Inovação e Empreendedorismo

Publicado 6/13/2023, 4:30:36 PM, última modificação 2/29/2024, 10:25:59 AM

PROEM

Empresa Júnior

A SprinT – Incubadora de Empresas da Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR é uma iniciativa do Programa de Empreendedorismo e Inovação (PROEM) operada pela Divisão de Empreendedorismo e Inovação (DIEMI) em seus 13 campi, distribuídos pelos municípios de Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Curitiba, Dois Vizinhos, Francisco Beltrão, Guarapuava, Londrina, Medianeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Santa Helena e Toledo.

O principal objetivo da incubadora é apoiar projetos e empresas empreendedoras tecnológicas e inovadoras de base tecnológica em diferentes fases de maturidade, tanto da comunidade interna quanto externa. A incubadora busca conectar o meio acadêmico com o ecossistema de inovação e empreendedorismo regional e nacional, estimulando uma postura empreendedora e promovendo a criação de produtos e serviços inovadores.

A incubadora possui dois níveis de maturidade para o processo de incubação. O primeiro nível é destinado a projetos e empresas inovadoras de base tecnológica que são selecionados por meio de edital de seleção e chamada pública. Esse nível tem como objetivo fornecer apoio para a criação e viabilização do empreendimento, sendo conhecido como “projeto incubado”.

O segundo nível é destinado a empreendimentos que já passaram pela fase inicial e buscam apoio para sua consolidação como empresa inovadora de base tecnológica. Essas empresas são selecionadas por meio de edital de seleção e chamada pública e são denominadas “empresa incubada”, conforme Regulamento para Funcionamento da Incubadora da UTFPR (RESOLUÇÃO COEMP/UTFPR Nº 11, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2023).

Durante todo o processo de incubação, as empresas incubadas são monitoradas e avaliadas periodicamente em relação à gestão, tecnologia, mercado, capital e empreendedorismo, por meio de um instrumento próprio de avaliação. A incubadora visa fornecer o suporte necessário para o sucesso desses empreendimentos, fortalecendo a economia local e nacional por meio da inovação e empreendedorismo.

A incubadora de inovações proporciona às empresas uma infraestrutura completa para o desenvolvimento de seus projetos. Além disso, os empreendedores também podem utilizar os laboratórios da instituição para o aperfeiçoamento de seus produtos. Outra grande oportunidade é a oferta de mentorias e cursos de capacitação voltados para o crescimento das empresas, tudo isso ofertado pela incubadora conforme as demandas de cada empresa.

Certamente temos oportunidades para você no nosso processo de incubação, totalmente alinhado com o ecossistema regional de inovação, que trabalha em rede com todo o sistema UTFPR. Contamos com mais de 1000 laboratórios de pesquisa distribuídos em 13 campi no estado do Paraná.

A SprinT tem sede nos 13 campi da universidade, sendo que cada uma tem sua página com as informações sobre os editais de seleção para ingresso de novos com as informações sobre os editais de seleção para ingresso de novos com as informações sobre os editais de seleção para ingresso de novos empreendimentos e dados sobre as empresas incubadas.

Rede de Incubadoras UTFPR

Reportar erro