Internacional
/
Notícias
/
Divulgação: JICA oferece bolsas para cursos do Programa de Treinamento para Comunidade Nikkei

Divulgação: JICA oferece bolsas para cursos do Programa de Treinamento para Comunidade Nikkei

Publicado 10/13/2022, 3:47:46 PM, última modificação 10/13/2022, 3:47:55 PM
Programa oferece bolsas para a comunidade de imigrantes japoneses de 12 países da América Latina, incluindo o Brasil.

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA) está com inscrições abertas para o Programa de Treinamento para Comunidade Nikkei para o ano de 2023. Os interessados podem se inscrever até o dia 1º de novembro de 2022 para os cursos do 1º semestre de 2023. As inscrições para os cursos do 2º semestre de 2023 começam em 23 de janeiro. O programa contempla várias áreas do conhecimento, como engenharia elétrica e telecomunicação, ensino da língua japonesa, bem-estar social, medicina, agricultura, entre outros.

O programa de recebimento de bolsistas imigrantes existe desde 1971, oferecendo treinamentos com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da comunidade Nikkei e para a construção dos países de destino da imigração japonesa, considerando que atualmente a população Nikkei na América Latina ultrapassa 2,13 milhões de pessoas. Após participarem, os bolsistas se destacam em seus países de origem, tornando-se um parceiro do Japão.

São ofertados cursos de curta e longa duração, e também cursos em grupos de seis pessoas ou cursos individuais. Para ser contemplado com a bolsa, é necessário seguir alguns requisitos do edital, como ter mais de 21 anos, ter nível médio de escolaridade, ter conhecimento de língua japonesa ou inglesa, entre outros.

A lista completa de cursos, formulário de inscrição e demais informações estão disponíveis no site da JICA (https://www.jica.go.jp/brazil/portuguese/office/activities/nikkeis01_01_01.html).