Home
/
Internacional
/
Mobilidade
/
Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G)

Publicado 9/11/2017, 2:12:12 PM, última modificação 9/14/2017, 11:34:42 AM

O que é?

Por meio do PEC-G, a UTFPR recebe cidadãos de países em desenvolvimento para realização de um curso de graduação completo.

Quem pode participar?

O PEC-G é voltado a estudantes estrangeiros de 18 a, preferencialmente, 23 anos, que tenham nascido e residam em um dos países participantes do programa, tenham concluído ou estejam em processo de conclusão do ensino médio e não sejam portadores de visto permanente ou temporário para o Brasil. O processo de seleção também exige que o candidato possua um responsável financeiro que custeie as despesas do estudante no Brasil durante o curso; e que apresente o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras), o qual pode ser obtido fora do Brasil ou após a conclusão de curso de Português para Estrangeiros em uma IES brasileira credenciada.

Como funciona?

Anualmente, a UTFPR indica ao Ministério da Educação (MEC) quantas vagas serão ofertadas e em quais cursos. O MEC lança o edital de seleção e os interessados se inscrevem nas missões diplomáticas brasileiras ou repartições consulares, respeitando as datas definidas no edital. As missões diplomáticas realizam uma pré-seleção e encaminham a relação dos candidatos ao Ministério de Relações Exteriores (MRE), que realiza a seleção final em conjunto com o MEC. O resultado é encaminhado às universidades para providências de recepção e matrícula dos alunos.

Há bolsas disponíveis?

Estudantes que ingressaram na UTFPR por meio do PEC-G podem se candidatar a dois tipos de bolsas: a do Projeto Milton Santos de Acesso ao Ensino Superior (Promisaes), que dispõe de recursos do MEC, e a Bolsa Mérito, que dispõe de recursos do MRE. A seleção do Promisaes é feita anualmente pela própria UTFPR, enquanto a seleção para a Bolsa Mérito é feita semestralmente pelo MRE.