, 2007)