Home
/
Notícias
/
Apucarana
/
Ventilador Pulmonar de baixo custo

Ventilador Pulmonar de baixo custo

Publicado 6/3/2020, 10:00:50 AM, última modificação 6/3/2020, 11:11:56 AM
Equipe de pesquisadores, envolvendo professores do Câmpus Apucarana da UTFPR, desenvolve ventilador pulmonar de baixo custo

Uma equipe de pesquisadores,  envolvendo professores do Câmpus Apucarana da UTFPR, desenvolveram um ventilador pulmonar de baixo custo.

O projeto nasceu com a intenção de produzir um sensor de fluxo, item essencial para ventilação mecânica, e transformou-se no próprio ventilador pulmonar, atendendo as necessidades de combate à COVID-19.

Embora muitas soluções de respiradores de baixo custo têm sido apresentadas pela mídia, ressalta-se que estes apenas controlam a pressão e tal limitação no modo de operação é um fator crucial sobre o custo do equipamento e os resultados clínicos.

Dada a demanda de atendimento às normas técnicas (requisitos da ANVISA, normas ABNT e nota técnica da Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB) o projeto apresenta este diferencial de controlar pressão e o volume do ar inspirado. Para que a missão inicial seja completa, o grupo precisa do apoio da sociedade para que o projeto siga os trâmites para registro na ANVISA e após serão realizadas doações aos hospitais que atendam aos critérios de vulnerabilidade socioeconômica e alta probabilidade de transmissão sustentada do coronavírus.

Informações técnicas e sobre o andamento do projeto encontram-se