Cidanania
Buscando a conscientização sobre a importância do trabalho realizado pelos mesários, o Câmpus Apucarana firmou, no último dia 16 de março, um convênio com a Justiça Eleitoral de Apucarana, com o objetivo de incentivar a participação da comunidade acadêmica (servidores e alunos) nesse processo, de forma espontânea, nas Eleições Gerais de 2018.
Dentre os benefícios da participação no Programa Mesário Voluntário para os servidores, está o previsto no artigo 98 da Lei nº 9.504/97:
"Art. 98. Os eleitores nomeados para compor as Mesas Receptoras ou Juntas Eleitorais e os requisitados para auxiliar seus trabalhos serão dispensados do serviço, mediante declaração expedida pela Justiça Eleitoral, sem prejuízo do salário, vencimento ou qualquer outra vantagem, pelo dobro dos dias de convocação".
Quanto aos estudantes (eleitores dos municípios de Apucarana, Cambira e Novo Itacolomi) que trabalharem como mesários nas eleições deste ano, a Justiça Eleitoral irá fornecer Certificado de Atividades Extracurriculares, sendo as horas distribuídas da seguinte forma:
• Pela participação no Curso de Formação de Mesários: 05 (cinco) horas;
• Pela composição da mesa receptora de votos no 1º Turno: 15 (quinze) horas;
• Pela composição da mesa receptora de votos no 2º Turno: 15 (quinze) horas.
Aqueles interessados em participar do programa, devem preencher o formulário de cadastramento de mesário voluntário disponível no site: http://www.tre-pr.jus.br/eleitor/mesario-voluntario ou entrar em contato com a 28ª Zona Eleitoral de Apucarana pelo telefone (43) 3423-2940 ou por e-mail zona028@tre-pr.jus.br.