Sala +Verde nas Ondas do Rio Iguaçu

Publicado 8/1/2024, 2:29:33 PM, última modificação 8/15/2024, 1:37:34 PM

A equipe da Sala +Verde nas ondas do rio Iguaçu tem como objetivo promover processos educativos socioambientais em escolas públicas e comunidades no Brasil e Angola acerca da temática de Sustentabilidade. As atividades são desenvolvidas em regiões que enfrentam impactos socioambientais resultantes de ações humanas e processos de desertificação. O trabalho busca contribuir para o desenvolvimento de estratégias e ações efetivas, capacitando educadores ambientais e formando lideranças como agentes de mudança em contextos de emergência socioambiental, visando à conservação e sustentabilidade das áreas abordadas, bem como ao bemestar das comunidades locais e a sua manutenção nesses lugares.

A equipe da Sala +Verde nas ondas do rio Iguaçu utiliza a abordagem metodológica da Pesquisa-Ação-Participante que por vezes é denominada como Pessoas que aprendem Participando (PAP), permitindo a participação ativa dos pesquisadores e das comunidades envolvidas no processo de ensino/ pesquisa/ extensão de forma indissociável. A Sala +Verde nas ondas do rio Iguaçu é uma chancela do Ministério do Meio Ambiente que está sendo desenvolvida ao longo de uma década, que busca promover ações sustentáveis em uma comunidade no Brasil.

Em 2019, o projeto foi ampliado para regiões de Angola que enfrentam problemas ocasionados no ambiente semelhantes. Essa iniciativa pretende sensibilizar e capacitar educadores para enfrentar desafios socioambientais e promover práticas sustentáveis nas comunidades envolvidas por meio dessa proposta de cooperação transatlântica entre Brasil, Angola e Portugal. Cabe aqui mencionar que hoje essa equipe coordena o Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental: uma construção transatlântica (GPEAT) que se propõe a dialogar e desenvolver pesquisas entre Brasil, Angola e Portugal. 

Reportar erro