O Uso do Lúdico como Ferramenta de Ensino
O programa de extensão tem como objetivo utilizar jogos (de tabuleiro, RPG e escape room) para auxiliar no desenvolvimento de competências, habilidades e atitudes dos alunos e da comunidade externa e atualmente conta com cinco projetos de extensão: "O uso de jogos de tabuleiro como ferramenta de ensino"; "O RPG como forma de lazer e aprendizado"; "O Escape Room como forma de desenvolvimento de habilidades"; "Desenvolvimento de jogos de tabuleiro"; e "Impressão 3D e pintura de miniaturas para jogos de tabuleiro, RPG e Escape Room".
A principal atividade do programa de extensão são os eventos presenciais, que ocorrem mensalmente e de forma gratuita para toda a comunidade. Nesses eventos são ofertados diversos jogos de tabuleiro, sessões de RPG e de Escape Room, além de oficinas, palestras e mesas redondas, sempre que possível.
Outras atividades envolvem atendimentos a escolas, campanhas de média duração de RPG, avaliações de jogos de tabuleiro, produção de materiais digitais, participações em eventos externos, entre outras.
Além disso, o programa conta com uma sala localizada no campus Cornélio Procópio da UTFPR. Nela, todos os jogos do acervo do projeto ficam disponibilizados para que qualquer pessoa possa entrar e jogar.
Ao longo dos anos o programa de extensão vem se destacando no meio e ganhando reconhecimento nacional e até mesmo internacional, já sendo convidado a participar de eventos de grande porte. Destacam-se uma palestra no maior evento de jogos analógicos do mundo, a Internationale Spieltage SPIEL, na cidade de Essen na Alemanha; uma palestra e abertura de mesas de RPG no maior evento da América (e segundo maior do mundo) de jogos analógicos, a Gen Con, na cidade de Indianápolis nos Estados Unidos; participação ativa na organização e realização do 75° Encontro Anual da SPBC que aconteceu na cidade de Curitiba-PR.