Home
/
Notícias
/
Campo Mourão
/
Estudante da UTFPR apresenta proposta de ferramenta interativa na XXV ERAD/RS

Estudante da UTFPR apresenta proposta de ferramenta interativa na XXV ERAD/RS

Publicado 4/24/2025, 2:51:43 PM, última modificação 4/25/2025, 2:06:09 PM
Ferramenta apresentada em evento regional busca tornar o aprendizado de arquitetura de computadores mais acessível com recursos visuais e interativos

O estudante Christofer Rodrigues, do curso de Ciência da Computação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Campus Campo Mourão , participou da XXV Escola Regional de Alto Desempenho da Região Sul (ERAD/RS 2025), realizada entre os dias 23 e 25 de abril no Itaipu Parquetec, em Foz do Iguaçu/PR. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e, neste ano, celebrou seus 25 anos de história reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais da área de computação de alto desempenho da Região Sul do Brasil.

Durante o evento, Christofer apresentou o trabalho Aperture – Computer Architecture Made Visual, desenvolvido sob orientação dos professores Dr. Rogério Aparecido Gonçalves e Dr. João Fabrício Filho, ambos do Departamento Acadêmico de Computação (DACOM). A proposta consiste na criação de um recurso educacional aberto (REA) voltado ao ensino de circuitos digitais e arquitetura de computadores, com foco na visualização e interatividade. O material permite que professores e estudantes explorem, de forma dinâmica, o funcionamento de componentes clássicos da arquitetura computacional, contribuindo para a compreensão de conceitos que geralmente são apresentados de forma abstrata em sala de aula.

O projeto oferece desde circuitos simples, como somadores e memórias, até a simulação de um processador MIPS com pipeline de cinco estágios, seguindo as especificações do livro de Patterson e Hennessy. A ferramenta foi pensada tanto para complementar as explicações de docentes, quanto para incentivar atividades práticas com os alunos, permitindo que eles interajam com os circuitos e desenvolvam intuições mais sólidas sobre seu funcionamento.

A iniciativa reforça o papel da UTFPR no desenvolvimento de soluções educacionais inovadoras e destaca a relevância da pesquisa aplicada no processo de formação acadêmica. A participação de Christofer na ERAD/RS evidencia o engajamento dos estudantes do campus Campo Mourão com a melhoria do ensino em computação.

Reportar erro